A SENSIBILIDADE CINEMATOGRÁFICA NA CULTURA URBANA E MODERNA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAFAEL HOTZ AZEVEDO
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37467@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37467@2
Resumo: O presente trabalho discute a relação entre narrativas cinematográficas e a construção de uma sensibilidade moderna e urbana, bem como as transformações na percepção humana intensificadas com os avanços dos aparatos técnicos. Ou seja, qual é o papel do cinema na era da reprodutibilidade técnica, Walter Benjamin (1939). Considerado ao mesmo tempo a expressão artística da modernidade e a ferramenta com a qual os indivíduos aprendem a observar o funcionamento desse novo mundo e desse novo cotidiano afetado pelas tecnologias, o cinema é o elemento que guia o nosso trabalho e estabelece as reflexões para o nosso estudo. Autores como Leo Charney e Vanessa Schwartz (2004), Walter Benjamin (1939), Jonathan Crary (2012), Susan Buck-Morss, Jacques Aumont (2004) são utilizados como referencial teórico. A discussão foi realizada junto à análise fílmica das obras Tempos Modernos (1936) de Charlie Chaplin, 1984 (1956) de Michael Anderson, Blade Runner (1982) de Ridley Scott, Ela (2014) de Spike Jonze, Medianeras (2011) de Gustavo Taretto, Paris, Te amo (2006) Joel e Ethan Coen, Gérard Depardieu, Gus Van Sant e others, Babel (2006) de Alejandro Gonzáles Iñárritu, Violino Vermelho (1998) de François Girard, Balzac e a costureirinha chinesa (2001) de Dai Sijie e Uma Vida Iluminada (2005) de Liev Schreiber.
id PUC_RIO-1_506bf3fe9caf56556d3981271486085d
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:37467
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA SENSIBILIDADE CINEMATOGRÁFICA NA CULTURA URBANA E MODERNA THE CINEMATOGRAPHIC SENSIBILITY IN URBAN AND MODERN CULTURE 2017-08-25TATIANA OLIVEIRA SICILIANO93772408753lattes.cnpq.br/8087260703487460FABIANA CRISPINO SANTOSTATIANA OLIVEIRA SICILIANOGUSTAVO CHATAIGNIER GADELHA DA COSTAFABIANA CRISPINO SANTOSFABIANA CRISPINO SANTOS09993586773lattes.cnpq.br/5525979158617134RAFAEL HOTZ AZEVEDOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM COMUNICAÇÃO SOCIALPUC-RioBRO presente trabalho discute a relação entre narrativas cinematográficas e a construção de uma sensibilidade moderna e urbana, bem como as transformações na percepção humana intensificadas com os avanços dos aparatos técnicos. Ou seja, qual é o papel do cinema na era da reprodutibilidade técnica, Walter Benjamin (1939). Considerado ao mesmo tempo a expressão artística da modernidade e a ferramenta com a qual os indivíduos aprendem a observar o funcionamento desse novo mundo e desse novo cotidiano afetado pelas tecnologias, o cinema é o elemento que guia o nosso trabalho e estabelece as reflexões para o nosso estudo. Autores como Leo Charney e Vanessa Schwartz (2004), Walter Benjamin (1939), Jonathan Crary (2012), Susan Buck-Morss, Jacques Aumont (2004) são utilizados como referencial teórico. A discussão foi realizada junto à análise fílmica das obras Tempos Modernos (1936) de Charlie Chaplin, 1984 (1956) de Michael Anderson, Blade Runner (1982) de Ridley Scott, Ela (2014) de Spike Jonze, Medianeras (2011) de Gustavo Taretto, Paris, Te amo (2006) Joel e Ethan Coen, Gérard Depardieu, Gus Van Sant e others, Babel (2006) de Alejandro Gonzáles Iñárritu, Violino Vermelho (1998) de François Girard, Balzac e a costureirinha chinesa (2001) de Dai Sijie e Uma Vida Iluminada (2005) de Liev Schreiber.This dissertation aims to analyze the impacts of cinema on the sensitivity of individuals and the changes that occur in human perception with the advancement of the technique. Authors such as Leo Charney and Vanessa Schwartz (2004), Walter Benjamin (1939), Jonathan Crary (2012), Susan Buck-Morss (2012), Jacques Aumont (2004) are used as theoretical reference. The discussion was carried out together with the film analysis of Modern Times (1936), made by Charlie Chaplin, 1984 (1956) by Michael Anderson, Blade Runner (1982) by Ridley Scott, Her (2014) by Spike Jonze, Medianeras: Buenos Aires in times of virtual love (2011) by Gustavo Taretto, Paris I love you (2006) by Joel and Ethan Coen, Gérard Depardieu, Gus Van Sant and others, Babel (2006) by Alejandro Gonzáles Iñárritu, The Red Violin (1998) by François Girard, Balzac and the little chinese seamstress (2001) by Dai Sijie and Everything Is Illuminated (2005) by Live Schreiber.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37467@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37467@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:46:42Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:37467Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-25T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv A SENSIBILIDADE CINEMATOGRÁFICA NA CULTURA URBANA E MODERNA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE CINEMATOGRAPHIC SENSIBILITY IN URBAN AND MODERN CULTURE
title A SENSIBILIDADE CINEMATOGRÁFICA NA CULTURA URBANA E MODERNA
spellingShingle A SENSIBILIDADE CINEMATOGRÁFICA NA CULTURA URBANA E MODERNA
RAFAEL HOTZ AZEVEDO
title_short A SENSIBILIDADE CINEMATOGRÁFICA NA CULTURA URBANA E MODERNA
title_full A SENSIBILIDADE CINEMATOGRÁFICA NA CULTURA URBANA E MODERNA
title_fullStr A SENSIBILIDADE CINEMATOGRÁFICA NA CULTURA URBANA E MODERNA
title_full_unstemmed A SENSIBILIDADE CINEMATOGRÁFICA NA CULTURA URBANA E MODERNA
title_sort A SENSIBILIDADE CINEMATOGRÁFICA NA CULTURA URBANA E MODERNA
author RAFAEL HOTZ AZEVEDO
author_facet RAFAEL HOTZ AZEVEDO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv TATIANA OLIVEIRA SICILIANO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 93772408753
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8087260703487460
dc.contributor.referee1.fl_str_mv FABIANA CRISPINO SANTOS
dc.contributor.referee2.fl_str_mv TATIANA OLIVEIRA SICILIANO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv GUSTAVO CHATAIGNIER GADELHA DA COSTA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv FABIANA CRISPINO SANTOS
dc.contributor.referee5.fl_str_mv FABIANA CRISPINO SANTOS
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 09993586773
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5525979158617134
dc.contributor.author.fl_str_mv RAFAEL HOTZ AZEVEDO
contributor_str_mv TATIANA OLIVEIRA SICILIANO
FABIANA CRISPINO SANTOS
TATIANA OLIVEIRA SICILIANO
GUSTAVO CHATAIGNIER GADELHA DA COSTA
FABIANA CRISPINO SANTOS
FABIANA CRISPINO SANTOS
description O presente trabalho discute a relação entre narrativas cinematográficas e a construção de uma sensibilidade moderna e urbana, bem como as transformações na percepção humana intensificadas com os avanços dos aparatos técnicos. Ou seja, qual é o papel do cinema na era da reprodutibilidade técnica, Walter Benjamin (1939). Considerado ao mesmo tempo a expressão artística da modernidade e a ferramenta com a qual os indivíduos aprendem a observar o funcionamento desse novo mundo e desse novo cotidiano afetado pelas tecnologias, o cinema é o elemento que guia o nosso trabalho e estabelece as reflexões para o nosso estudo. Autores como Leo Charney e Vanessa Schwartz (2004), Walter Benjamin (1939), Jonathan Crary (2012), Susan Buck-Morss, Jacques Aumont (2004) são utilizados como referencial teórico. A discussão foi realizada junto à análise fílmica das obras Tempos Modernos (1936) de Charlie Chaplin, 1984 (1956) de Michael Anderson, Blade Runner (1982) de Ridley Scott, Ela (2014) de Spike Jonze, Medianeras (2011) de Gustavo Taretto, Paris, Te amo (2006) Joel e Ethan Coen, Gérard Depardieu, Gus Van Sant e others, Babel (2006) de Alejandro Gonzáles Iñárritu, Violino Vermelho (1998) de François Girard, Balzac e a costureirinha chinesa (2001) de Dai Sijie e Uma Vida Iluminada (2005) de Liev Schreiber.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37467@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37467@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37467@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37467@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM COMUNICAÇÃO SOCIAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324944331145216