[pt] ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS DO SETOR DE ACESSÓRIOS DE COURO: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCELO DUFFLES MELLO
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6264&idi=1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6264
Resumo: [pt] Este trabalho apresenta resultados da análise de uma empresa brasileira do segmento de acessórios de couro que vem passando por dificuldades nos últimos anos. O estudo de caso explicita a estrutura de mercado do segmento de artefatos de couro, a história da empresa, sua cadeia produtiva, canais de distribuição e recursos internos. A estratégia da empresa é caracterizada por meio da tipologia de Mintzberg (1998) e analisada por meio dos modelos de Porter (1980 e 1985), Austin (1990), Macedo-Soares (2001) e Barney (2002). Os resultados revelaram que o meio ambiente no qual a empresa operava era hostil e que ela não possuía todas as forças necessárias para melhorar seu desempenho. Esta análise permitiu a avaliação do desempenho da empresa e a sugestão de mudanças na estratégia da empresa com o intuito de melhorar seu desempenho. Como existe grande carência de informações sobre o setor, o levantamento de dados apresentado traz lições significativas para os stakeholders envolvidos neste mercado. Embora os resultados não possam ser generalizados para todo o setor, acredita-se que o estudo deste caso, por ser de uma pequena empresa de sucesso passando por dificuldades, poderá trazer lições relevantes para outras empresas. A empresa analisada possuía em torno de 150 funcionários no período analisado, embora no passado a empresa tenha possuído entre 1 e 180. Como a maioria das empresas deste mercado possui menos de 200 funcionários este estudo pode ser de grande valia para empresas do mesmo setor ou para empresas que estejam competindo em indústrias fragmentadas onde nenhuma empresa tem influência sobre mercado.
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