[pt] WEB 2.0: ESTRATÉGIA E USABILIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCIO LUIZ RODRIGUES TRISTAO
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12035&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12035&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12035
Resumo: [pt] Esta pesquisa teve a finalidade de entender a estratégia e a usabilidade dos badges no contexto da Web 2.0, nome dado a fase atual da Internet. Os badges são trechos de código disponibilizados por alguns sites para serem acoplados a outros, com a função de importar o conteúdo - gerado pelos usuários ou não - de maneira dinâmica. A hipótese levantada nesta pesquisa afirma que a inexistência de orientações claras sobre qual a melhor forma de comunicar a disponibilidade dos badges em um site e a falta de um conjunto de boas práticas para tornar o uso dos badges simples, fácil e, principalmente, viral pode ser um empecilho para a utilização deste recurso por um maior número de pessoas. Para comprovar esta hipótese a metodologia de pesquisa aplicada foi baseada em questionário enviado aos autores de blogs, diários virtuais de fácil atualização dentro do conceito da Web 2.0. A partir dos resultados obtidos é possível afirmar que estes usuários já usam badges, acreditam que os badges agregam valor aos seus blogs e são uma maneira de trazer conteúdo publicado (por eles ou não) para o seu blog. Além disso, ficou claro que a escolha de badges é descentralizada, ocorrendo principalmente nos sites onde o blogueiro navega regularmente e/ou em outros blogs que já usam badges. Também ficou evidente a necessidade de identificar os badges usando ícone e nome.
id PUC_RIO-1_3974523abcbd998e07ccaf18ac7a5043
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:12035
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] WEB 2.0: ESTRATÉGIA E USABILIDADE[en] WEB 2.0: STRATEGY AND USABILITY[pt] DESIGN[pt] WEB 2.0[pt] BADGES[pt] BLOGS[pt] USABILIDADE[pt] ERGONOMIA[en] DESIGN[en] WEB 2.0[en] BADGES[en] BLOGS[en] USABILITY[en] ERGONOMICS[pt] Esta pesquisa teve a finalidade de entender a estratégia e a usabilidade dos badges no contexto da Web 2.0, nome dado a fase atual da Internet. Os badges são trechos de código disponibilizados por alguns sites para serem acoplados a outros, com a função de importar o conteúdo - gerado pelos usuários ou não - de maneira dinâmica. A hipótese levantada nesta pesquisa afirma que a inexistência de orientações claras sobre qual a melhor forma de comunicar a disponibilidade dos badges em um site e a falta de um conjunto de boas práticas para tornar o uso dos badges simples, fácil e, principalmente, viral pode ser um empecilho para a utilização deste recurso por um maior número de pessoas. Para comprovar esta hipótese a metodologia de pesquisa aplicada foi baseada em questionário enviado aos autores de blogs, diários virtuais de fácil atualização dentro do conceito da Web 2.0. A partir dos resultados obtidos é possível afirmar que estes usuários já usam badges, acreditam que os badges agregam valor aos seus blogs e são uma maneira de trazer conteúdo publicado (por eles ou não) para o seu blog. Além disso, ficou claro que a escolha de badges é descentralizada, ocorrendo principalmente nos sites onde o blogueiro navega regularmente e/ou em outros blogs que já usam badges. Também ficou evidente a necessidade de identificar os badges usando ícone e nome.[en] This research had the purpose of understanding the strategy and usability of the badges in the context of the Web 2.0, name given to the current Internet phase. The badges are excerpts of codes that some websites make available to be coupled one with another, with the function of importing the content - generated by users or not - in a dynamic way. The given hypothesis affirms that the non existence of clear orientations about the best way to announce the availability of badges in a website and the lack of an amount of good practices to turn the usage of the badges simple, easy and, mainly, viral can be an impediment to the usage of this resource by a biggest number of people. To prove this hypothesis it was used a methodology of research based on questionnaire sent to the authors of blogs - virtual diaries of easy update inside the context of the Web 2.0. According to the results, it s possible to affirm that these users already use badges, they believe that badges aggregate value to their blogs and are a way of bringing published content (by them or not) into the their blog. It s clear that the choice of badges isn t centralized, occurring mainly in websites where the blogger usually goes to and/or other blogs that already use badges. It s also evident the necessity of identifying the badges using an icon and a name. MAXWELLCLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUESMARCIO LUIZ RODRIGUES TRISTAO2008-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12035&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12035&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12035porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-01T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:12035Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-01T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] WEB 2.0: ESTRATÉGIA E USABILIDADE
[en] WEB 2.0: STRATEGY AND USABILITY
title [pt] WEB 2.0: ESTRATÉGIA E USABILIDADE
spellingShingle [pt] WEB 2.0: ESTRATÉGIA E USABILIDADE
MARCIO LUIZ RODRIGUES TRISTAO
[pt] DESIGN
[pt] WEB 2.0
[pt] BADGES
[pt] BLOGS
[pt] USABILIDADE
[pt] ERGONOMIA
[en] DESIGN
[en] WEB 2.0
[en] BADGES
[en] BLOGS
[en] USABILITY
[en] ERGONOMICS
title_short [pt] WEB 2.0: ESTRATÉGIA E USABILIDADE
title_full [pt] WEB 2.0: ESTRATÉGIA E USABILIDADE
title_fullStr [pt] WEB 2.0: ESTRATÉGIA E USABILIDADE
title_full_unstemmed [pt] WEB 2.0: ESTRATÉGIA E USABILIDADE
title_sort [pt] WEB 2.0: ESTRATÉGIA E USABILIDADE
author MARCIO LUIZ RODRIGUES TRISTAO
author_facet MARCIO LUIZ RODRIGUES TRISTAO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCIO LUIZ RODRIGUES TRISTAO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] DESIGN
[pt] WEB 2.0
[pt] BADGES
[pt] BLOGS
[pt] USABILIDADE
[pt] ERGONOMIA
[en] DESIGN
[en] WEB 2.0
[en] BADGES
[en] BLOGS
[en] USABILITY
[en] ERGONOMICS
topic [pt] DESIGN
[pt] WEB 2.0
[pt] BADGES
[pt] BLOGS
[pt] USABILIDADE
[pt] ERGONOMIA
[en] DESIGN
[en] WEB 2.0
[en] BADGES
[en] BLOGS
[en] USABILITY
[en] ERGONOMICS
description [pt] Esta pesquisa teve a finalidade de entender a estratégia e a usabilidade dos badges no contexto da Web 2.0, nome dado a fase atual da Internet. Os badges são trechos de código disponibilizados por alguns sites para serem acoplados a outros, com a função de importar o conteúdo - gerado pelos usuários ou não - de maneira dinâmica. A hipótese levantada nesta pesquisa afirma que a inexistência de orientações claras sobre qual a melhor forma de comunicar a disponibilidade dos badges em um site e a falta de um conjunto de boas práticas para tornar o uso dos badges simples, fácil e, principalmente, viral pode ser um empecilho para a utilização deste recurso por um maior número de pessoas. Para comprovar esta hipótese a metodologia de pesquisa aplicada foi baseada em questionário enviado aos autores de blogs, diários virtuais de fácil atualização dentro do conceito da Web 2.0. A partir dos resultados obtidos é possível afirmar que estes usuários já usam badges, acreditam que os badges agregam valor aos seus blogs e são uma maneira de trazer conteúdo publicado (por eles ou não) para o seu blog. Além disso, ficou claro que a escolha de badges é descentralizada, ocorrendo principalmente nos sites onde o blogueiro navega regularmente e/ou em outros blogs que já usam badges. Também ficou evidente a necessidade de identificar os badges usando ícone e nome.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12035&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12035&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12035
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12035&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12035&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1821790115844849664