[pt] O SISTEMA DE EPICURO: DOS ELEMENTOS PRIMORDIAIS AO CULTIVO DE SI PARA A VIDA FELIZ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANIEL LINHARES ARAUJO DA SILVA
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14036@1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14036
Resumo: [pt] A filosofia de Epicuro divide-se, tradicionalmente, em três áreas: a Física, a Canônica e a Ética. Essas áreas dialogam entre si, não podendo ser compreendidas individualmente sem o estudo apurado das demais. Diante disso, esta dissertação se dividirá em quatro partes: a primeira, dedicada à Física, analisará tanto o desafio de Epicuro em levar adiante o atomismo exaltado por Demócrito e a física econômica democritiana, fundada sobre os dois elementos primordiais que permitem tanto a compreensão total da ordem cósmica, quanto a forma em que o sensualismo epicúreo diferiu do materialismo daqueles que apenas admitiam o ser e o material; a segunda tratará da Canônica, visto que, após trabalhar a physiologia, torna-se imprescindível abordar a questão do conhecimento e a sua origem, bem como a maneira através da qual a escola epicurista procurou definir o que é possível conhecer e como se deu a origem da linguagem; na terceira, estudar-se-á a Ética à luz dos temas da felicidade e do prazer, esclarecendo o que é o prazer e o que é a vida feliz para Epicuro, assim como este filósofo procurou lidar com o uso dos prazeres, definindo como deveria ser a postura e o agir dos homens que almejam a felicidade, opondo-se às teses hedonistas; na quarta parte, será defendida uma visão do epicurismo como uma filosofia terapêutica e prescritiva, balizada principalmente no ideal ascético do cultivo de si para uma vida feliz.
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spelling [pt] O SISTEMA DE EPICURO: DOS ELEMENTOS PRIMORDIAIS AO CULTIVO DE SI PARA A VIDA FELIZ[en] THE EPICURUS` SYSTEM: FROM THE PRIMORDIAL ELEMENTS TO THE CULTIVATION OF ONESELF FOR A HAPPY LIFE[pt] FELICIDADE[pt] EPICURO[pt] TEORIA DO CONHECIMENTO[en] HAPPINESS[en] EPICURO[en] THEORY OF THE KNOWLEDGE[pt] A filosofia de Epicuro divide-se, tradicionalmente, em três áreas: a Física, a Canônica e a Ética. Essas áreas dialogam entre si, não podendo ser compreendidas individualmente sem o estudo apurado das demais. Diante disso, esta dissertação se dividirá em quatro partes: a primeira, dedicada à Física, analisará tanto o desafio de Epicuro em levar adiante o atomismo exaltado por Demócrito e a física econômica democritiana, fundada sobre os dois elementos primordiais que permitem tanto a compreensão total da ordem cósmica, quanto a forma em que o sensualismo epicúreo diferiu do materialismo daqueles que apenas admitiam o ser e o material; a segunda tratará da Canônica, visto que, após trabalhar a physiologia, torna-se imprescindível abordar a questão do conhecimento e a sua origem, bem como a maneira através da qual a escola epicurista procurou definir o que é possível conhecer e como se deu a origem da linguagem; na terceira, estudar-se-á a Ética à luz dos temas da felicidade e do prazer, esclarecendo o que é o prazer e o que é a vida feliz para Epicuro, assim como este filósofo procurou lidar com o uso dos prazeres, definindo como deveria ser a postura e o agir dos homens que almejam a felicidade, opondo-se às teses hedonistas; na quarta parte, será defendida uma visão do epicurismo como uma filosofia terapêutica e prescritiva, balizada principalmente no ideal ascético do cultivo de si para uma vida feliz.[en] Traditionally Epicurus’ philosophy is divided in three areas: Physics, Canonic and Ethics. These areas dialog among themselves and they can’t be understood disconnected one from the others. Thus, this dissertation will be splitted into four parts: the first part will be dedicated to physics, analyzing the Epicurus` challenge of continuing the atomism exalted by Democritus and the democritian economical physics, based on the two primordial elements which allow the total comprehension of the cosmic order, as well as the manner that epicurean sensualism disagreed from those that only had accepted the being and the material; The second one will deal with the Canonic, once after having studied the physiology, it becomes vital to examine the subject of knowledge and its origin, likewise the way that epicureans determined what is knowable and what was the origin of the language; in the third part, will be studied the Ethic in the light of the themes of happiness and pleasure, clarifying what Epicurus considered as pleasure and as a blessed life, such as this philosopher dealt with the use of pleasure, defining how should be the attitude and the action of those men who long for happiness, opposing the hedonistic thesis; in the fourth part, will be advocate a view of epicurism as a therapeutic and prescriptive philosophy, based mainly on the ascetic ideal of the cultivation of oneself for a happy life.MAXWELLIRLEY FERNANDES FRANCODANIEL LINHARES ARAUJO DA SILVA2009-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14036@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14036@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14036porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:14036Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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