[pt] TRANSPORTE AQUAVIÁRIO DE PASSAGEIROS NA BAÍA DE GUANABARA (RJ): MONOPÓLIO E GESTÃO DAS ACESSIBILIDADES EM UMA PERSPECTIVA GEOGRÁFICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALAN GUSTAVO FERNANDES PACIFICO
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24858@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24858@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24858
Resumo: [pt] Nos últimos anos, os temas ligados ao transporte, mobilidade urbana entraram, de forma mais significativa, na pauta de discussões das ciências sociais, ganhando destaque nos debates de âmbito político, econômico e social. As grandes cidades brasileiras são profundamente marcadas pelas condições inadequadas de deslocamento de pessoas e mercadorias. Além das más condições de transporte coletivo, já amplamente documentadas, agravaram-se recentemente as restrições às acessibilidades e sustentabilidades nas grandes metrópoles do país, gerando impactos sobre a qualidade de vida das pessoas e sobre as atividades sociais e econômicas. Em linhas gerais, o problema central dessa pesquisa reside na baixa qualidade da gestão do transporte aquaviário de passageiros na Baía de Guanabara, caracterizada atualmente pelos constantes atrasos nos horários das embarcações, pelas altas tarifas, pela superlotação no interior das barcas e pelo número reduzido de linhas regulares e terminais e pela limitação de suas conexões intermodais. A hipótese norteadora desse trabalho argumenta que o fator decisivo para a baixa qualidade desse modelo de transporte possui origem política e econômica e é o monopólio historicamente presente no setor. Nesse sentido, o objetivo geral desse trabalho consiste em analisar a natureza da gestão do transporte aquaviário de passageiros no Rio de Janeiro, avaliando a influência do monopólio sobre a qualidade do serviço e seus reflexos territoriais, como a emergência do transporte aquaviário clandestino na margem leste da baía de Guanabara.
id PUC_RIO-1_3dda0037e0c2f54499d8d466898b0358
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:24858
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] TRANSPORTE AQUAVIÁRIO DE PASSAGEIROS NA BAÍA DE GUANABARA (RJ): MONOPÓLIO E GESTÃO DAS ACESSIBILIDADES EM UMA PERSPECTIVA GEOGRÁFICA[en] WATER TRANSPORTATION OF PASSENGERS IN GUANABARA BAY (RJ): MONOPOLY AND MANAGEMENT OF ACCESSIBILITIES IN A GEOGRAPHICAL PERSPECTIVE[pt] RIO DE JANEIRO[pt] GESTAO DO TERRITORIO[pt] TRANSPORTE AQUAVIARIO[pt] ACESSIBILIDADE[pt] MONOPOLIO[pt] BAIA DE GUANABARA[en] RIO DE JANEIRO[en] TERRITORIAL MANAGEMENT[en] WATER TRANSPORTATION[en] ACCESSIBILITY[en] MONOPOLY[en] GUANABARA BAY[pt] Nos últimos anos, os temas ligados ao transporte, mobilidade urbana entraram, de forma mais significativa, na pauta de discussões das ciências sociais, ganhando destaque nos debates de âmbito político, econômico e social. As grandes cidades brasileiras são profundamente marcadas pelas condições inadequadas de deslocamento de pessoas e mercadorias. Além das más condições de transporte coletivo, já amplamente documentadas, agravaram-se recentemente as restrições às acessibilidades e sustentabilidades nas grandes metrópoles do país, gerando impactos sobre a qualidade de vida das pessoas e sobre as atividades sociais e econômicas. Em linhas gerais, o problema central dessa pesquisa reside na baixa qualidade da gestão do transporte aquaviário de passageiros na Baía de Guanabara, caracterizada atualmente pelos constantes atrasos nos horários das embarcações, pelas altas tarifas, pela superlotação no interior das barcas e pelo número reduzido de linhas regulares e terminais e pela limitação de suas conexões intermodais. A hipótese norteadora desse trabalho argumenta que o fator decisivo para a baixa qualidade desse modelo de transporte possui origem política e econômica e é o monopólio historicamente presente no setor. Nesse sentido, o objetivo geral desse trabalho consiste em analisar a natureza da gestão do transporte aquaviário de passageiros no Rio de Janeiro, avaliando a influência do monopólio sobre a qualidade do serviço e seus reflexos territoriais, como a emergência do transporte aquaviário clandestino na margem leste da baía de Guanabara.[en] In recent years, issues related to transportation and urban mobility entered, more significantly, on the social sciences discussions, gaining prominence in political, economic and social context s discussions. Brazilians big cities are deeply marked by inadequate conditions of people and goods displacement s. In addition to the poor condition of public transportation, already widely documented, recently restrictions on access and sustainabilities in the large cities of the country worsened, generating impacts on the quality of life and on the social and economic activities. Generally speaking, the main problem of this research lies on the poor quality of the management of passengers waterway transportation in Guanabara Bay , currently characterized by constant vessels delays, high tariffs , overcrowd inside the barges and the few regular and terminals lines and the limitation of their intermodal connections. The guiding hypothesis of this paper argues that the decisive point of low quality of this kind transportation has a political and economic backgrounds and is historically a monopoly in this aera. Accordingly, the aim of this study is to analyze the nature of the management of waterway transportation of passengers in Rio de Janeiro , assessing the monopoly influence on quality service and their territorial reflexes such as the emergence of an underground waterway transportation on the east bank Guanabara BayMAXWELLAUGUSTO CESAR PINHEIRO DA SILVAALAN GUSTAVO FERNANDES PACIFICO2015-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24858@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24858@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24858porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-15T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:24858Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-15T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] TRANSPORTE AQUAVIÁRIO DE PASSAGEIROS NA BAÍA DE GUANABARA (RJ): MONOPÓLIO E GESTÃO DAS ACESSIBILIDADES EM UMA PERSPECTIVA GEOGRÁFICA
[en] WATER TRANSPORTATION OF PASSENGERS IN GUANABARA BAY (RJ): MONOPOLY AND MANAGEMENT OF ACCESSIBILITIES IN A GEOGRAPHICAL PERSPECTIVE
title [pt] TRANSPORTE AQUAVIÁRIO DE PASSAGEIROS NA BAÍA DE GUANABARA (RJ): MONOPÓLIO E GESTÃO DAS ACESSIBILIDADES EM UMA PERSPECTIVA GEOGRÁFICA
spellingShingle [pt] TRANSPORTE AQUAVIÁRIO DE PASSAGEIROS NA BAÍA DE GUANABARA (RJ): MONOPÓLIO E GESTÃO DAS ACESSIBILIDADES EM UMA PERSPECTIVA GEOGRÁFICA
ALAN GUSTAVO FERNANDES PACIFICO
[pt] RIO DE JANEIRO
[pt] GESTAO DO TERRITORIO
[pt] TRANSPORTE AQUAVIARIO
[pt] ACESSIBILIDADE
[pt] MONOPOLIO
[pt] BAIA DE GUANABARA
[en] RIO DE JANEIRO
[en] TERRITORIAL MANAGEMENT
[en] WATER TRANSPORTATION
[en] ACCESSIBILITY
[en] MONOPOLY
[en] GUANABARA BAY
title_short [pt] TRANSPORTE AQUAVIÁRIO DE PASSAGEIROS NA BAÍA DE GUANABARA (RJ): MONOPÓLIO E GESTÃO DAS ACESSIBILIDADES EM UMA PERSPECTIVA GEOGRÁFICA
title_full [pt] TRANSPORTE AQUAVIÁRIO DE PASSAGEIROS NA BAÍA DE GUANABARA (RJ): MONOPÓLIO E GESTÃO DAS ACESSIBILIDADES EM UMA PERSPECTIVA GEOGRÁFICA
title_fullStr [pt] TRANSPORTE AQUAVIÁRIO DE PASSAGEIROS NA BAÍA DE GUANABARA (RJ): MONOPÓLIO E GESTÃO DAS ACESSIBILIDADES EM UMA PERSPECTIVA GEOGRÁFICA
title_full_unstemmed [pt] TRANSPORTE AQUAVIÁRIO DE PASSAGEIROS NA BAÍA DE GUANABARA (RJ): MONOPÓLIO E GESTÃO DAS ACESSIBILIDADES EM UMA PERSPECTIVA GEOGRÁFICA
title_sort [pt] TRANSPORTE AQUAVIÁRIO DE PASSAGEIROS NA BAÍA DE GUANABARA (RJ): MONOPÓLIO E GESTÃO DAS ACESSIBILIDADES EM UMA PERSPECTIVA GEOGRÁFICA
author ALAN GUSTAVO FERNANDES PACIFICO
author_facet ALAN GUSTAVO FERNANDES PACIFICO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AUGUSTO CESAR PINHEIRO DA SILVA
dc.contributor.author.fl_str_mv ALAN GUSTAVO FERNANDES PACIFICO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] RIO DE JANEIRO
[pt] GESTAO DO TERRITORIO
[pt] TRANSPORTE AQUAVIARIO
[pt] ACESSIBILIDADE
[pt] MONOPOLIO
[pt] BAIA DE GUANABARA
[en] RIO DE JANEIRO
[en] TERRITORIAL MANAGEMENT
[en] WATER TRANSPORTATION
[en] ACCESSIBILITY
[en] MONOPOLY
[en] GUANABARA BAY
topic [pt] RIO DE JANEIRO
[pt] GESTAO DO TERRITORIO
[pt] TRANSPORTE AQUAVIARIO
[pt] ACESSIBILIDADE
[pt] MONOPOLIO
[pt] BAIA DE GUANABARA
[en] RIO DE JANEIRO
[en] TERRITORIAL MANAGEMENT
[en] WATER TRANSPORTATION
[en] ACCESSIBILITY
[en] MONOPOLY
[en] GUANABARA BAY
description [pt] Nos últimos anos, os temas ligados ao transporte, mobilidade urbana entraram, de forma mais significativa, na pauta de discussões das ciências sociais, ganhando destaque nos debates de âmbito político, econômico e social. As grandes cidades brasileiras são profundamente marcadas pelas condições inadequadas de deslocamento de pessoas e mercadorias. Além das más condições de transporte coletivo, já amplamente documentadas, agravaram-se recentemente as restrições às acessibilidades e sustentabilidades nas grandes metrópoles do país, gerando impactos sobre a qualidade de vida das pessoas e sobre as atividades sociais e econômicas. Em linhas gerais, o problema central dessa pesquisa reside na baixa qualidade da gestão do transporte aquaviário de passageiros na Baía de Guanabara, caracterizada atualmente pelos constantes atrasos nos horários das embarcações, pelas altas tarifas, pela superlotação no interior das barcas e pelo número reduzido de linhas regulares e terminais e pela limitação de suas conexões intermodais. A hipótese norteadora desse trabalho argumenta que o fator decisivo para a baixa qualidade desse modelo de transporte possui origem política e econômica e é o monopólio historicamente presente no setor. Nesse sentido, o objetivo geral desse trabalho consiste em analisar a natureza da gestão do transporte aquaviário de passageiros no Rio de Janeiro, avaliando a influência do monopólio sobre a qualidade do serviço e seus reflexos territoriais, como a emergência do transporte aquaviário clandestino na margem leste da baía de Guanabara.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24858@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24858@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24858
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24858@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24858@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822591589777408