A ENGENHARIA SEMIÓTICA DE LINGUAGENS DE INTERFACES MULTI-USUÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAQUEL OLIVEIRA PRATES
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1813@1
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Resumo: Atualmente, designers de interfaces multi-usuário contam com o apoio de diretrizes, frame-works, modelos de descrição e toolkits durante o desenvolvimento destas. Toolkits dão suporte à construção da interface, enquanto diretrizes e frameworks levantam questões a serem consideradas durante a sua definição. Os modelos, por sua vez, permitem a descrição dos modelos conceituais do grupo a serem representados nesta interface, ou parte deles. No entanto, nenhum destes fornece ao projetista um ambiente que lhe permita planejar e definir sua interface. Adotamos neste trabalho a abordagem da Engenharia Semiótica, na qual a interface é vista como uma mensagem unilateral sendo enviada pelo projetista aos usuários. Esta mensagem é considerada um artefato de meta-comunicação, uma vez que ela mesma é capaz de trocar mensagens com o usuário. Em um ambiente multi-usuário ela é também um artefato de mediação de comunicação, já que serve de medium para os usuários se comunicarem entre si. Esta abordagem enfatiza a expressão do designer e cria a necessidade de se desenvolver instrumentos de apoio a esta expressão. Neste trabalho buscamos dar apoio ao designer de interfaces multi- usuário, dentro do quadro teórico da Engenharia Semiótica. Assim, apresentamos um modelo abstrato de meta-comunicação que serve de base para o desenvolvimento de instrumentos de apoio à descrição de interfaces multi-usuários. Este modelo propõe que se ofereça ao projetista, não apenas uma forma de descrever sua mensagem, mas também indicadores qualitativos sobre esta descrição. A partir deste modelo, criamos um modelo de arquitetura de suporte ao design de interfaces multi-usuário. Este modelo dá suporte a projetistas fazendo o design de interfaces de forma top-down. Assim, este trabalho é o primeiro passo na direção de um ambiente de suporte ao design de interfaces multi-usuário com qualidade.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA ENGENHARIA SEMIÓTICA DE LINGUAGENS DE INTERFACES MULTI-USUÁRIO LA INGENIERÍA SEMIÓTICA DE LENGUAJES DE INTERFACES MULTI-USUARIO SEMIOTIC ENGINEERING OF MULTIUSER INTERFACES 1998-10-09CLARISSE SIECKENIUS DE SOUZA55022367734lattes.cnpq.br/4031565135568125CLARISSE SIECKENIUS DE SOUZACARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENACARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENAHUGO FUKSANA CRISTINA BICHARRA DA SILVA71549641620RAQUEL OLIVEIRA PRATESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM INFORMÁTICAPUC-RioBRAtualmente, designers de interfaces multi-usuário contam com o apoio de diretrizes, frame-works, modelos de descrição e toolkits durante o desenvolvimento destas. Toolkits dão suporte à construção da interface, enquanto diretrizes e frameworks levantam questões a serem consideradas durante a sua definição. Os modelos, por sua vez, permitem a descrição dos modelos conceituais do grupo a serem representados nesta interface, ou parte deles. No entanto, nenhum destes fornece ao projetista um ambiente que lhe permita planejar e definir sua interface. Adotamos neste trabalho a abordagem da Engenharia Semiótica, na qual a interface é vista como uma mensagem unilateral sendo enviada pelo projetista aos usuários. Esta mensagem é considerada um artefato de meta-comunicação, uma vez que ela mesma é capaz de trocar mensagens com o usuário. Em um ambiente multi-usuário ela é também um artefato de mediação de comunicação, já que serve de medium para os usuários se comunicarem entre si. Esta abordagem enfatiza a expressão do designer e cria a necessidade de se desenvolver instrumentos de apoio a esta expressão. Neste trabalho buscamos dar apoio ao designer de interfaces multi- usuário, dentro do quadro teórico da Engenharia Semiótica. Assim, apresentamos um modelo abstrato de meta-comunicação que serve de base para o desenvolvimento de instrumentos de apoio à descrição de interfaces multi-usuários. Este modelo propõe que se ofereça ao projetista, não apenas uma forma de descrever sua mensagem, mas também indicadores qualitativos sobre esta descrição. A partir deste modelo, criamos um modelo de arquitetura de suporte ao design de interfaces multi-usuário. Este modelo dá suporte a projetistas fazendo o design de interfaces de forma top-down. Assim, este trabalho é o primeiro passo na direção de um ambiente de suporte ao design de interfaces multi-usuário com qualidade. Nowadays there are guidelines, frameworks, models and toolkits that support the devel-opment of multi-user interfaces. Toolkits assist designers in buiding the interface, whereas guidelines and frameworks direct the designer towards issues to be considered during interface design. Models, on their turn, allow for the description of the conceptual model of the group (or part of it) to be represented in the interface. Nevertheless, none of these provide the designer with an environment in which to plan and define the system`s interface. We take a Semiotic Engineering approach, in which the interface is perceived as a one-shot message being sent from the designer to the users. In particular, interfaces can be viewed as meta- communication artifacts, since they can also exchange messages with the users. Further-more, in multi-user environments, they are also communication embedding artifacts, since they allow for the communication among users. This approach focuses on the expression of the designer and requires the development of means to support this expression. In this work, we intend to provide support to multi-user interface designers, in a Semiotic Engineering framework. In order to meet our goal, we developed a meta-communication model from which models and techniques to support the development of multi-user interfaces can be developed. The meta-communication model proposes that designers should be provided not only with means to describe their messages, but also some qualitative indications on their description. Based on this model, we developed a model of an architecture to support the design of multi-user interfaces. This model assists designers that develop multi-user interfaces top-down. Therefore, this work is the first step in the direction of an environment to support the design of multi-user interfaces with quality.Actualmente, los dieños de interfaces multi-usuario cuentan, durante su desarrollo,con el apoyo de directrizes, frame-works, modelos de descripción y toolkits. Los Toolkits dan soporte a la construcción de la interfaz, mientras que las directrizes y los frameworks levantan cuestiones que deben ser consideradas durante su definición. Los modelos permiten la descripción de los modelos conceptuales del grupo que serán representados en esta interfaz, o parte de ellos. Sin embargo, ninguno de ellos brinda al proyectista un ambiente que le permita planear y definir su interfaz. En este trabajo adoptamos el abordaje de la Ingeniería Semiótica, en la cual se ve la interfaz como un mensaje unilateral enviado por el proyectista a los usuarios. Este mensaje se considera un artefacto de meta-comunicación, una vez que él mismo es capaz de intercambiar mensajes con el usuario. En un ambiente multi-usuario el mensaje constituye también un artefacto de mediación en la comunicación, ya que sirve de medium para que los usuarios se comunicaren entre sí. Este abordaje enfatiza la expresión del diseñador y crea la necesidad de desarrollar instrumentos de apoyo a esta expresión. En este trabajo buscamos dar apoyo al designer de interfaces multi- usuario, dentro del cuadro teórico de la Ingeniería Semiótica. Así, presentamos un modelo abstracto de meta-comunicación que sirve de base para el desarrollo de instrumentos de apoyo a la descripción de interfaces multi-usuarios. Este modelo propone que se ofrezca al proyectista, no apenas una forma de describir su mensaje, sino también indicadores cualitativos sobre esta descripción. A partir de este modelo, creamos un modelo de arquitectura de soporte al diseño de interfaces multi-usuario. Este modelo dá soporte a proyectistas realizando el diseño de interfaces de forma top-down. Así, este trabajo es el primer paso en la dirección de un ambiente de soporte al diseño de interfaces multi-usuario con calidad.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1813@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1813@2https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1813@4porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:33:54Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:1813Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-05T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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