[pt] O DESIGN DE CARTAZES NO CINEMA MARGINAL E NA PORNOCHANCHADA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12359&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12359&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12359 |
Resumo: | [pt] A dissertação O design de cartazes no Cinema Marginal e na Pornochanchada tem como objetivo compreender de que forma os cartazes de cinema pertencentes a esses gêneros, no recorte histórico definido entre 1968 e 1973, possuiriam, através de suas características gráficas, marcas do momento histórico em que foram produzidos. Para tanto, as peças selecionadas são analisadas principalmente a partir da perspectiva simbólica, o que torna possível perceber que a singularidade do cartaz cinematográfico não se encontra apenas em suas escolhas gráficas, mas também na relação do espectador com essa peça de comunicação, permanentemente ligada ao imaginário do próprio cinema, às relações sociais e à memória afetiva dos indivíduos. No desenvolvimento desta pesquisa é apresentado um levantamento do contexto sociocultural e político da época, assim como uma reflexão que, partindo da observação empírica do objeto de estudo, das diferentes estéticas e da narrativa particular de cada gênero cinematográfico, mais os diferentes modos de produção dos cartazes, tenta compreender a importância dos cartazes de cinema para a história social e para o desenvolvimento do design gráfico no Brasil e procura identificar algumas formas de influência do ambiente histórico sobre o desenvolvimento do design gráfico e o que poderia determinar o cartaz cinematográfico como peça gráfica capaz de ir além da comunicação comercial. |
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[pt] O DESIGN DE CARTAZES NO CINEMA MARGINAL E NA PORNOCHANCHADA [en] THE POSTER DESIGN IN CINEMA MARGINAL AND PORNOCHANCHADA [pt] CINEMA BRASILEIRO[pt] CARTAZ[pt] DESIGN GRAFICO[en] BRAZILIAN CINEMA[en] POSTER[en] GRAPHIC DESIGN[pt] A dissertação O design de cartazes no Cinema Marginal e na Pornochanchada tem como objetivo compreender de que forma os cartazes de cinema pertencentes a esses gêneros, no recorte histórico definido entre 1968 e 1973, possuiriam, através de suas características gráficas, marcas do momento histórico em que foram produzidos. Para tanto, as peças selecionadas são analisadas principalmente a partir da perspectiva simbólica, o que torna possível perceber que a singularidade do cartaz cinematográfico não se encontra apenas em suas escolhas gráficas, mas também na relação do espectador com essa peça de comunicação, permanentemente ligada ao imaginário do próprio cinema, às relações sociais e à memória afetiva dos indivíduos. No desenvolvimento desta pesquisa é apresentado um levantamento do contexto sociocultural e político da época, assim como uma reflexão que, partindo da observação empírica do objeto de estudo, das diferentes estéticas e da narrativa particular de cada gênero cinematográfico, mais os diferentes modos de produção dos cartazes, tenta compreender a importância dos cartazes de cinema para a história social e para o desenvolvimento do design gráfico no Brasil e procura identificar algumas formas de influência do ambiente histórico sobre o desenvolvimento do design gráfico e o que poderia determinar o cartaz cinematográfico como peça gráfica capaz de ir além da comunicação comercial.[en] The dissertation Poster design in Cinema Marginal and Pornochanchada aims at understanding the way the movie posters from these films genres, in the era between 1968 and 1973, convey, in their graphic characteristics, marks from the historical moment in which they were produced. To achieve this, the selected pieces are analysed from a mainly symbolic perspective, which makes possible for us to perceive that the singularity of the movie poster is not only found in its choices of graphical design, but also in the relationship that is permanently, linked to cinema`s own social imaginary, to social relationships, and to individual affective memory. During the course of this in investigation, an overview of the social, political and cultural contexts of the era is presented, and also an analysis that, from the empirical observation of the movie posters in question, the comparison of different aesthetics and particular narratives to each film genre, and also taking into consideration the different methods of production of the movie poster itself, tries to understand the importance of the movie poster for Brazilian social history, and national development of graphic design, while also identifying the influence of historical context on the development of graphic design, and what could turn the movie poster into a device that can go beyond its original function of commercial communication.MAXWELLALBERTO CIPINIUKSIMONE ALBERTINO DA SILVA2008-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12359&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12359&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12359porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-06T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:12359Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-09-06T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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