[pt] CIDADANIA MIDIÁTICA: TEMATIZAÇÃO E AGENDAMENTO NO PARCEIRO DO RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRÉA PESTANA CAROLI DE FREITAS
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27325@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27325@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27325
Resumo: [pt] A presente pesquisa analisa o fenômeno da popularização midiática, a partir do quadro Parceiro do RJ, veiculado pela TV Globo, busca-se entender os temas que sustentam a construção de uma cidadania midiática veiculada pela emissora referente às comunidades populares. A propossta do estudo é o acompanhamento da tematização e agendamento promovidos pelas pautas exibidas pelo programa. Três categorias temáticas foram identificadas na representação de cidadania proposta pelo telejornal: problemas de infraestrutura urbana; religiosidade; e expressões culturais. A partir das análises das categorias temáticas, evidencia- se o modo pelo qual a emissora se utiliza de agentes das comunidades representadas no quadro, Parceiro do RJ, para a construção e legitimação de sua dinâmica discursiva.
id PUC_RIO-1_5d04da5bf5e5c9cdf007841308caa322
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:27325
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] CIDADANIA MIDIÁTICA: TEMATIZAÇÃO E AGENDAMENTO NO PARCEIRO DO RJ[en] CITIZENSHIP AND THEME MEDIA-SCHEDULING IN PARTNER RJ [pt] TEMATIZACAO[pt] PARCEIRO DO RJ[pt] MIDIA TELEVISIVA[pt] AGENDAMENTO[en] THEMATIZATION[en] PARTNER RJ[en] TELEVISION MEDIA[en] SCHEDULING[pt] A presente pesquisa analisa o fenômeno da popularização midiática, a partir do quadro Parceiro do RJ, veiculado pela TV Globo, busca-se entender os temas que sustentam a construção de uma cidadania midiática veiculada pela emissora referente às comunidades populares. A propossta do estudo é o acompanhamento da tematização e agendamento promovidos pelas pautas exibidas pelo programa. Três categorias temáticas foram identificadas na representação de cidadania proposta pelo telejornal: problemas de infraestrutura urbana; religiosidade; e expressões culturais. A partir das análises das categorias temáticas, evidencia- se o modo pelo qual a emissora se utiliza de agentes das comunidades representadas no quadro, Parceiro do RJ, para a construção e legitimação de sua dinâmica discursiva.[en] This study issues the phenomenon of media popularization by analysing the Brazilian news show Parceiro do RJ -TV Globo, in order to aprehend the elements that compose the representation of a media citizenship expressed in its agenda. By analysing this agenda, three main topics were identified on the representation of the media citizenship proposed by the news show: urban infrastructure; religiosity; and cultural expressions. The analysis showed the way through which the media corporation uses social agents discourse to legitimate their own positions. MAXWELLADRIANA ANDRADE BRAGAANDRÉA PESTANA CAROLI DE FREITAS2016-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27325@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27325@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27325porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:27325Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] CIDADANIA MIDIÁTICA: TEMATIZAÇÃO E AGENDAMENTO NO PARCEIRO DO RJ
[en] CITIZENSHIP AND THEME MEDIA-SCHEDULING IN PARTNER RJ
title [pt] CIDADANIA MIDIÁTICA: TEMATIZAÇÃO E AGENDAMENTO NO PARCEIRO DO RJ
spellingShingle [pt] CIDADANIA MIDIÁTICA: TEMATIZAÇÃO E AGENDAMENTO NO PARCEIRO DO RJ
ANDRÉA PESTANA CAROLI DE FREITAS
[pt] TEMATIZACAO
[pt] PARCEIRO DO RJ
[pt] MIDIA TELEVISIVA
[pt] AGENDAMENTO
[en] THEMATIZATION
[en] PARTNER RJ
[en] TELEVISION MEDIA
[en] SCHEDULING
title_short [pt] CIDADANIA MIDIÁTICA: TEMATIZAÇÃO E AGENDAMENTO NO PARCEIRO DO RJ
title_full [pt] CIDADANIA MIDIÁTICA: TEMATIZAÇÃO E AGENDAMENTO NO PARCEIRO DO RJ
title_fullStr [pt] CIDADANIA MIDIÁTICA: TEMATIZAÇÃO E AGENDAMENTO NO PARCEIRO DO RJ
title_full_unstemmed [pt] CIDADANIA MIDIÁTICA: TEMATIZAÇÃO E AGENDAMENTO NO PARCEIRO DO RJ
title_sort [pt] CIDADANIA MIDIÁTICA: TEMATIZAÇÃO E AGENDAMENTO NO PARCEIRO DO RJ
author ANDRÉA PESTANA CAROLI DE FREITAS
author_facet ANDRÉA PESTANA CAROLI DE FREITAS
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ADRIANA ANDRADE BRAGA
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRÉA PESTANA CAROLI DE FREITAS
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] TEMATIZACAO
[pt] PARCEIRO DO RJ
[pt] MIDIA TELEVISIVA
[pt] AGENDAMENTO
[en] THEMATIZATION
[en] PARTNER RJ
[en] TELEVISION MEDIA
[en] SCHEDULING
topic [pt] TEMATIZACAO
[pt] PARCEIRO DO RJ
[pt] MIDIA TELEVISIVA
[pt] AGENDAMENTO
[en] THEMATIZATION
[en] PARTNER RJ
[en] TELEVISION MEDIA
[en] SCHEDULING
description [pt] A presente pesquisa analisa o fenômeno da popularização midiática, a partir do quadro Parceiro do RJ, veiculado pela TV Globo, busca-se entender os temas que sustentam a construção de uma cidadania midiática veiculada pela emissora referente às comunidades populares. A propossta do estudo é o acompanhamento da tematização e agendamento promovidos pelas pautas exibidas pelo programa. Três categorias temáticas foram identificadas na representação de cidadania proposta pelo telejornal: problemas de infraestrutura urbana; religiosidade; e expressões culturais. A partir das análises das categorias temáticas, evidencia- se o modo pelo qual a emissora se utiliza de agentes das comunidades representadas no quadro, Parceiro do RJ, para a construção e legitimação de sua dinâmica discursiva.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27325@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27325@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27325
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27325@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27325@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822596324098048