[pt] WALTER BENJAMIM: A ARTE DE CITAR SEM ASPAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6952@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6952@3 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6952 |
Resumo: | [pt] A pesquisa sobre a arte de citar sem aspas é um estudo sobre a abrangência da filosofia da linguagem de Walter Benjamin. Esse estudo mostra que a arte de citar, descrita no trabalho Paris capital do século XIX - o livro das Passagens, responde ao modo de constituição da verdade proposto no prefácio do livro Origem do drama barroco alemão. Sob um modelo epistemológico- teológico e estético, Benjamin articula linguagem, história, teologia, filosofia e arte e propõe que o trabalho filosófico se efetive como interpretação alegórica. Benjamin está convicto de que a dimensão expressiva da linguagem é o lugar da verdade. Na imediatidade e historicidade da linguagem, a verdade se torna vis ível. Apresentase na esfera das idéias: ela é nome, é forma lingüística que confirma a união entre sensível e inteligível. Ela é uma estrutura monadológica que, como a obra de arte, não está pronta. A verdade se realiza historicamente, em uma configuração cuja cognoscibilidade recupera o passado, citando-o como origem. A arte de citar está em estreita correlação com a arte da montagem surrealista e em correlação com a forma da verdade e a forma da história. O passado, isto é, a história, pode ser citada, pois o objeto histórico, arrancado de seu contexto, explode o curso evolutivo da narrativa da história. Esse processo corresponde a uma intervenção crítica destruidora que rompe com conceitos estabelecidos e, alegoricamente, constrói uma nova tradição. No momento da escrita, no agora, a história é renomeada. |
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[pt] WALTER BENJAMIM: A ARTE DE CITAR SEM ASPAS[fr] WALTER BENJAMIN: L ART DE CITER SANS GUILLEMETS[pt] LINGUAGEM[pt] ARTE[pt] HISTORIA[fr] LANGAGE[fr] ART[fr] HISTOIRE[pt] A pesquisa sobre a arte de citar sem aspas é um estudo sobre a abrangência da filosofia da linguagem de Walter Benjamin. Esse estudo mostra que a arte de citar, descrita no trabalho Paris capital do século XIX - o livro das Passagens, responde ao modo de constituição da verdade proposto no prefácio do livro Origem do drama barroco alemão. Sob um modelo epistemológico- teológico e estético, Benjamin articula linguagem, história, teologia, filosofia e arte e propõe que o trabalho filosófico se efetive como interpretação alegórica. Benjamin está convicto de que a dimensão expressiva da linguagem é o lugar da verdade. Na imediatidade e historicidade da linguagem, a verdade se torna vis ível. Apresentase na esfera das idéias: ela é nome, é forma lingüística que confirma a união entre sensível e inteligível. Ela é uma estrutura monadológica que, como a obra de arte, não está pronta. A verdade se realiza historicamente, em uma configuração cuja cognoscibilidade recupera o passado, citando-o como origem. A arte de citar está em estreita correlação com a arte da montagem surrealista e em correlação com a forma da verdade e a forma da história. O passado, isto é, a história, pode ser citada, pois o objeto histórico, arrancado de seu contexto, explode o curso evolutivo da narrativa da história. Esse processo corresponde a uma intervenção crítica destruidora que rompe com conceitos estabelecidos e, alegoricamente, constrói uma nova tradição. No momento da escrita, no agora, a história é renomeada.[fr] La recherche sur l art de citer sans guillemets est une étude sur la philosophie du langage de Walter Benjamin. Cette étude montre que l art de citer, décrite dans le travail Paris capitale du XIXe siècle - Le livre des Passages, répond à la façon de constituer la vérité, proposée dans la préface du livre Origine du drame baroque allemand. D après un modèle épistémologique, théologique et esthétique, Benjamin articule langage, histoire, théologie, philosophie et art, et propose que le travail philosophique s effectue comme une interprétation allégorique. Benjamin est convaincu que la dimension expressive du langage est le lieu de la vérité. C est l immédiatité et l historicité du langage qui rendent visible la vérité. Celle-ci se présente dans la sphère des idées: elle est le nom, la forme linguistique qui ratifie l union entre le sensible et l intelligible. La vérité est une structure monadologique qui, ainsi que l oeuvre d art, n est pas accomplie. La vérité se réalise historiquement, dans une configuration dont le savoir récupère le passé, en le citant comme origine. L art de citer est en étroite corrélation avec l art du montage surréaliste, et en corrélation avec la forme de la vérité et la forme de l histoire. On peut citer le passé, c est-à-dire, l histoire, parce que l objet historique arraché à son contexte, fait exploser le cours évolutif de la narration de l histoire. Ce processus correspond à une intervention critique destructrice, qui rompt des concepts établis et, de façon allégorique, construit une nouvelle tradition. Au moment de l écriture, dans le maintenant, l histoire est nommée à nouveau.MAXWELLKATIA RODRIGUES MURICYANA LUIZA VARELLA FRANCO2005-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6952@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6952@3http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6952porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-10T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:6952Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-10T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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