[en] EDUCATION AND SOCIAL MOBILITY: NARRATIVE PERFORMANCES OF PUBLIC SCHOOL STUDENTS IN THE BAIXADA FLUMINENSE
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20639@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20639@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20639 |
Resumo: | [pt] O presente estudo investiga como, por meio de padrões narrativos de se organizar a experiência social, alunos de uma escola da rede pública federal de ensino na Baixada Fluminense constroem valores e imagens de si associados a um ethos que entende a educação formal como caminho para a ascensão social. A pesquisa foi desenvolvida no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), mais especificamente na Unidade de Ensino Descentralizada (UnED) de Nova Iguaçu. A instituição, símbolo histórico de tradição na educação profissionalizante, ressignifica-se ao ser inaugurada em uma região sócio-geográfica de periferia e, ao mesmo tempo, contribui na alteração do campo de possibilidades dos filhos da localidade, marcada pelas trajetórias das camadas populares. O percurso analítico da pesquisa procurou aliar a observação e a descrição sistemática da vida social ao olhar atento para a materialidade discursiva tecida via modos narrativos. Nesse sentido, o trabalho buscou, inicialmente, revisitar a pesquisa sobre narrativas orais no campo dos Estudos da Linguagem de orientação sócio-interacional. Foi dado particular destaque à noção de performance narrativa/identitária e à forte imbricação entre narrativas e construção de identidades, considerando-se que, no palco interacional da vida em sociedade, o indivíduo age de modo a transmitir aos seus interlocutores uma imagem de si com base em atributos morais socialmente valorizados. Assim, por meio do uso de recursos linguísticos formais de performance, o narrador posiciona-se ideologicamente frente aos eventos narrados e faz ecoar valores moralmente legitimados de seu meio social. Em seguida, o estudo apresentou contribuições notórias da pesquisa social, em especial da Antropologia das Sociedades Complexas, focalizando como as noções de projeto e de mobilidade social proporcionam uma melhor compreensão do valor atribuído à ascensão social no mundo moderno-contemporâneo. Foram discutidos os ethos tradicionais que caracterizam as culturas das camadas médias e das classes populares, com base na literatura antropológica contemporânea, enfatizando-se o status atribuído à educação como meio de mobilidade social ascendente e suas repercussões simbólicas para as classes trabalhadoras. A pesquisa afilia-se à metodologia interpretativista de pesquisa nas Ciências Sociais, para a qual a etnografia e a observação participante são consideradas modos significativos de se produzir conhecimento sobre a vida social. A análise dos dados orais gerados em situação de entrevista com alunos da UnED de Nova Iguaçu do CEFET/RJ buscou destacar a organização narrativa e os dispositivos de avaliação empregados pelos narradores na construção discursiva dos valores e crenças moralmente reconhecidos como válidos na instituição e na região sócio-geográfica em que está situada. As narrativas estudadas sugerem a coexistência de dois ethos particulares: um marcado por processos de individualização e auto-afirmação, propiciados pela educação escolarizada; outro associado a redes de solidariedade e relacionalidade locais típicas das camadas populares. A pesquisa, enfim, dimensiona a instituição aqui estudada como microcosmo das transformações vivenciadas pela Baixada Fluminense e dá visibilidade a uma parcela específica de sua população que concebe o acesso aos estudos como caminho mais seguro e digno de melhorar de vida. |
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[en] EDUCATION AND SOCIAL MOBILITY: NARRATIVE PERFORMANCES OF PUBLIC SCHOOL STUDENTS IN THE BAIXADA FLUMINENSE[pt] EDUCAÇÃO E ASCENSÃO SOCIAL: PERFORMANCES NARRATIVAS DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA FEDERAL NA BAIXADA FLUMINENSE[pt] PERFORMANCE[pt] BAIXADA FLUMINENSE[pt] NARRATIVA[pt] EDUCACAO[en] PERFORMANCE[en] BAIXADA FLUMINENSE[en] NARRATIVE[en] EDUCATION[en] IDENTITY[pt] O presente estudo investiga como, por meio de padrões narrativos de se organizar a experiência social, alunos de uma escola da rede pública federal de ensino na Baixada Fluminense constroem valores e imagens de si associados a um ethos que entende a educação formal como caminho para a ascensão social. A pesquisa foi desenvolvida no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), mais especificamente na Unidade de Ensino Descentralizada (UnED) de Nova Iguaçu. A instituição, símbolo histórico de tradição na educação profissionalizante, ressignifica-se ao ser inaugurada em uma região sócio-geográfica de periferia e, ao mesmo tempo, contribui na alteração do campo de possibilidades dos filhos da localidade, marcada pelas trajetórias das camadas populares. O percurso analítico da pesquisa procurou aliar a observação e a descrição sistemática da vida social ao olhar atento para a materialidade discursiva tecida via modos narrativos. Nesse sentido, o trabalho buscou, inicialmente, revisitar a pesquisa sobre narrativas orais no campo dos Estudos da Linguagem de orientação sócio-interacional. Foi dado particular destaque à noção de performance narrativa/identitária e à forte imbricação entre narrativas e construção de identidades, considerando-se que, no palco interacional da vida em sociedade, o indivíduo age de modo a transmitir aos seus interlocutores uma imagem de si com base em atributos morais socialmente valorizados. Assim, por meio do uso de recursos linguísticos formais de performance, o narrador posiciona-se ideologicamente frente aos eventos narrados e faz ecoar valores moralmente legitimados de seu meio social. Em seguida, o estudo apresentou contribuições notórias da pesquisa social, em especial da Antropologia das Sociedades Complexas, focalizando como as noções de projeto e de mobilidade social proporcionam uma melhor compreensão do valor atribuído à ascensão social no mundo moderno-contemporâneo. Foram discutidos os ethos tradicionais que caracterizam as culturas das camadas médias e das classes populares, com base na literatura antropológica contemporânea, enfatizando-se o status atribuído à educação como meio de mobilidade social ascendente e suas repercussões simbólicas para as classes trabalhadoras. A pesquisa afilia-se à metodologia interpretativista de pesquisa nas Ciências Sociais, para a qual a etnografia e a observação participante são consideradas modos significativos de se produzir conhecimento sobre a vida social. A análise dos dados orais gerados em situação de entrevista com alunos da UnED de Nova Iguaçu do CEFET/RJ buscou destacar a organização narrativa e os dispositivos de avaliação empregados pelos narradores na construção discursiva dos valores e crenças moralmente reconhecidos como válidos na instituição e na região sócio-geográfica em que está situada. As narrativas estudadas sugerem a coexistência de dois ethos particulares: um marcado por processos de individualização e auto-afirmação, propiciados pela educação escolarizada; outro associado a redes de solidariedade e relacionalidade locais típicas das camadas populares. A pesquisa, enfim, dimensiona a instituição aqui estudada como microcosmo das transformações vivenciadas pela Baixada Fluminense e dá visibilidade a uma parcela específica de sua população que concebe o acesso aos estudos como caminho mais seguro e digno de melhorar de vida.[en] The present study investigates how students of a public school located in the Baixada Fluminense, by means of narrative patterns of organizing social experience, construct values and selves related to an ethos which conceives formal education as a path to upward social mobility. The research was developed at the Celso Suckow da Fonseca Federal Center for Technological Education (CEFET/RJ), more specifically at the Nova Iguaçu Decentralized Unit (UnED). This institution, a historical symbol of tradition in vocational education, is resignified upon being opened in a peripheral socio-geographical region, contributing, at the same time, to altering the field of possibilities of the local young generations, marked by working class trajectories. The analytical trajectory of this research aimed to ally systematic observation and description of social life with a close look at the discursive materiality sewn together in narrative modes. Therefore, initially the study revisited the research on oral narratives in the field of Language Studies of sociointeractional orientation. Particular prominence was given to the notion of narrative/identity performance as well as to the strong imbrication between narratives and identity construction. It is considered that, in the interactional stage of societal life, people act in such a way as to transmit to their interlocutors an image of themselves based on socially valued moral attributes. By making use of formal linguistic devices of performance, narrators ideologically position themselves in relation to narrated events and echo the legitimate moral values of their social environment. This study, then, presented some well-known contributions from social research, especially from Anthropology of Complex Societies, focusing on how the notions of project and mobility provide a better understanding of the value which is attributed to upward social mobility in the modern-contemporary world. Based on contemporary anthropological literature, the traditional ethos of middle and working classes were discussed and particular emphasis was given to the status attributed to education as a path to upward social mobility, as well as to the symbolic consequences of such mobility for the working classes. The study is affiliated with the interpretative methodology of research in the Social Sciences, in which ethnography and participant observation are considered significant modes of producing knowledge about social life. The analysis of oral data generated in interviews with students of the Nova Iguaçu UnED of the CEFET/RJ attempted to highlight the narrative organization and the evaluation devices employed by narrators in the discursive construction of the values and beliefs morally recognized as valid inside the institution, as well as in the social geographic region in which it is located. The narratives studied suggest the coexistence of two particular ethos: the first, marked by processes of individualization and self-affirmation, provided by school education; the second, associated with networks of local solidarity and relationships, typical in working classes. Finally, this research frames this institution as a microcosmos of the changes lived in the Baixada Fluminense and gives visibility to a specific portion of its population which conceives education as the safest and worthiest way of improving their lives.MAXWELLLILIANA CABRAL BASTOSTALITA DE OLIVEIRA2012-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20639@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20639@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20639porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-23T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:20639Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-23T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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