[pt] AUTOBIOGRAFIA E A TÊNUE FRONTEIRA ENTRE OS GÊNEROS NARRATIVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ISABEL CRISTINA FERNANDES AULER
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27024@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27024@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27024
Resumo: [pt] O principal objetivo de minha tese reside na análise das peculiaridades do gênero autobiográfico, o qual possui um compromisso com a constituição (mesmo que inconsciente) de um projeto identitário. Apesar da aparente fidelidade a verdade do ocorrido, própria da escrita historiográfica, a evocação do autor desloca sua narrativa mimética do campo da reprodução para o campo da produção, sem, no entanto, transgredir o real, ato realizado pela narrativa ficcional. Apesar de não postular limites categóricos entre estes gêneros narrativos, e, pelo contrário, defender a possibilidade de um constante diálogo entre eles, acredito que a interlocução não apague as fronteiras existentes entre os diferentes discursos. Esta tênue diferença consiste na capacidade do autor em manter seu compromisso aporético durante o ato criação, a manutenção, portanto, da hierarquia das intenções no momento da escrita. Para identificar tal diferença, cabe ao leitor ser capaz de engendrar em sua análise um mínimo de interseção entre seu repertório, ou seja, o conjunto de normas sociais inerentes ao leitor e, consequentemente, à sua recepção da obra, e o repertório do texto, a hierarquia das intenções presente no processo de produção dos discursos.
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spelling [pt] AUTOBIOGRAFIA E A TÊNUE FRONTEIRA ENTRE OS GÊNEROS NARRATIVOS [en] AUTOBIOGRAPHY AND TENUOUS BORDER BETWEEN THE NARRATIVE GENRES [pt] HISTORIA[pt] MIMESIS[pt] AUTOBIOGRAFIA[pt] FICCAO[en] HISTORY[en] MIMESIS[en] AUTOBIOGRAPHY[en] FICTION[pt] O principal objetivo de minha tese reside na análise das peculiaridades do gênero autobiográfico, o qual possui um compromisso com a constituição (mesmo que inconsciente) de um projeto identitário. Apesar da aparente fidelidade a verdade do ocorrido, própria da escrita historiográfica, a evocação do autor desloca sua narrativa mimética do campo da reprodução para o campo da produção, sem, no entanto, transgredir o real, ato realizado pela narrativa ficcional. Apesar de não postular limites categóricos entre estes gêneros narrativos, e, pelo contrário, defender a possibilidade de um constante diálogo entre eles, acredito que a interlocução não apague as fronteiras existentes entre os diferentes discursos. Esta tênue diferença consiste na capacidade do autor em manter seu compromisso aporético durante o ato criação, a manutenção, portanto, da hierarquia das intenções no momento da escrita. Para identificar tal diferença, cabe ao leitor ser capaz de engendrar em sua análise um mínimo de interseção entre seu repertório, ou seja, o conjunto de normas sociais inerentes ao leitor e, consequentemente, à sua recepção da obra, e o repertório do texto, a hierarquia das intenções presente no processo de produção dos discursos.[en] The main objective of my thesis is the analysis of the peculiarities of the autobiographical genre, which has a commitment to the configuration of an identity project. Despite the apparent commitment with the truth, which is proper of the historiographic genre, the act of recollection shifts the Mimetic narrative of the field of reproduction to the field of creation, without transgressing reality, act performed by the fictional narrative. The author doesn t defend categorical boundaries between these genres, on the contrary, defends the possibility of a constant dialogue among them, even though, these dialogues do not delete the existing border between the different speeches. The subtle difference between genres resides on the ability of the author to keep your commitment during the act of creation, his ability to maintain the hierarchy of intentions during his writing. To identify such a difference, it is up to the reader to be able to engender in his analysis a connection between his repertoire- social conventions that orients his reading – and the text repertoire, which means the hierarchy of intentions that is present during the production of the speech.MAXWELLLUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHOLUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHOISABEL CRISTINA FERNANDES AULER2016-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27024@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27024@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27024porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:27024Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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