[en] VIEIRA, A PREACHER OF THE WORD
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6597@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6597@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6597 |
Resumo: | [pt] Esta dissertação roçará pelo ficcional. Teremos um Vieira personagem que, como ator, aparece em cena já idoso, invadido pelo passado, a recordar, a escrever, trazido pela narradora onisciente que lhe decifra gestos, palavras e até pensamentos. Através dele, conheceremos um pouco de sua vida e da vida de Inácio de Loyola, o seu grande mestre. Analisaremos, desde a sua gênese, a Reforma e a Contra-Reforma, a sua influência sobre Vieira e o seu posicionamento diante dos dois movimentos que mudaram a história da Igreja.. Neste contexto, examinaremos o movimento artístico que tanto influenciou Vieira, o Barroco - movimento de transgressão, com suas tendências e características, e o interesse da Igreja em dele apropriar-se para fazê-lo a sua arma de divulgação. Analisar-se-ão, finalmente, alguns sermões, começando pelos que se intitulam As cinco pedras da funda de Davi, e nestes sobretudo a questão do conhecimento de si mesmo, abordada por Vieira através das parábolas e histórias bíblicas por ele privilegiadas.Nos sermões do Rosário, referentes aos negros, atentarse- á para o forte cunho social e político que lhes é imprimido e a dura crítica aos senhores de engenho.Nos sermões do Mandato, tratar-se-á da contraposição do amor divino ao humano, destacando-se a questão do fino amor, proposta por Vieira, demonstrada através do contraponto entre a fineza dos dois amores, o divino e o humano, este sempre duvidoso e inconstante. |
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[en] VIEIRA, A PREACHER OF THE WORD [pt] VIEIRA, UM PREGADOR DA PALAVRA [pt] AMOR DE DEUS[pt] AMOR HUMANO[pt] PRETOS[pt] ROSARIO[pt] ALMA[pt] INACIO DE LOYOLA[pt] BARROCO[pt] CONTRA REFORMA[pt] AUTOCONHECIMENTO[pt] REFORMA[en] GOD LOVE[en] HUMAN LOVE[en] BLACK PEOPLE[en] ROSARY[en] SOUL[en] IGNATIUS OF LOYOLA[en] BAROQUE[en] COUNTER REFORMATION[en] SELF-KNOWLEDGE[en] REFORMATION[pt] Esta dissertação roçará pelo ficcional. Teremos um Vieira personagem que, como ator, aparece em cena já idoso, invadido pelo passado, a recordar, a escrever, trazido pela narradora onisciente que lhe decifra gestos, palavras e até pensamentos. Através dele, conheceremos um pouco de sua vida e da vida de Inácio de Loyola, o seu grande mestre. Analisaremos, desde a sua gênese, a Reforma e a Contra-Reforma, a sua influência sobre Vieira e o seu posicionamento diante dos dois movimentos que mudaram a história da Igreja.. Neste contexto, examinaremos o movimento artístico que tanto influenciou Vieira, o Barroco - movimento de transgressão, com suas tendências e características, e o interesse da Igreja em dele apropriar-se para fazê-lo a sua arma de divulgação. Analisar-se-ão, finalmente, alguns sermões, começando pelos que se intitulam As cinco pedras da funda de Davi, e nestes sobretudo a questão do conhecimento de si mesmo, abordada por Vieira através das parábolas e histórias bíblicas por ele privilegiadas.Nos sermões do Rosário, referentes aos negros, atentarse- á para o forte cunho social e político que lhes é imprimido e a dura crítica aos senhores de engenho.Nos sermões do Mandato, tratar-se-á da contraposição do amor divino ao humano, destacando-se a questão do fino amor, proposta por Vieira, demonstrada através do contraponto entre a fineza dos dois amores, o divino e o humano, este sempre duvidoso e inconstante.[en] This thesis borders on the fictional. Its protagonist is Vieira, already an old man, haunted by the past, reminiscing and writing, a character created by the omniscient narrator who deciphers his gestures, words and even thoughts. Through Vieira we learn something not only about his own life but also about that of Ignatius of Loyola, his great master. An analysis is made of the Reformation and the Counterreformation, from their very beginnings, and of their influence on Vieira, showing the stands he took in relation to the two movements that changed the history of the Church. In this context we will examine the artistic movement that had such influence on Vieira, the baroque - a transgressive movement, with its trends and characteristics, which the Church tried to appropriate for its own propaganda purposes.Finally, we will also analyze a few sermons, beginning with those known under the title The Five Stones in David`s Sling, with the emphasis on the issue of self-knowledge, which Vieira approaches by means of parables and favorite Biblical stories.In the Rosary sermons, which refer to the condition of black people, we underscore their very strong social and political flavor, with their harsh criticism of the powerful owners of sugar plantations.In the Mandate sermons, the theme is the contrast between divine love and human love; in them Vieira discusses the topic of fine love, demonstrating his views through a counterpoint between the fineness of the two loves, the divine and the human, the latter always doubtful and inconstant.MAXWELLCLEONICE SEROA DA MOTTA BERARDINELLICLAUDIA CRISTINA COUTO2005-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6597@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6597@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6597porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-07T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:6597Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-07T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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