[pt] O DESIGN DE CARTAZES NO CINEMA MARGINAL E NA PORNOCHANCHADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SIMONE ALBERTINO DA SILVA
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12359&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12359&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12359
Resumo: [pt] A dissertação O design de cartazes no Cinema Marginal e na Pornochanchada tem como objetivo compreender de que forma os cartazes de cinema pertencentes a esses gêneros, no recorte histórico definido entre 1968 e 1973, possuiriam, através de suas características gráficas, marcas do momento histórico em que foram produzidos. Para tanto, as peças selecionadas são analisadas principalmente a partir da perspectiva simbólica, o que torna possível perceber que a singularidade do cartaz cinematográfico não se encontra apenas em suas escolhas gráficas, mas também na relação do espectador com essa peça de comunicação, permanentemente ligada ao imaginário do próprio cinema, às relações sociais e à memória afetiva dos indivíduos. No desenvolvimento desta pesquisa é apresentado um levantamento do contexto sociocultural e político da época, assim como uma reflexão que, partindo da observação empírica do objeto de estudo, das diferentes estéticas e da narrativa particular de cada gênero cinematográfico, mais os diferentes modos de produção dos cartazes, tenta compreender a importância dos cartazes de cinema para a história social e para o desenvolvimento do design gráfico no Brasil e procura identificar algumas formas de influência do ambiente histórico sobre o desenvolvimento do design gráfico e o que poderia determinar o cartaz cinematográfico como peça gráfica capaz de ir além da comunicação comercial.
id PUC_RIO-1_381c5e29cd8feaccfaf680d35acb6465
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:12359
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] O DESIGN DE CARTAZES NO CINEMA MARGINAL E NA PORNOCHANCHADA [en] THE POSTER DESIGN IN CINEMA MARGINAL AND PORNOCHANCHADA [pt] CINEMA BRASILEIRO[pt] CARTAZ[pt] DESIGN GRAFICO[en] BRAZILIAN CINEMA[en] POSTER[en] GRAPHIC DESIGN[pt] A dissertação O design de cartazes no Cinema Marginal e na Pornochanchada tem como objetivo compreender de que forma os cartazes de cinema pertencentes a esses gêneros, no recorte histórico definido entre 1968 e 1973, possuiriam, através de suas características gráficas, marcas do momento histórico em que foram produzidos. Para tanto, as peças selecionadas são analisadas principalmente a partir da perspectiva simbólica, o que torna possível perceber que a singularidade do cartaz cinematográfico não se encontra apenas em suas escolhas gráficas, mas também na relação do espectador com essa peça de comunicação, permanentemente ligada ao imaginário do próprio cinema, às relações sociais e à memória afetiva dos indivíduos. No desenvolvimento desta pesquisa é apresentado um levantamento do contexto sociocultural e político da época, assim como uma reflexão que, partindo da observação empírica do objeto de estudo, das diferentes estéticas e da narrativa particular de cada gênero cinematográfico, mais os diferentes modos de produção dos cartazes, tenta compreender a importância dos cartazes de cinema para a história social e para o desenvolvimento do design gráfico no Brasil e procura identificar algumas formas de influência do ambiente histórico sobre o desenvolvimento do design gráfico e o que poderia determinar o cartaz cinematográfico como peça gráfica capaz de ir além da comunicação comercial.[en] The dissertation Poster design in Cinema Marginal and Pornochanchada aims at understanding the way the movie posters from these films genres, in the era between 1968 and 1973, convey, in their graphic characteristics, marks from the historical moment in which they were produced. To achieve this, the selected pieces are analysed from a mainly symbolic perspective, which makes possible for us to perceive that the singularity of the movie poster is not only found in its choices of graphical design, but also in the relationship that is permanently, linked to cinema`s own social imaginary, to social relationships, and to individual affective memory. During the course of this in investigation, an overview of the social, political and cultural contexts of the era is presented, and also an analysis that, from the empirical observation of the movie posters in question, the comparison of different aesthetics and particular narratives to each film genre, and also taking into consideration the different methods of production of the movie poster itself, tries to understand the importance of the movie poster for Brazilian social history, and national development of graphic design, while also identifying the influence of historical context on the development of graphic design, and what could turn the movie poster into a device that can go beyond its original function of commercial communication.MAXWELLALBERTO CIPINIUKSIMONE ALBERTINO DA SILVA2008-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12359&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12359&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12359porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-06T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:12359Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-09-06T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] O DESIGN DE CARTAZES NO CINEMA MARGINAL E NA PORNOCHANCHADA
[en] THE POSTER DESIGN IN CINEMA MARGINAL AND PORNOCHANCHADA
title [pt] O DESIGN DE CARTAZES NO CINEMA MARGINAL E NA PORNOCHANCHADA
spellingShingle [pt] O DESIGN DE CARTAZES NO CINEMA MARGINAL E NA PORNOCHANCHADA
SIMONE ALBERTINO DA SILVA
[pt] CINEMA BRASILEIRO
[pt] CARTAZ
[pt] DESIGN GRAFICO
[en] BRAZILIAN CINEMA
[en] POSTER
[en] GRAPHIC DESIGN
title_short [pt] O DESIGN DE CARTAZES NO CINEMA MARGINAL E NA PORNOCHANCHADA
title_full [pt] O DESIGN DE CARTAZES NO CINEMA MARGINAL E NA PORNOCHANCHADA
title_fullStr [pt] O DESIGN DE CARTAZES NO CINEMA MARGINAL E NA PORNOCHANCHADA
title_full_unstemmed [pt] O DESIGN DE CARTAZES NO CINEMA MARGINAL E NA PORNOCHANCHADA
title_sort [pt] O DESIGN DE CARTAZES NO CINEMA MARGINAL E NA PORNOCHANCHADA
author SIMONE ALBERTINO DA SILVA
author_facet SIMONE ALBERTINO DA SILVA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALBERTO CIPINIUK
dc.contributor.author.fl_str_mv SIMONE ALBERTINO DA SILVA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] CINEMA BRASILEIRO
[pt] CARTAZ
[pt] DESIGN GRAFICO
[en] BRAZILIAN CINEMA
[en] POSTER
[en] GRAPHIC DESIGN
topic [pt] CINEMA BRASILEIRO
[pt] CARTAZ
[pt] DESIGN GRAFICO
[en] BRAZILIAN CINEMA
[en] POSTER
[en] GRAPHIC DESIGN
description [pt] A dissertação O design de cartazes no Cinema Marginal e na Pornochanchada tem como objetivo compreender de que forma os cartazes de cinema pertencentes a esses gêneros, no recorte histórico definido entre 1968 e 1973, possuiriam, através de suas características gráficas, marcas do momento histórico em que foram produzidos. Para tanto, as peças selecionadas são analisadas principalmente a partir da perspectiva simbólica, o que torna possível perceber que a singularidade do cartaz cinematográfico não se encontra apenas em suas escolhas gráficas, mas também na relação do espectador com essa peça de comunicação, permanentemente ligada ao imaginário do próprio cinema, às relações sociais e à memória afetiva dos indivíduos. No desenvolvimento desta pesquisa é apresentado um levantamento do contexto sociocultural e político da época, assim como uma reflexão que, partindo da observação empírica do objeto de estudo, das diferentes estéticas e da narrativa particular de cada gênero cinematográfico, mais os diferentes modos de produção dos cartazes, tenta compreender a importância dos cartazes de cinema para a história social e para o desenvolvimento do design gráfico no Brasil e procura identificar algumas formas de influência do ambiente histórico sobre o desenvolvimento do design gráfico e o que poderia determinar o cartaz cinematográfico como peça gráfica capaz de ir além da comunicação comercial.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12359&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12359&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12359
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12359&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12359&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817789446483869696