[pt] A LITHOS EDIÇÕES DE ARTE E AS TRANSIÇÕES DE USO DAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEDRO SANCHEZ CARDOSO
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11913@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11913@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11913
Resumo: [pt] Esta dissertação analisa as transições de usos pelas quais passaram as técnicas de reprodução de imagens. São identificadas as diferentes roupagens funcionais assumidas por tais fazeres e, dentre elas, privilegiadas as abordagens especificamente artísticas: aquelas que se valem de técnicas que perderam sua utilização funcional e aquelas que se apropriam de técnicas até então marcadas estritamente por esta funcionalidade. Nesse contexto, é então estudada a atuação da Lithos Edições de Arte, oficina gráfica fundada em 1973, no Rio de Janeiro. Ao longo de 35 anos, a Lithos vem trabalhando junto a importantes nomes das artes brasileiras, oferecendo-os a possibilidade de realizar trabalhos em série em serigrafia e litografia. Desde 2005, esta oficina realiza uma pioneira experiência com a nova técnica de gravação digital de matrizes de off-set, o CTP, computer-to-plate. Desenvolvidas e direcionadas para a industria gráfica, na Lithos, essas matrizes são adaptadas e impressas em uma prensa litográfica Marinoni, do século XIX.
id PUC_RIO-1_5c444711a16c27cad38785f6724f2169
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:11913
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] A LITHOS EDIÇÕES DE ARTE E AS TRANSIÇÕES DE USO DAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS [en] LITHOS EDIÇÕES DE ARTE AND THE TRANSITIONS OF USES OF THE TECHNIQUES OF REPRODUCTION OF IMAGES [pt] GRAVURA[pt] XILOGRAVURA[pt] INDUSTRIA GRAFICA[en] PRINTMAKING[en] WOODCUT[en] GRAPHIC INDUSTRY[pt] Esta dissertação analisa as transições de usos pelas quais passaram as técnicas de reprodução de imagens. São identificadas as diferentes roupagens funcionais assumidas por tais fazeres e, dentre elas, privilegiadas as abordagens especificamente artísticas: aquelas que se valem de técnicas que perderam sua utilização funcional e aquelas que se apropriam de técnicas até então marcadas estritamente por esta funcionalidade. Nesse contexto, é então estudada a atuação da Lithos Edições de Arte, oficina gráfica fundada em 1973, no Rio de Janeiro. Ao longo de 35 anos, a Lithos vem trabalhando junto a importantes nomes das artes brasileiras, oferecendo-os a possibilidade de realizar trabalhos em série em serigrafia e litografia. Desde 2005, esta oficina realiza uma pioneira experiência com a nova técnica de gravação digital de matrizes de off-set, o CTP, computer-to-plate. Desenvolvidas e direcionadas para a industria gráfica, na Lithos, essas matrizes são adaptadas e impressas em uma prensa litográfica Marinoni, do século XIX.[en] This dissertation analyzes the transitions of uses that the techniques of reproduction of images have passed through. The study identifies different functional outwardness assumed for such doings, and, among them, it privileges the specifically artistic approaches: those using techniques that lost their functional use and those that appropriate of techniques strictly marked until then by this functionality. In that context, it is, then, studied the performance of Lithos Edições de Arte, graphic workshop founded in 1973, in Rio de Janeiro. Along 35 years, Lithos is working close to important names of the Brazilian arts, offering them the possibility to carry out serial works in screen-printing and lithograph. Since 2005, this workshop accomplishes a pioneer experience with the new technique of digital recording of offset matrices, CTP, computer-to-plate. Developed and addressed for the graphic industry, in Lithos, those matrices are adapted and printed in a lithographic press Marinoni, of the century XIX.MAXWELLANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUESANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUESPEDRO SANCHEZ CARDOSO2008-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11913@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11913@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11913porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-01T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:11913Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-01T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] A LITHOS EDIÇÕES DE ARTE E AS TRANSIÇÕES DE USO DAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS
[en] LITHOS EDIÇÕES DE ARTE AND THE TRANSITIONS OF USES OF THE TECHNIQUES OF REPRODUCTION OF IMAGES
title [pt] A LITHOS EDIÇÕES DE ARTE E AS TRANSIÇÕES DE USO DAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS
spellingShingle [pt] A LITHOS EDIÇÕES DE ARTE E AS TRANSIÇÕES DE USO DAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS
PEDRO SANCHEZ CARDOSO
[pt] GRAVURA
[pt] XILOGRAVURA
[pt] INDUSTRIA GRAFICA
[en] PRINTMAKING
[en] WOODCUT
[en] GRAPHIC INDUSTRY
title_short [pt] A LITHOS EDIÇÕES DE ARTE E AS TRANSIÇÕES DE USO DAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS
title_full [pt] A LITHOS EDIÇÕES DE ARTE E AS TRANSIÇÕES DE USO DAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS
title_fullStr [pt] A LITHOS EDIÇÕES DE ARTE E AS TRANSIÇÕES DE USO DAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS
title_full_unstemmed [pt] A LITHOS EDIÇÕES DE ARTE E AS TRANSIÇÕES DE USO DAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS
title_sort [pt] A LITHOS EDIÇÕES DE ARTE E AS TRANSIÇÕES DE USO DAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS
author PEDRO SANCHEZ CARDOSO
author_facet PEDRO SANCHEZ CARDOSO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES
dc.contributor.author.fl_str_mv PEDRO SANCHEZ CARDOSO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] GRAVURA
[pt] XILOGRAVURA
[pt] INDUSTRIA GRAFICA
[en] PRINTMAKING
[en] WOODCUT
[en] GRAPHIC INDUSTRY
topic [pt] GRAVURA
[pt] XILOGRAVURA
[pt] INDUSTRIA GRAFICA
[en] PRINTMAKING
[en] WOODCUT
[en] GRAPHIC INDUSTRY
description [pt] Esta dissertação analisa as transições de usos pelas quais passaram as técnicas de reprodução de imagens. São identificadas as diferentes roupagens funcionais assumidas por tais fazeres e, dentre elas, privilegiadas as abordagens especificamente artísticas: aquelas que se valem de técnicas que perderam sua utilização funcional e aquelas que se apropriam de técnicas até então marcadas estritamente por esta funcionalidade. Nesse contexto, é então estudada a atuação da Lithos Edições de Arte, oficina gráfica fundada em 1973, no Rio de Janeiro. Ao longo de 35 anos, a Lithos vem trabalhando junto a importantes nomes das artes brasileiras, oferecendo-os a possibilidade de realizar trabalhos em série em serigrafia e litografia. Desde 2005, esta oficina realiza uma pioneira experiência com a nova técnica de gravação digital de matrizes de off-set, o CTP, computer-to-plate. Desenvolvidas e direcionadas para a industria gráfica, na Lithos, essas matrizes são adaptadas e impressas em uma prensa litográfica Marinoni, do século XIX.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11913@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11913@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11913
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11913@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11913@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822568415199232