[en] DESIGN S ROLE IN ART EXHIBITIONS: CONTRIBUTIONS TO DEFINE ITS FUNCTIONS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KARLA GALAL SCHWARTZ
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51802@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51802@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51802
Resumo: [pt] O Design de Exibições já é bem conhecido e aplicado em museus de arte de diversos países. No Brasil, sua prática em museus de arte se afirmou progressivamente nas últimas décadas. Sua classificação duvidosa como disciplina no Campo do Design e sua complexidade por envolver conhecimentos multidisciplinares faz com que seu ensino em universidades e em cursos de Design ainda não seja uma realidade comum no Rio de Janeiro, talvez no Brasil. Profissionais brasileiros que atuam na área aprendem com o exercício da prática e não com auxílio de uma teoria de base. A concepção e a montagem de exibições de arte exigem trabalho em equipes multidisciplinares. Enquanto esse fato possa trazer uma confluência positiva de conhecimentos variados, também pode gerar dúvidas quanto ao papel de cada categoria profissional envolvida, fazendo surgir possíveis conflitos dentro das equipes. Portanto, julga-se relevante descobrir qual o papel do designer nessa prática e o momento de sua participação. Finalmente, o Design de Exibições pode evidenciar objetos expostos em museus de arte por meio do emprego de narrativa e pelo recurso a cores, luzes, tecnologia, entre outros elementos. Também o Design de Exibições tem a possibilidade de tornar exibições de arte mais amigáveis aos visitantes, porém não se confirmou a hipótese de ser ele um facilitador para uma melhor compreensão do que venha a ser arte e seus conceitos por parte do público.
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