[pt] A LITHOS EDIÇÕES DE ARTE E AS TRANSIÇÕES DE USO DAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11913@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11913@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11913 |
Resumo: | [pt] Esta dissertação analisa as transições de usos pelas quais passaram as técnicas de reprodução de imagens. São identificadas as diferentes roupagens funcionais assumidas por tais fazeres e, dentre elas, privilegiadas as abordagens especificamente artísticas: aquelas que se valem de técnicas que perderam sua utilização funcional e aquelas que se apropriam de técnicas até então marcadas estritamente por esta funcionalidade. Nesse contexto, é então estudada a atuação da Lithos Edições de Arte, oficina gráfica fundada em 1973, no Rio de Janeiro. Ao longo de 35 anos, a Lithos vem trabalhando junto a importantes nomes das artes brasileiras, oferecendo-os a possibilidade de realizar trabalhos em série em serigrafia e litografia. Desde 2005, esta oficina realiza uma pioneira experiência com a nova técnica de gravação digital de matrizes de off-set, o CTP, computer-to-plate. Desenvolvidas e direcionadas para a industria gráfica, na Lithos, essas matrizes são adaptadas e impressas em uma prensa litográfica Marinoni, do século XIX. |
id |
PUC_RIO-1_5c444711a16c27cad38785f6724f2169 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:11913 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] A LITHOS EDIÇÕES DE ARTE E AS TRANSIÇÕES DE USO DAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS [en] LITHOS EDIÇÕES DE ARTE AND THE TRANSITIONS OF USES OF THE TECHNIQUES OF REPRODUCTION OF IMAGES [pt] GRAVURA[pt] XILOGRAVURA[pt] INDUSTRIA GRAFICA[en] PRINTMAKING[en] WOODCUT[en] GRAPHIC INDUSTRY[pt] Esta dissertação analisa as transições de usos pelas quais passaram as técnicas de reprodução de imagens. São identificadas as diferentes roupagens funcionais assumidas por tais fazeres e, dentre elas, privilegiadas as abordagens especificamente artísticas: aquelas que se valem de técnicas que perderam sua utilização funcional e aquelas que se apropriam de técnicas até então marcadas estritamente por esta funcionalidade. Nesse contexto, é então estudada a atuação da Lithos Edições de Arte, oficina gráfica fundada em 1973, no Rio de Janeiro. Ao longo de 35 anos, a Lithos vem trabalhando junto a importantes nomes das artes brasileiras, oferecendo-os a possibilidade de realizar trabalhos em série em serigrafia e litografia. Desde 2005, esta oficina realiza uma pioneira experiência com a nova técnica de gravação digital de matrizes de off-set, o CTP, computer-to-plate. Desenvolvidas e direcionadas para a industria gráfica, na Lithos, essas matrizes são adaptadas e impressas em uma prensa litográfica Marinoni, do século XIX.[en] This dissertation analyzes the transitions of uses that the techniques of reproduction of images have passed through. The study identifies different functional outwardness assumed for such doings, and, among them, it privileges the specifically artistic approaches: those using techniques that lost their functional use and those that appropriate of techniques strictly marked until then by this functionality. In that context, it is, then, studied the performance of Lithos Edições de Arte, graphic workshop founded in 1973, in Rio de Janeiro. Along 35 years, Lithos is working close to important names of the Brazilian arts, offering them the possibility to carry out serial works in screen-printing and lithograph. Since 2005, this workshop accomplishes a pioneer experience with the new technique of digital recording of offset matrices, CTP, computer-to-plate. Developed and addressed for the graphic industry, in Lithos, those matrices are adapted and printed in a lithographic press Marinoni, of the century XIX.MAXWELLANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUESANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUESPEDRO SANCHEZ CARDOSO2008-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11913@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11913@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11913porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-01T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:11913Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-01T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] A LITHOS EDIÇÕES DE ARTE E AS TRANSIÇÕES DE USO DAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS [en] LITHOS EDIÇÕES DE ARTE AND THE TRANSITIONS OF USES OF THE TECHNIQUES OF REPRODUCTION OF IMAGES |
title |
[pt] A LITHOS EDIÇÕES DE ARTE E AS TRANSIÇÕES DE USO DAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS |
spellingShingle |
[pt] A LITHOS EDIÇÕES DE ARTE E AS TRANSIÇÕES DE USO DAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS PEDRO SANCHEZ CARDOSO [pt] GRAVURA [pt] XILOGRAVURA [pt] INDUSTRIA GRAFICA [en] PRINTMAKING [en] WOODCUT [en] GRAPHIC INDUSTRY |
title_short |
[pt] A LITHOS EDIÇÕES DE ARTE E AS TRANSIÇÕES DE USO DAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS |
title_full |
[pt] A LITHOS EDIÇÕES DE ARTE E AS TRANSIÇÕES DE USO DAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS |
title_fullStr |
[pt] A LITHOS EDIÇÕES DE ARTE E AS TRANSIÇÕES DE USO DAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS |
title_full_unstemmed |
[pt] A LITHOS EDIÇÕES DE ARTE E AS TRANSIÇÕES DE USO DAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS |
title_sort |
[pt] A LITHOS EDIÇÕES DE ARTE E AS TRANSIÇÕES DE USO DAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS |
author |
PEDRO SANCHEZ CARDOSO |
author_facet |
PEDRO SANCHEZ CARDOSO |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEDRO SANCHEZ CARDOSO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] GRAVURA [pt] XILOGRAVURA [pt] INDUSTRIA GRAFICA [en] PRINTMAKING [en] WOODCUT [en] GRAPHIC INDUSTRY |
topic |
[pt] GRAVURA [pt] XILOGRAVURA [pt] INDUSTRIA GRAFICA [en] PRINTMAKING [en] WOODCUT [en] GRAPHIC INDUSTRY |
description |
[pt] Esta dissertação analisa as transições de usos pelas quais passaram as técnicas de reprodução de imagens. São identificadas as diferentes roupagens funcionais assumidas por tais fazeres e, dentre elas, privilegiadas as abordagens especificamente artísticas: aquelas que se valem de técnicas que perderam sua utilização funcional e aquelas que se apropriam de técnicas até então marcadas estritamente por esta funcionalidade. Nesse contexto, é então estudada a atuação da Lithos Edições de Arte, oficina gráfica fundada em 1973, no Rio de Janeiro. Ao longo de 35 anos, a Lithos vem trabalhando junto a importantes nomes das artes brasileiras, oferecendo-os a possibilidade de realizar trabalhos em série em serigrafia e litografia. Desde 2005, esta oficina realiza uma pioneira experiência com a nova técnica de gravação digital de matrizes de off-set, o CTP, computer-to-plate. Desenvolvidas e direcionadas para a industria gráfica, na Lithos, essas matrizes são adaptadas e impressas em uma prensa litográfica Marinoni, do século XIX. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11913@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11913@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11913 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11913@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11913@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822568415199232 |