AN APPROACH TO FASHION FIELD IN RIO DE JANEIRO: THE CASE OF RIO DAS PEDRAS FAVELA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUISA HELENA SILVA MEIRELLES
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
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Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo problematizar o campo do design de moda institucionalizado no Rio de Janeiro e a produção popular de artigos têxteis e de vestuário, com base nas relações e práticas objetivas desempenhadas por um grupo de costureiras, moradoras da favela Rio das Pedras, localizada no bairro de Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Buscamos estabelecer as articulações existentes, fundamentando-nos nas práticas objetivas desempenhadas no desenvolvimento do design têxtil e de vestuário comercializado em boutiques de luxo e o trabalho de costureiras e produtores não especializados, assim denominados pela parcela culta do campo, que, por vezes, é desempenhado de forma artesanal em oficinas domésticas. Para tanto, realizamos pesquisa teórica e trabalho de campo, desenvolvendo material fotográfico desse espaço, entrevistas e grupo de discussão com sete costureiras, para investigar aspectos referentes à produção e recepção da moda nesse contexto. Saber em que medida existe uma atividade de design que possa ser considerada como híbrida, segundo o conceito de hibridação desenvolvido por Canclini, propõe o diálogo com questões que procurarão estabelecer as fronteiras e as tensões existentes entre as práticas artesanais e industriais. A relevância desta pesquisa para o campo do design de moda reside no fato de estabelecermos o enfoque no aspecto produtivo e darmos voz a um grupo de agentes que atuam, na maioria das vezes, na invisibilidade.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAN APPROACH TO FASHION FIELD IN RIO DE JANEIRO: THE CASE OF RIO DAS PEDRAS FAVELAUMA ABORDAGEM AO CAMPO DA MODA NO RIO DE JANEIRO: O CASO DA FAVELA RIO DAS PEDRAS2011-09-02ALBERTO CIPINIUK34464867715lattes.cnpq.br/3763621130181471ALBERTO CIPINIUKCARLA DA COSTA DIASLUISA HELENA SILVA MEIRELLESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBREsta pesquisa tem como objetivo problematizar o campo do design de moda institucionalizado no Rio de Janeiro e a produção popular de artigos têxteis e de vestuário, com base nas relações e práticas objetivas desempenhadas por um grupo de costureiras, moradoras da favela Rio das Pedras, localizada no bairro de Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Buscamos estabelecer as articulações existentes, fundamentando-nos nas práticas objetivas desempenhadas no desenvolvimento do design têxtil e de vestuário comercializado em boutiques de luxo e o trabalho de costureiras e produtores não especializados, assim denominados pela parcela culta do campo, que, por vezes, é desempenhado de forma artesanal em oficinas domésticas. Para tanto, realizamos pesquisa teórica e trabalho de campo, desenvolvendo material fotográfico desse espaço, entrevistas e grupo de discussão com sete costureiras, para investigar aspectos referentes à produção e recepção da moda nesse contexto. Saber em que medida existe uma atividade de design que possa ser considerada como híbrida, segundo o conceito de hibridação desenvolvido por Canclini, propõe o diálogo com questões que procurarão estabelecer as fronteiras e as tensões existentes entre as práticas artesanais e industriais. A relevância desta pesquisa para o campo do design de moda reside no fato de estabelecermos o enfoque no aspecto produtivo e darmos voz a um grupo de agentes que atuam, na maioria das vezes, na invisibilidade.The aim of this study is to render problematic the relations between fashion design industry in Rio de Janeiro and popular production of textile articles and clothing, based on objective relationship and practices performed by a group of seamstresses living in Rio das Pedras favela, located in Jacarepaguá district, Rio de Janeiro. We sought to examine the relations between the development of textile design and attire commercialized in luxury boutiques and the work of nonspecialized seamstresses and producers, so named by the cultivated people, which sometimes is performed in a handicraft way in domestic clothing studios. To do so we´ve made theoretical research and field work, developing photographical material of the area, interviews and group discussion with seven seamstresses to investigate aspects referred to the production and the reception of fashion in this context. In that sense our research aims to understand in which extent there is an activity of design that can be considered hybrid according to the concept of hybridism developed by Canclini and propose a dialogue among the issues that seek to determine the borders and tensions existing between the handicraft and industrial practices. The relevance of this study for the field of fashion design remains in the fact of setting up a new focus for the productive aspect and give voice to a group of people who act invisible most of the times.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19255@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19255@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:16:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:19255Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-11-21T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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