FRUSTUM CULLING HÍBRIDO UTILIZANDO CPU E GPU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: EDUARDO TELLES CARLOS
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31453@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31453@2
Resumo: Um dos problemas mais antigos da computação gráfica tem sido a determinação de visibilidade. Vários algoritmos têm sido desenvolvidos para viabilizar modelos cada vez maiores e detalhados. Dentre estes algoritmos, destaca-se o frustum culling, cujo papel é remover objetos que não sejam visíveis ao observador. Esse algoritmo, muito comum em várias aplicações, vem sofrendo melhorias ao longo dos anos, a fim de acelerar ainda mais a sua execução. Apesar de ser tratado como um problema bem resolvido na computação gráfica, alguns pontos ainda podem ser aperfeiçoados, e novas formas de descarte desenvolvidas. No que se refere aos modelos massivos, necessita-se de algoritmos de alta performance, pois a quantidade de cálculos aumenta significativamente. Este trabalho objetiva avaliar o algoritmo de frustum culling e suas otimizações, com o propósito de obter o melhor algoritmo possível implementado em CPU, além de analisar a influência de cada uma de suas partes em modelos massivos. Com base nessa análise, novas técnicas de frustum culling serão desenvolvidas, utilizando o poder computacional da GPU (Graphics Processing Unit), e comparadas com o resultado obtido apenas pela CPU. Como resultado, será proposta uma forma de frustum culling híbrido, que tentará aproveitar o melhor da CPU e da GPU.
id PUC_RIO-1_5c17cc7a990c870976aa1e4512c579b5
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:31453
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFRUSTUM CULLING HÍBRIDO UTILIZANDO CPU E GPU HYBRID FRUSTUM CULLING USING CPU AND GPU 2009-04-03ALBERTO BARBOSA RAPOSO01783987723lattes.cnpq.br/4394162331037750MARCELO GATTASS 26869799768lattes.cnpq.br/7454736736043931MARCELO GATTASS WALDEMAR CELES FILHOALBERTO BARBOSA RAPOSORODRIGO PENTEADO RIBEIRO DE TOLEDORODRIGO PENTEADO RIBEIRO DE TOLEDO09313696738EDUARDO TELLES CARLOSPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM INFORMÁTICAPUC-RioBRUm dos problemas mais antigos da computação gráfica tem sido a determinação de visibilidade. Vários algoritmos têm sido desenvolvidos para viabilizar modelos cada vez maiores e detalhados. Dentre estes algoritmos, destaca-se o frustum culling, cujo papel é remover objetos que não sejam visíveis ao observador. Esse algoritmo, muito comum em várias aplicações, vem sofrendo melhorias ao longo dos anos, a fim de acelerar ainda mais a sua execução. Apesar de ser tratado como um problema bem resolvido na computação gráfica, alguns pontos ainda podem ser aperfeiçoados, e novas formas de descarte desenvolvidas. No que se refere aos modelos massivos, necessita-se de algoritmos de alta performance, pois a quantidade de cálculos aumenta significativamente. Este trabalho objetiva avaliar o algoritmo de frustum culling e suas otimizações, com o propósito de obter o melhor algoritmo possível implementado em CPU, além de analisar a influência de cada uma de suas partes em modelos massivos. Com base nessa análise, novas técnicas de frustum culling serão desenvolvidas, utilizando o poder computacional da GPU (Graphics Processing Unit), e comparadas com o resultado obtido apenas pela CPU. Como resultado, será proposta uma forma de frustum culling híbrido, que tentará aproveitar o melhor da CPU e da GPU.The definition of visibility is a classical problem in Computer Graphics. Several algorithms have been developed to enable the visualization of huge and complex models. Among these algorithms, the frustum culling, which plays an important role in this area, is used to remove invisible objects by the observer. Besides being very usual in applications, this algorithm has been improved in order to accelerate its execution. Although being treated as a well-solved problem in Computer Graphics, some points can be enhanced yet, and new forms of culling may be disclosed as well. In massive models, for example, algorithms of high performance are required, since the calculus arises considerably. This work analyses the frustum culling algorithm and its optimizations, aiming to obtain the state-of-the-art algorithm implemented in CPU, as well as explains the influence of each of its steps in massive models. Based on this analysis, new GPU (Graphics Processing Unit) based frustum culling techniques will be developed and compared with the ones using only CPU. As a result, a hybrid frustum culling will be proposed, in order to achieve the best of CPU and GPU processing.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31453@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31453@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:36:18Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:31453Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv FRUSTUM CULLING HÍBRIDO UTILIZANDO CPU E GPU
dc.title.alternative.en.fl_str_mv HYBRID FRUSTUM CULLING USING CPU AND GPU
title FRUSTUM CULLING HÍBRIDO UTILIZANDO CPU E GPU
spellingShingle FRUSTUM CULLING HÍBRIDO UTILIZANDO CPU E GPU
EDUARDO TELLES CARLOS
title_short FRUSTUM CULLING HÍBRIDO UTILIZANDO CPU E GPU
title_full FRUSTUM CULLING HÍBRIDO UTILIZANDO CPU E GPU
title_fullStr FRUSTUM CULLING HÍBRIDO UTILIZANDO CPU E GPU
title_full_unstemmed FRUSTUM CULLING HÍBRIDO UTILIZANDO CPU E GPU
title_sort FRUSTUM CULLING HÍBRIDO UTILIZANDO CPU E GPU
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author EDUARDO TELLES CARLOS
author_facet EDUARDO TELLES CARLOS
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ALBERTO BARBOSA RAPOSO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01783987723
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4394162331037750
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv MARCELO GATTASS
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 26869799768
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7454736736043931
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARCELO GATTASS
dc.contributor.referee2.fl_str_mv WALDEMAR CELES FILHO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ALBERTO BARBOSA RAPOSO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv RODRIGO PENTEADO RIBEIRO DE TOLEDO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv RODRIGO PENTEADO RIBEIRO DE TOLEDO
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 09313696738
dc.contributor.author.fl_str_mv EDUARDO TELLES CARLOS
contributor_str_mv ALBERTO BARBOSA RAPOSO
MARCELO GATTASS
MARCELO GATTASS
WALDEMAR CELES FILHO
ALBERTO BARBOSA RAPOSO
RODRIGO PENTEADO RIBEIRO DE TOLEDO
RODRIGO PENTEADO RIBEIRO DE TOLEDO
description Um dos problemas mais antigos da computação gráfica tem sido a determinação de visibilidade. Vários algoritmos têm sido desenvolvidos para viabilizar modelos cada vez maiores e detalhados. Dentre estes algoritmos, destaca-se o frustum culling, cujo papel é remover objetos que não sejam visíveis ao observador. Esse algoritmo, muito comum em várias aplicações, vem sofrendo melhorias ao longo dos anos, a fim de acelerar ainda mais a sua execução. Apesar de ser tratado como um problema bem resolvido na computação gráfica, alguns pontos ainda podem ser aperfeiçoados, e novas formas de descarte desenvolvidas. No que se refere aos modelos massivos, necessita-se de algoritmos de alta performance, pois a quantidade de cálculos aumenta significativamente. Este trabalho objetiva avaliar o algoritmo de frustum culling e suas otimizações, com o propósito de obter o melhor algoritmo possível implementado em CPU, além de analisar a influência de cada uma de suas partes em modelos massivos. Com base nessa análise, novas técnicas de frustum culling serão desenvolvidas, utilizando o poder computacional da GPU (Graphics Processing Unit), e comparadas com o resultado obtido apenas pela CPU. Como resultado, será proposta uma forma de frustum culling híbrido, que tentará aproveitar o melhor da CPU e da GPU.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-04-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31453@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31453@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31453@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31453@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM INFORMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324933580095488