SALVATION AND AFFECTIVITY: THE AFFECTIVE INTEGRATION IN THE THEOLOGY OF CHARLES ANDRÉ BERNARD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCIO VINICIUS DOS SANTOS DELPHIM
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4979@1
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Resumo: Durante um longo período o tema da afetividade esteve fora do discurso religioso. Este discurso religioso tendeu mais para a matiz da tradição grega, dando preferência para o discurso da razão na teologia. Contudo, a tradição cristã é formada pelo entrecruzamento de duas grandes Tradições religioso-culturais: a referida Tradição grega, baseada no discurso racional; e a Tradição semita, baseada na antropologia do coração, onde o conhecimento é visto como sabedoria e amor. Isso indica que, por detrás do componente afetivo existe uma real possibilidade de se conhecer, experienciar e, conseqüentemente, amar a Deus. A estrutura afetiva do ser humano torna-se, assim, em virtude de constituir-se basicamente como estrutura de acolhida, a maneira mais legítima de acolher a Deus. A afetividade humana garante, então, que toda a experiência de Deus seja uma experiência amorosa que revela ao ser humano sua verdade mais profunda: o ser humano é um ser em relação com seu Deus Criador e Salvador. A afetividade possibilita, assim, a apropriação da parte do ser humano da graça redentora que Deus lhe comunica numa relação sempre salutar. Jesus Cristo - o dom do Pai à humanidade - realiza em sua pessoa a salvação que Deus quer comunicar ao ser humano. A salvação consiste na participação do ser humano na vida divina mediante a ação do Espírito Santo que co- naturaliza o ser humano com Deus.
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