RUINS: FROM THE WRITING TO THE BODY: INTERSECTIONS BETWEEN WALTER BENJAMIN AND SAMUEL BECKETT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LARISSA PRIMO
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48042@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48042@2
Resumo: Esta dissertação propõe um diálogo da obra do crítico e filósofo Walter Benjamin com a obra do dramaturgo e romancista Samuel Beckett. Os dois escritores do século XX, embora tenham sido contemporâneos durante alguns anos de suas vidas e se afligido por questões em comum, não chegaram a comentar nada um sobre o outro. Isso talvez se explique pelo fato de que, na busca por fugir do regime nazista, sem visto para realizar a travessia da França para a Espanha, Benjamin comete suicídio em 1940, quando Beckett ainda estava no início de sua produção literária. Do contrário, possivelmente o crítico alemão teria pensado sobre a obra do autor irlandês, tantas são as afinidades entre eles. Para torná-las visíveis, esta dissertação se divide em três capítulos. O primeiro investiga, com base na teoria de Benjamin, o declínio das narrativas tradicionais que eram passadas oralmente entre as gerações e a ascensão de outras formas de comunicação possibilitadas pela escrita, como a informação e, sobretudo, o romance no âmbito da literatura. O segundo capítulo pretende explicitar a diferença entre o silêncio involuntário, porque traumático, dos combatentes da Primeira Guerra Mundial, diagnosticado por Benjamin, e o deliberado gesto performativo de silenciar com o qual Beckett busca tornar a linguagem porosa. O terceiro capítulo propõe aproximações entre o corpo fragmentário da escrita ensaística, adotada por Benjamin, e a maneira como Beckett eleva a incompletude da ruína aos corpos de seus personagens, que enfrentam a decadência não apenas de seus membros, mas também de suas memórias e, mais radicalmente, de sua própria identidade.
id PUC_RIO-1_4af382dba5b16e35a9718f76f3d5a1c9
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:48042
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRUINS: FROM THE WRITING TO THE BODY: INTERSECTIONS BETWEEN WALTER BENJAMIN AND SAMUEL BECKETTRUÍNAS: DA ESCRITA AO CORPO: INTERCESSÕES ENTRE WALTER BENJAMIN E SAMUEL BECKETT2019-04-12PEDRO DUARTE DE ANDRADE05379730795lattes.cnpq.br/4766920066799526PEDRO DUARTE DE ANDRADE05379730795lattes.cnpq.br/4766920066799526MARCELA FIGUEIREDO CIBELLA DE OLIVEIRA02599986729lattes.cnpq.br/1587027724745056MARCELA FIGUEIREDO CIBELLA DE OLIVEIRA02599986729lattes.cnpq.br/1587027724745056HELENA FRANCO MARTINSMARCELA FIGUEIREDO CIBELLA DE OLIVEIRAMARCELA FIGUEIREDO CIBELLA DE OLIVEIRAMARCELA FIGUEIREDO CIBELLA DE OLIVEIRAPEDRO DUARTE DE ANDRADE14162155739LARISSA PRIMOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM FILOSOFIAPUC-RioBREsta dissertação propõe um diálogo da obra do crítico e filósofo Walter Benjamin com a obra do dramaturgo e romancista Samuel Beckett. Os dois escritores do século XX, embora tenham sido contemporâneos durante alguns anos de suas vidas e se afligido por questões em comum, não chegaram a comentar nada um sobre o outro. Isso talvez se explique pelo fato de que, na busca por fugir do regime nazista, sem visto para realizar a travessia da França para a Espanha, Benjamin comete suicídio em 1940, quando Beckett ainda estava no início de sua produção literária. Do contrário, possivelmente o crítico alemão teria pensado sobre a obra do autor irlandês, tantas são as afinidades entre eles. Para torná-las visíveis, esta dissertação se divide em três capítulos. O primeiro investiga, com base na teoria de Benjamin, o declínio das narrativas tradicionais que eram passadas oralmente entre as gerações e a ascensão de outras formas de comunicação possibilitadas pela escrita, como a informação e, sobretudo, o romance no âmbito da literatura. O segundo capítulo pretende explicitar a diferença entre o silêncio involuntário, porque traumático, dos combatentes da Primeira Guerra Mundial, diagnosticado por Benjamin, e o deliberado gesto performativo de silenciar com o qual Beckett busca tornar a linguagem porosa. O terceiro capítulo propõe aproximações entre o corpo fragmentário da escrita ensaística, adotada por Benjamin, e a maneira como Beckett eleva a incompletude da ruína aos corpos de seus personagens, que enfrentam a decadência não apenas de seus membros, mas também de suas memórias e, mais radicalmente, de sua própria identidade.This dissertation proposes a dialogue between the works from the critic and philosopher Walter Benjamin and the dramatist and romancist Samuel Beckett. The two Twentieth-century writers, although have been contemporaries during some years and afflicted by common issues, didn t have the chance to comment anything one about the other. Maybe this could be explained giving the fact that, in search for flee from the Nazi regime, without a visa to cross the border from France to Spain, Benjamin commited suicide in 1940, while Beckett was still starting his literary production. Otherwise, possibly the German critic would have thought about the work of the Irish author, given so many affinities between them. To make these apparent, this thesis is divided in three chapters: The first investigates, according to Benjamin s theory, the decline of the traditional narratives passed orally between generations and the ascension of other ways of communication made possible by writing, as the press and, especially, the novel within the literature. The second chapter seeks to explain the difference between the involuntary silence, as a trauma, of the First World War combatants, diagnosed by Benjamin, and the deliberate and performative gesture of silencing with which Beckett pursue make the language porous. The third chapter proposes approximations between the fragmentary body of the essayistic writing, adopted by Benjamin, and the way Beckett elevates the incompleteness of ruin to the bodies of his characters, who face de decadence not only of their limbs, but also of their memories and, more radically, of their own identity.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48042@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48042@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:53:27Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:48042Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-04T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv RUINS: FROM THE WRITING TO THE BODY: INTERSECTIONS BETWEEN WALTER BENJAMIN AND SAMUEL BECKETT
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv RUÍNAS: DA ESCRITA AO CORPO: INTERCESSÕES ENTRE WALTER BENJAMIN E SAMUEL BECKETT
title RUINS: FROM THE WRITING TO THE BODY: INTERSECTIONS BETWEEN WALTER BENJAMIN AND SAMUEL BECKETT
spellingShingle RUINS: FROM THE WRITING TO THE BODY: INTERSECTIONS BETWEEN WALTER BENJAMIN AND SAMUEL BECKETT
LARISSA PRIMO
title_short RUINS: FROM THE WRITING TO THE BODY: INTERSECTIONS BETWEEN WALTER BENJAMIN AND SAMUEL BECKETT
title_full RUINS: FROM THE WRITING TO THE BODY: INTERSECTIONS BETWEEN WALTER BENJAMIN AND SAMUEL BECKETT
title_fullStr RUINS: FROM THE WRITING TO THE BODY: INTERSECTIONS BETWEEN WALTER BENJAMIN AND SAMUEL BECKETT
title_full_unstemmed RUINS: FROM THE WRITING TO THE BODY: INTERSECTIONS BETWEEN WALTER BENJAMIN AND SAMUEL BECKETT
title_sort RUINS: FROM THE WRITING TO THE BODY: INTERSECTIONS BETWEEN WALTER BENJAMIN AND SAMUEL BECKETT
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author LARISSA PRIMO
author_facet LARISSA PRIMO
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 05379730795
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv PEDRO DUARTE DE ANDRADE
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 05379730795
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4766920066799526
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv PEDRO DUARTE DE ANDRADE
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4766920066799526
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv MARCELA FIGUEIREDO CIBELLA DE OLIVEIRA
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 02599986729
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1587027724745056
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv MARCELA FIGUEIREDO CIBELLA DE OLIVEIRA
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv 02599986729
dc.contributor.advisor-co2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1587027724745056
dc.contributor.referee1.fl_str_mv HELENA FRANCO MARTINS
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARCELA FIGUEIREDO CIBELLA DE OLIVEIRA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARCELA FIGUEIREDO CIBELLA DE OLIVEIRA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MARCELA FIGUEIREDO CIBELLA DE OLIVEIRA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv PEDRO DUARTE DE ANDRADE
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 14162155739
dc.contributor.author.fl_str_mv LARISSA PRIMO
contributor_str_mv PEDRO DUARTE DE ANDRADE
PEDRO DUARTE DE ANDRADE
MARCELA FIGUEIREDO CIBELLA DE OLIVEIRA
MARCELA FIGUEIREDO CIBELLA DE OLIVEIRA
HELENA FRANCO MARTINS
MARCELA FIGUEIREDO CIBELLA DE OLIVEIRA
MARCELA FIGUEIREDO CIBELLA DE OLIVEIRA
MARCELA FIGUEIREDO CIBELLA DE OLIVEIRA
PEDRO DUARTE DE ANDRADE
description Esta dissertação propõe um diálogo da obra do crítico e filósofo Walter Benjamin com a obra do dramaturgo e romancista Samuel Beckett. Os dois escritores do século XX, embora tenham sido contemporâneos durante alguns anos de suas vidas e se afligido por questões em comum, não chegaram a comentar nada um sobre o outro. Isso talvez se explique pelo fato de que, na busca por fugir do regime nazista, sem visto para realizar a travessia da França para a Espanha, Benjamin comete suicídio em 1940, quando Beckett ainda estava no início de sua produção literária. Do contrário, possivelmente o crítico alemão teria pensado sobre a obra do autor irlandês, tantas são as afinidades entre eles. Para torná-las visíveis, esta dissertação se divide em três capítulos. O primeiro investiga, com base na teoria de Benjamin, o declínio das narrativas tradicionais que eram passadas oralmente entre as gerações e a ascensão de outras formas de comunicação possibilitadas pela escrita, como a informação e, sobretudo, o romance no âmbito da literatura. O segundo capítulo pretende explicitar a diferença entre o silêncio involuntário, porque traumático, dos combatentes da Primeira Guerra Mundial, diagnosticado por Benjamin, e o deliberado gesto performativo de silenciar com o qual Beckett busca tornar a linguagem porosa. O terceiro capítulo propõe aproximações entre o corpo fragmentário da escrita ensaística, adotada por Benjamin, e a maneira como Beckett eleva a incompletude da ruína aos corpos de seus personagens, que enfrentam a decadência não apenas de seus membros, mas também de suas memórias e, mais radicalmente, de sua própria identidade.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48042@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48042@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48042@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48042@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM FILOSOFIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324949480701952