[en] INTEGRATION OF THE STRATEGIC SOURCING PROCESS TO THE E-PROCUREMENT TOOLS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4310&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4310&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4310
Resumo: [pt] As mudanças ocorridas na economia mundial nos últimos anos, advindas da globalização, quedas das barreiras comerciais, desregulamentações de mercados, expansão do comércio eletrônico, entre outras, têm tornado os mercados cada vez mais competitivos. Uma estratégia que as empresas têm adotado para enfrentar este novo cenário é a terceirização de atividades da cadeia de valores, fazendo internamente somente as atividades que as diferenciam, as chamadas competências centrais. Outra estratégia adotada pelas empresas têm sido a de fazerem as suas compras através da Internet, usando todo o potencial do comércio eletrônico. Todas estas mudanças tornaram as áreas e processos de compra mais importantes e complexos. Este trabalho de pesquisa visa propor um processo estruturado de compra estratégica, que, com o auxílio das ferramentas de compra eletrônica, ajude as empresas a enfrentar este novo cenário competitivo. Este processo será estruturado em oito fases interligadas com os mercados eletrônicos e as ferramentas de compra eletrônica. Adicionalmente, apresentaremos um estudo de caso da aplicação conjunta do processo de compra estratégica e das ferramentas de compra eletrônica, numa empresa brasileira.
id PUC_RIO-1_3baa114f712b788ffdb7bde08e57dffe
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:4310
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] INTEGRATION OF THE STRATEGIC SOURCING PROCESS TO THE E-PROCUREMENT TOOLS [pt] INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE COMPRA ESTRATÉGICA COM AS FERRAMENTAS DE COMPRA ELETRÔNICA [pt] COMERCIO ELETRONICO[pt] COMPRA ELETRONICA[pt] MERCADO ELETRONICO[pt] ESTRATEGIA DE COMPRA[pt] COMPRA ESTRATEGICA[en] E COMMERCE[en] E-PROCUREMENT[en] E-MARKETPLACE[en] SUPPLY STRATEGIES[en] STRATEGIC SOURCING[pt] As mudanças ocorridas na economia mundial nos últimos anos, advindas da globalização, quedas das barreiras comerciais, desregulamentações de mercados, expansão do comércio eletrônico, entre outras, têm tornado os mercados cada vez mais competitivos. Uma estratégia que as empresas têm adotado para enfrentar este novo cenário é a terceirização de atividades da cadeia de valores, fazendo internamente somente as atividades que as diferenciam, as chamadas competências centrais. Outra estratégia adotada pelas empresas têm sido a de fazerem as suas compras através da Internet, usando todo o potencial do comércio eletrônico. Todas estas mudanças tornaram as áreas e processos de compra mais importantes e complexos. Este trabalho de pesquisa visa propor um processo estruturado de compra estratégica, que, com o auxílio das ferramentas de compra eletrônica, ajude as empresas a enfrentar este novo cenário competitivo. Este processo será estruturado em oito fases interligadas com os mercados eletrônicos e as ferramentas de compra eletrônica. Adicionalmente, apresentaremos um estudo de caso da aplicação conjunta do processo de compra estratégica e das ferramentas de compra eletrônica, numa empresa brasileira.[en] The changes in world economy over the last years resulting from globalization, lifting of trade barriers, market deregulation, e-commerce expansion, among others, have made markets increasingly competitive. To face this new scenario, companies have adopted the strategy of outsourcing value chain activities and only the activities that differentiate them - called core competencies - are carried out internally. Companies have also adopted the strategy of purchasing through the Internet, making use of the enormous potential provided by the e-commerce. All of these changes increased the importance and complexity of purchasing areas and processes. The objective of this research is to propose a structured process for strategic sourcing, which combined with the e-procurement tools, will help companies face this new competitive scenario. This process is structured in eight phases interconnected with the e-marketplace and e-procurement tools. In addition, a case study will be presented, involving the joint use of strategic sourcing process and e-procurement tools in a Brazilian company.MAXWELLSILVIO HAMACHERLINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES2003-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4310&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4310&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4310porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-31T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:4310Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-05-31T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] INTEGRATION OF THE STRATEGIC SOURCING PROCESS TO THE E-PROCUREMENT TOOLS
[pt] INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE COMPRA ESTRATÉGICA COM AS FERRAMENTAS DE COMPRA ELETRÔNICA
title [en] INTEGRATION OF THE STRATEGIC SOURCING PROCESS TO THE E-PROCUREMENT TOOLS
spellingShingle [en] INTEGRATION OF THE STRATEGIC SOURCING PROCESS TO THE E-PROCUREMENT TOOLS
LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES
[pt] COMERCIO ELETRONICO
[pt] COMPRA ELETRONICA
[pt] MERCADO ELETRONICO
[pt] ESTRATEGIA DE COMPRA
[pt] COMPRA ESTRATEGICA
[en] E COMMERCE
[en] E-PROCUREMENT
[en] E-MARKETPLACE
[en] SUPPLY STRATEGIES
[en] STRATEGIC SOURCING
title_short [en] INTEGRATION OF THE STRATEGIC SOURCING PROCESS TO THE E-PROCUREMENT TOOLS
title_full [en] INTEGRATION OF THE STRATEGIC SOURCING PROCESS TO THE E-PROCUREMENT TOOLS
title_fullStr [en] INTEGRATION OF THE STRATEGIC SOURCING PROCESS TO THE E-PROCUREMENT TOOLS
title_full_unstemmed [en] INTEGRATION OF THE STRATEGIC SOURCING PROCESS TO THE E-PROCUREMENT TOOLS
title_sort [en] INTEGRATION OF THE STRATEGIC SOURCING PROCESS TO THE E-PROCUREMENT TOOLS
author LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES
author_facet LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVIO HAMACHER
dc.contributor.author.fl_str_mv LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] COMERCIO ELETRONICO
[pt] COMPRA ELETRONICA
[pt] MERCADO ELETRONICO
[pt] ESTRATEGIA DE COMPRA
[pt] COMPRA ESTRATEGICA
[en] E COMMERCE
[en] E-PROCUREMENT
[en] E-MARKETPLACE
[en] SUPPLY STRATEGIES
[en] STRATEGIC SOURCING
topic [pt] COMERCIO ELETRONICO
[pt] COMPRA ELETRONICA
[pt] MERCADO ELETRONICO
[pt] ESTRATEGIA DE COMPRA
[pt] COMPRA ESTRATEGICA
[en] E COMMERCE
[en] E-PROCUREMENT
[en] E-MARKETPLACE
[en] SUPPLY STRATEGIES
[en] STRATEGIC SOURCING
description [pt] As mudanças ocorridas na economia mundial nos últimos anos, advindas da globalização, quedas das barreiras comerciais, desregulamentações de mercados, expansão do comércio eletrônico, entre outras, têm tornado os mercados cada vez mais competitivos. Uma estratégia que as empresas têm adotado para enfrentar este novo cenário é a terceirização de atividades da cadeia de valores, fazendo internamente somente as atividades que as diferenciam, as chamadas competências centrais. Outra estratégia adotada pelas empresas têm sido a de fazerem as suas compras através da Internet, usando todo o potencial do comércio eletrônico. Todas estas mudanças tornaram as áreas e processos de compra mais importantes e complexos. Este trabalho de pesquisa visa propor um processo estruturado de compra estratégica, que, com o auxílio das ferramentas de compra eletrônica, ajude as empresas a enfrentar este novo cenário competitivo. Este processo será estruturado em oito fases interligadas com os mercados eletrônicos e as ferramentas de compra eletrônica. Adicionalmente, apresentaremos um estudo de caso da aplicação conjunta do processo de compra estratégica e das ferramentas de compra eletrônica, numa empresa brasileira.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4310&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4310&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4310
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4310&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4310&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817789429264154624