A TIPOLOGIA DE MINTZBERG APLICADA NOS MODELOS DE GESTÃO DE SERVIÇOS B2B NO MERCADO DE TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JUCY DA SILVEIRA JUNIOR
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16940@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16940@2
Resumo: Este trabalho partiu da premissa de que as operadoras do mercado de telecomunicações brasileiro vem forçando uma mudança de foco de bens para serviços, exigindo uma adaptação das estruturas organizacionais da indústria para responder a esta necessidade. Com base na tipologia de Mintzberg foi feita uma pesquisa exploratória e qualitativa, com levantamento de dados primários através entrevistas semi-estruturadas em uma amostra aleatória de gerência média de cinco multinacionais do setor para analisar como colaboradores de gerência média ou cúpula local interpretam estas mudanças. Os resultados encontrados nos acenaram que as mudanças estruturais propostas eram relacionadas a processos e não especificamente ao problema. Elas se relacionam com: (a) a importância do poder da tomada de decisão centrado na gerência média; (b) a especialização como forma de estrutura das divisões de trabalho; c) o fortalecimento das correlações horizontais através de mecanismos de ligação; (d) o incentivo das relações interpessoais; (e) o fortalecimento do sistema de recompensas, com limitada punição e (f) a intensificação da comunicação horizontal. Assim, constatou-se que a necessidade de mudança de demanda, na verdade, é uma necessidade de mudança de foco, com novo posicionamento tanto nas ofertas como na gerência de projetos para quase toda a indústria. Por fim, identificou-se também que todas as empresas estudadas apresentaram sinais de mudanças estratégicas, tais como metas e modelos de negócios para serviços, confirmando a premissa do trabalho.
id PUC_RIO-1_4118a8757a81a3fdb21d38cf3b7e9bab
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:16940
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA TIPOLOGIA DE MINTZBERG APLICADA NOS MODELOS DE GESTÃO DE SERVIÇOS B2B NO MERCADO DE TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRO MINTZBERGS TYPOLOGY APPLIED TO SERVICES B2B MANAGEMENT MODELS IN BRAZILIAN TELECOMMUNICATIONS MARKET 2010-09-15PATRICIA AMELIA TOMEI43069800734lattes.cnpq.br/6279143106120385PATRICIA AMELIA TOMEIGIUSEPPE MARIA RUSSOGIUSEPPE MARIA RUSSOMARIO COUTO SOARES PINTOMARIO COUTO SOARES PINTOJUCY DA SILVEIRA JUNIORPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBREste trabalho partiu da premissa de que as operadoras do mercado de telecomunicações brasileiro vem forçando uma mudança de foco de bens para serviços, exigindo uma adaptação das estruturas organizacionais da indústria para responder a esta necessidade. Com base na tipologia de Mintzberg foi feita uma pesquisa exploratória e qualitativa, com levantamento de dados primários através entrevistas semi-estruturadas em uma amostra aleatória de gerência média de cinco multinacionais do setor para analisar como colaboradores de gerência média ou cúpula local interpretam estas mudanças. Os resultados encontrados nos acenaram que as mudanças estruturais propostas eram relacionadas a processos e não especificamente ao problema. Elas se relacionam com: (a) a importância do poder da tomada de decisão centrado na gerência média; (b) a especialização como forma de estrutura das divisões de trabalho; c) o fortalecimento das correlações horizontais através de mecanismos de ligação; (d) o incentivo das relações interpessoais; (e) o fortalecimento do sistema de recompensas, com limitada punição e (f) a intensificação da comunicação horizontal. Assim, constatou-se que a necessidade de mudança de demanda, na verdade, é uma necessidade de mudança de foco, com novo posicionamento tanto nas ofertas como na gerência de projetos para quase toda a indústria. Por fim, identificou-se também que todas as empresas estudadas apresentaram sinais de mudanças estratégicas, tais como metas e modelos de negócios para serviços, confirmando a premissa do trabalho.This work started from the premise that operators of the Brazilian telecommunications market have forced a shift in focus from goods to services, requiring an adjustment of the organizational structures of industry to meet this need. Based on the typology of Mintzberg there was an exploratory and qualitative research with primary data gathered through semi-structured in a random sample of middle managers in five multinational of the sector to examine how middle management or employees of local umbrella interpret these changes. The results found alerted us that the proposed structural changes were related to processes and not specifically to the problem. They related to: (a) the importance of the power of decision-making centered in middle management; (b) specialization as a way to structure the division of labor; (c) the strengthening of horizontal correlations through bonding mechanisms; (d) the encouragement of interpersonal relations; (e) strengthening the system of rewards, with limited punishment; (f) the intensification of horizontal communication. Thus, it was found that the need for a change in demand, is actually a need to change the focus, with new positioning in both supply and project management for almost any industry. Finally, it was found also that all the companies studied showed signs of strategic changes, such as goals and business models for services, confirming the premise of the study. https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16940@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16940@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:09:29Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:16940Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-24T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv A TIPOLOGIA DE MINTZBERG APLICADA NOS MODELOS DE GESTÃO DE SERVIÇOS B2B NO MERCADO DE TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRO
dc.title.alternative.en.fl_str_mv MINTZBERGS TYPOLOGY APPLIED TO SERVICES B2B MANAGEMENT MODELS IN BRAZILIAN TELECOMMUNICATIONS MARKET
title A TIPOLOGIA DE MINTZBERG APLICADA NOS MODELOS DE GESTÃO DE SERVIÇOS B2B NO MERCADO DE TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRO
spellingShingle A TIPOLOGIA DE MINTZBERG APLICADA NOS MODELOS DE GESTÃO DE SERVIÇOS B2B NO MERCADO DE TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRO
JUCY DA SILVEIRA JUNIOR
title_short A TIPOLOGIA DE MINTZBERG APLICADA NOS MODELOS DE GESTÃO DE SERVIÇOS B2B NO MERCADO DE TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRO
title_full A TIPOLOGIA DE MINTZBERG APLICADA NOS MODELOS DE GESTÃO DE SERVIÇOS B2B NO MERCADO DE TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRO
title_fullStr A TIPOLOGIA DE MINTZBERG APLICADA NOS MODELOS DE GESTÃO DE SERVIÇOS B2B NO MERCADO DE TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRO
title_full_unstemmed A TIPOLOGIA DE MINTZBERG APLICADA NOS MODELOS DE GESTÃO DE SERVIÇOS B2B NO MERCADO DE TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRO
title_sort A TIPOLOGIA DE MINTZBERG APLICADA NOS MODELOS DE GESTÃO DE SERVIÇOS B2B NO MERCADO DE TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRO
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author JUCY DA SILVEIRA JUNIOR
author_facet JUCY DA SILVEIRA JUNIOR
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv PATRICIA AMELIA TOMEI
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 43069800734
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6279143106120385
dc.contributor.referee1.fl_str_mv PATRICIA AMELIA TOMEI
dc.contributor.referee2.fl_str_mv GIUSEPPE MARIA RUSSO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv GIUSEPPE MARIA RUSSO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MARIO COUTO SOARES PINTO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv MARIO COUTO SOARES PINTO
dc.contributor.author.fl_str_mv JUCY DA SILVEIRA JUNIOR
contributor_str_mv PATRICIA AMELIA TOMEI
PATRICIA AMELIA TOMEI
GIUSEPPE MARIA RUSSO
GIUSEPPE MARIA RUSSO
MARIO COUTO SOARES PINTO
MARIO COUTO SOARES PINTO
description Este trabalho partiu da premissa de que as operadoras do mercado de telecomunicações brasileiro vem forçando uma mudança de foco de bens para serviços, exigindo uma adaptação das estruturas organizacionais da indústria para responder a esta necessidade. Com base na tipologia de Mintzberg foi feita uma pesquisa exploratória e qualitativa, com levantamento de dados primários através entrevistas semi-estruturadas em uma amostra aleatória de gerência média de cinco multinacionais do setor para analisar como colaboradores de gerência média ou cúpula local interpretam estas mudanças. Os resultados encontrados nos acenaram que as mudanças estruturais propostas eram relacionadas a processos e não especificamente ao problema. Elas se relacionam com: (a) a importância do poder da tomada de decisão centrado na gerência média; (b) a especialização como forma de estrutura das divisões de trabalho; c) o fortalecimento das correlações horizontais através de mecanismos de ligação; (d) o incentivo das relações interpessoais; (e) o fortalecimento do sistema de recompensas, com limitada punição e (f) a intensificação da comunicação horizontal. Assim, constatou-se que a necessidade de mudança de demanda, na verdade, é uma necessidade de mudança de foco, com novo posicionamento tanto nas ofertas como na gerência de projetos para quase toda a indústria. Por fim, identificou-se também que todas as empresas estudadas apresentaram sinais de mudanças estratégicas, tais como metas e modelos de negócios para serviços, confirmando a premissa do trabalho.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-09-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16940@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16940@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16940@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16940@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324908028395520