[pt] OS GESTOS DO DESEJO: JOGO, ASPIRAÇÃO, MODERNIDADE E FORMA NOS CONTOS DE JULIO CORTÁZAR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7744@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7744@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7744 |
Resumo: | [pt] Trata-se de uma análise das narrativas curtas do escritor argentino Julio Cortázar (1914-1984), como alternativas à criação literária diante de determinados impasses colocados pelo mundo moderno. Pressupondo a dificuldade de delimitação da experiência em inícios e fins - ou seja, da representação dos propósitos finais das ações humanas -, num primeiro momento os contos de Cortázar surgem como totalidades cerradas que proporcionam o alcance de uma meta no território do jogo. O que se dá em um gesto contundente e preciso: um nocaute, uma estocada, um assassinato. Tais configurações, porém, são incapazes de satisfazer plenamente o desejo de unidade que alimentam; e assim são enfocados, numa segunda etapa, relatos que reconhecem a impossibilidade de cessação da vontade, manifestando uma cisão interna do discurso, mas ainda assim seguem em busca da criação de formas como espaço do diálogo e tentativa de um contato. Inscritos sobre as superfícies móveis do mundo moderno, estes contos trabalhariam cuidadosamente a matéria informe da linguagem para que, em gestos sutis, às vezes hesitantes - um olhar, um toque, um traço - manifeste-se a procura de um encontro e uma fugaz iminência de sentido. |
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[pt] OS GESTOS DO DESEJO: JOGO, ASPIRAÇÃO, MODERNIDADE E FORMA NOS CONTOS DE JULIO CORTÁZAR[en] THE GESTURES OF DESIRE: PLAY, LONGING, MODERNITY AND FORM IN JULIO CORTÁZAR`S SHORT STORIES[pt] JOGO[pt] CONTO[pt] ASPIRACAO[pt] LITERATURA ARGENTINA[pt] JULIO CORTAZAR[en] GAME[en] SHORT STORY[en] LONGING[en] ARGENTINE LITERATURE[en] JULIO CORTAZAR[pt] Trata-se de uma análise das narrativas curtas do escritor argentino Julio Cortázar (1914-1984), como alternativas à criação literária diante de determinados impasses colocados pelo mundo moderno. Pressupondo a dificuldade de delimitação da experiência em inícios e fins - ou seja, da representação dos propósitos finais das ações humanas -, num primeiro momento os contos de Cortázar surgem como totalidades cerradas que proporcionam o alcance de uma meta no território do jogo. O que se dá em um gesto contundente e preciso: um nocaute, uma estocada, um assassinato. Tais configurações, porém, são incapazes de satisfazer plenamente o desejo de unidade que alimentam; e assim são enfocados, numa segunda etapa, relatos que reconhecem a impossibilidade de cessação da vontade, manifestando uma cisão interna do discurso, mas ainda assim seguem em busca da criação de formas como espaço do diálogo e tentativa de um contato. Inscritos sobre as superfícies móveis do mundo moderno, estes contos trabalhariam cuidadosamente a matéria informe da linguagem para que, em gestos sutis, às vezes hesitantes - um olhar, um toque, um traço - manifeste-se a procura de um encontro e uma fugaz iminência de sentido.[en] The objective of this work is to analyse the short stories by the Argentine writer Julio Cortázar (1914-1984), as alternatives to literary creation in front of certains impasses placed by the modern world. Pressuposing the dificulty in delimitating experience in begginings and ends - that is, the representation of human action`s final purposes -, in a first moment Cortázar`s narratives appear as enclosured totalitys which provide the reach of a goal, in the territory of play, with a contusing, precise gesture: a knock-out, a thrust, a murder. These configurations, however, are incapable to satisfact the desire of unity they nourish; and so, in a second moment, the dissertation focuses stories which recognize the impossibility of ceasing desire, and then keep the the search of form as a dialogical space and attempt of contact. Inscribed on modernity`s unstable surfaces, these short stories work carefully the matter of language, so as to, in subtile, sometimes hesitating gestures - a look, a touch, a trace - they manifest the will of a gathering and an imminence of sense.MAXWELLRICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJOGUSTAVO NAVES FRANCO2006-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7744@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7744@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7744porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-06T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:7744Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-06T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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