[pt] A IMAGEM ANIMADA ENQUANTO MEIO DE MANUTENÇÃO DAS TRADIÇÕES POPULARES NA CONTEMPORANEIDADE BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56119@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56119@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56119 |
Resumo: | [pt] A imagem animada enquanto meio de manutenção das tradições populares na contemporaneidade brasileira, discute até que ponto as animações com temáticas populares podem contribuir para a permanência e renovação das práticas tradicionais na sociedade atual. O presente trabalho tem como objetivo esclarecer essa indagação. Por essa razão, fazemos uma viagem no tempo até o início do século XX para mostrar a trajetória da animação brasileira e sua relação com os símbolos nacionais, viagem que culmina no momento de crescimento atual, o início do século XXI. Para comprovar o fortalecimento do setor e a expressiva produção de filmes com temáticas populares, recortamos o período compreendido entre 1998 até 2012 do festival de animação Anima Mundi, para analisar o aumento das animações com temática folclórica no Brasil. O impacto dessa nova forma de apresentação das práticas tradicionais na sociedade brasileira deu se através da observação das novas gerações. Realizando um trabalho de campo com alunos da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro e utilizando como suporte a série de animação Juro que vi, série que trabalha elementos da mitologia brasileira, estabelecemos um diálogo com os jovens e percebemos que as animações com temáticas populares contribuem para a formação desse imaginário e manutenção dessas tradições. A família e a escola, por outro lado, são elementos importantíssimos para a manutenção desse imaginário nas práticas na sociedade atual. |
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[pt] A IMAGEM ANIMADA ENQUANTO MEIO DE MANUTENÇÃO DAS TRADIÇÕES POPULARES NA CONTEMPORANEIDADE BRASILEIRA [en] THE MOTION PICTURE AS A MEANS OF MAINTAINING THE POPULAR TRADITIONS IN CONTEMPORARY BRAZIL [pt] CULTURA POPULAR[pt] IDENTIDADE[pt] ANIMACAO[pt] CINEMA[en] POPULAR CULTURE[en] IDENTITY[en] ANIMATION[en] MOVIE[pt] A imagem animada enquanto meio de manutenção das tradições populares na contemporaneidade brasileira, discute até que ponto as animações com temáticas populares podem contribuir para a permanência e renovação das práticas tradicionais na sociedade atual. O presente trabalho tem como objetivo esclarecer essa indagação. Por essa razão, fazemos uma viagem no tempo até o início do século XX para mostrar a trajetória da animação brasileira e sua relação com os símbolos nacionais, viagem que culmina no momento de crescimento atual, o início do século XXI. Para comprovar o fortalecimento do setor e a expressiva produção de filmes com temáticas populares, recortamos o período compreendido entre 1998 até 2012 do festival de animação Anima Mundi, para analisar o aumento das animações com temática folclórica no Brasil. O impacto dessa nova forma de apresentação das práticas tradicionais na sociedade brasileira deu se através da observação das novas gerações. Realizando um trabalho de campo com alunos da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro e utilizando como suporte a série de animação Juro que vi, série que trabalha elementos da mitologia brasileira, estabelecemos um diálogo com os jovens e percebemos que as animações com temáticas populares contribuem para a formação desse imaginário e manutenção dessas tradições. A família e a escola, por outro lado, são elementos importantíssimos para a manutenção desse imaginário nas práticas na sociedade atual.[en] The motion picture as a means of maintaining the popular traditions in contemporary Brazil discusses the extent to which popular theme with in animations may contribute to the persistence of traditional practices in contemporary society. This paper aims to clarify this question. For this reason, we make a trip back in time to the early twentieth century to show the trajectory of Brazilian animation and its relationship with national symbols, culminating in the current growth momentum, the beginning of the XXI century. To prove the significant strengthening of the sector and the large production of films with popular themes, we cut the period from 1998 to 2012 of Anima Mundi animation festival, to analyze the increase in animations themed folk in Brazil. The impact of this new form of presentation of traditional practices in Brazilian society was studied through the observation of the new generations. Conducting field work with students of municipal schools of Rio de Janeiro and using as support the animated series I swear I saw, which presents the Brazilian mythology, we have established a dialogue with young people and realized that animations with popular themes contribute to the formation and maintenance of this imaginary traditions. But they are not alone, family and school are important elements for maintaining those practices in today s society.MAXWELLLUIZ ANTONIO LUZIO COELHOLUIZ ANTONIO LUZIO COELHOSANDRO LOPES DOS SANTOS2021-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56119@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56119@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56119porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-23T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:56119Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342021-11-23T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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