BEM NA FOTO: A INVENÇÃO DO BRASIL NA FOTOGRAFIA DE JEAN MANZON

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANA CECILIA IMPELLIZIERI DE SOUZA MARTINS
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11673@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11673@2
Resumo: Este trabalho, Bem na foto - a invenção do Brasil na fotografia de Jean Manzon, tem como foco principal a articulação das imagens produzidas pelo fotógrafo francês Jean Manzon no Brasil nos anos de 1940 com o contexto ideológico do período. Para isso, leva-se em conta a expressiva experiência de Manzon na imprensa européia da década de 1930, momento em que a fotografia se desvincula de uma função meramente ilustrativa do mundo para assumir autonomia como linguagem, tornando-se construtora da realidade. Nessa trajetória, ganha relevância o contexto do Estado Novo, em particular a relação do regime com a imprensa, a partir da atuação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Depois disso, esta investigação centra-se na contribuição de Jean Manzon para a revista ilustrada O Cruzeiro, entre 1943 e 1951. A partir de uma série de imagens, Manzon se apresenta como agente da consolidação de uma identidade nacional, operando uma síntese do Brasil, como tradução da convergência das diferentes idéias de Brasil existentes na época.
id PUC_RIO-1_488415aad12bef2583337d330f2d5411
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:11673
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBEM NA FOTO: A INVENÇÃO DO BRASIL NA FOTOGRAFIA DE JEAN MANZONPHOTOGENIC: THE INVENTION OF BRAZIL ON JEAN MANZON S PHOTOGRAPHY2007-09-17RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO38854163791lattes.cnpq.br/1936292018521131JOAO MASAO KAMITARICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJOJOSE REGINALDO SANTOS GONCALVES07595734762lattes.cnpq.br/0393444025417431ANA CECILIA IMPELLIZIERI DE SOUZA MARTINSPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURAPUC-RioBREste trabalho, Bem na foto - a invenção do Brasil na fotografia de Jean Manzon, tem como foco principal a articulação das imagens produzidas pelo fotógrafo francês Jean Manzon no Brasil nos anos de 1940 com o contexto ideológico do período. Para isso, leva-se em conta a expressiva experiência de Manzon na imprensa européia da década de 1930, momento em que a fotografia se desvincula de uma função meramente ilustrativa do mundo para assumir autonomia como linguagem, tornando-se construtora da realidade. Nessa trajetória, ganha relevância o contexto do Estado Novo, em particular a relação do regime com a imprensa, a partir da atuação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Depois disso, esta investigação centra-se na contribuição de Jean Manzon para a revista ilustrada O Cruzeiro, entre 1943 e 1951. A partir de uma série de imagens, Manzon se apresenta como agente da consolidação de uma identidade nacional, operando uma síntese do Brasil, como tradução da convergência das diferentes idéias de Brasil existentes na época.This essay, Photogenic - the invention of Brazil on Jean Manzon s photography, has as its main focus the articulation of the images performated by the french photographer Jean Manzon, in the 1940 s, and the ideological project of the period. In this context we take into consideration Manzon s experience in the european press in the 1930 s, moment when the photography interrupts its function of only illustrating the world, turning into a constructor of reality. In this path, the political context of the so called Estado Novo acquires relevance, in particular with its association with the press, by means, most of all, through the Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Afterwards, this investigation focuses on Jean Manzon s contribution for the illustrated magazine O Cruzeiro between 1943 and 1951. From a series of images, Manzon emerges as an agent of the national identity consolidation, producing a synthesis of Brazil, as a translation of the multiple existing ideas at that time.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11673@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11673@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:58:51Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:11673Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-05T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv BEM NA FOTO: A INVENÇÃO DO BRASIL NA FOTOGRAFIA DE JEAN MANZON
dc.title.alternative.en.fl_str_mv PHOTOGENIC: THE INVENTION OF BRAZIL ON JEAN MANZON S PHOTOGRAPHY
title BEM NA FOTO: A INVENÇÃO DO BRASIL NA FOTOGRAFIA DE JEAN MANZON
spellingShingle BEM NA FOTO: A INVENÇÃO DO BRASIL NA FOTOGRAFIA DE JEAN MANZON
ANA CECILIA IMPELLIZIERI DE SOUZA MARTINS
title_short BEM NA FOTO: A INVENÇÃO DO BRASIL NA FOTOGRAFIA DE JEAN MANZON
title_full BEM NA FOTO: A INVENÇÃO DO BRASIL NA FOTOGRAFIA DE JEAN MANZON
title_fullStr BEM NA FOTO: A INVENÇÃO DO BRASIL NA FOTOGRAFIA DE JEAN MANZON
title_full_unstemmed BEM NA FOTO: A INVENÇÃO DO BRASIL NA FOTOGRAFIA DE JEAN MANZON
title_sort BEM NA FOTO: A INVENÇÃO DO BRASIL NA FOTOGRAFIA DE JEAN MANZON
author ANA CECILIA IMPELLIZIERI DE SOUZA MARTINS
author_facet ANA CECILIA IMPELLIZIERI DE SOUZA MARTINS
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 38854163791
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1936292018521131
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JOAO MASAO KAMITA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv JOSE REGINALDO SANTOS GONCALVES
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 07595734762
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0393444025417431
dc.contributor.author.fl_str_mv ANA CECILIA IMPELLIZIERI DE SOUZA MARTINS
contributor_str_mv RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO
JOAO MASAO KAMITA
RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO
JOSE REGINALDO SANTOS GONCALVES
description Este trabalho, Bem na foto - a invenção do Brasil na fotografia de Jean Manzon, tem como foco principal a articulação das imagens produzidas pelo fotógrafo francês Jean Manzon no Brasil nos anos de 1940 com o contexto ideológico do período. Para isso, leva-se em conta a expressiva experiência de Manzon na imprensa européia da década de 1930, momento em que a fotografia se desvincula de uma função meramente ilustrativa do mundo para assumir autonomia como linguagem, tornando-se construtora da realidade. Nessa trajetória, ganha relevância o contexto do Estado Novo, em particular a relação do regime com a imprensa, a partir da atuação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Depois disso, esta investigação centra-se na contribuição de Jean Manzon para a revista ilustrada O Cruzeiro, entre 1943 e 1951. A partir de uma série de imagens, Manzon se apresenta como agente da consolidação de uma identidade nacional, operando uma síntese do Brasil, como tradução da convergência das diferentes idéias de Brasil existentes na época.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-09-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11673@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11673@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11673@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11673@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324897536344064