[pt] CIDADANIA MIDIÁTICA: TEMATIZAÇÃO E AGENDAMENTO NO PARCEIRO DO RJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27325@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27325@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27325 |
Resumo: | [pt] A presente pesquisa analisa o fenômeno da popularização midiática, a partir do quadro Parceiro do RJ, veiculado pela TV Globo, busca-se entender os temas que sustentam a construção de uma cidadania midiática veiculada pela emissora referente às comunidades populares. A propossta do estudo é o acompanhamento da tematização e agendamento promovidos pelas pautas exibidas pelo programa. Três categorias temáticas foram identificadas na representação de cidadania proposta pelo telejornal: problemas de infraestrutura urbana; religiosidade; e expressões culturais. A partir das análises das categorias temáticas, evidencia- se o modo pelo qual a emissora se utiliza de agentes das comunidades representadas no quadro, Parceiro do RJ, para a construção e legitimação de sua dinâmica discursiva. |
id |
PUC_RIO-1_5d04da5bf5e5c9cdf007841308caa322 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:27325 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] CIDADANIA MIDIÁTICA: TEMATIZAÇÃO E AGENDAMENTO NO PARCEIRO DO RJ[en] CITIZENSHIP AND THEME MEDIA-SCHEDULING IN PARTNER RJ [pt] TEMATIZACAO[pt] PARCEIRO DO RJ[pt] MIDIA TELEVISIVA[pt] AGENDAMENTO[en] THEMATIZATION[en] PARTNER RJ[en] TELEVISION MEDIA[en] SCHEDULING[pt] A presente pesquisa analisa o fenômeno da popularização midiática, a partir do quadro Parceiro do RJ, veiculado pela TV Globo, busca-se entender os temas que sustentam a construção de uma cidadania midiática veiculada pela emissora referente às comunidades populares. A propossta do estudo é o acompanhamento da tematização e agendamento promovidos pelas pautas exibidas pelo programa. Três categorias temáticas foram identificadas na representação de cidadania proposta pelo telejornal: problemas de infraestrutura urbana; religiosidade; e expressões culturais. A partir das análises das categorias temáticas, evidencia- se o modo pelo qual a emissora se utiliza de agentes das comunidades representadas no quadro, Parceiro do RJ, para a construção e legitimação de sua dinâmica discursiva.[en] This study issues the phenomenon of media popularization by analysing the Brazilian news show Parceiro do RJ -TV Globo, in order to aprehend the elements that compose the representation of a media citizenship expressed in its agenda. By analysing this agenda, three main topics were identified on the representation of the media citizenship proposed by the news show: urban infrastructure; religiosity; and cultural expressions. The analysis showed the way through which the media corporation uses social agents discourse to legitimate their own positions. MAXWELLADRIANA ANDRADE BRAGAANDRÉA PESTANA CAROLI DE FREITAS2016-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27325@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27325@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27325porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:27325Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] CIDADANIA MIDIÁTICA: TEMATIZAÇÃO E AGENDAMENTO NO PARCEIRO DO RJ [en] CITIZENSHIP AND THEME MEDIA-SCHEDULING IN PARTNER RJ |
title |
[pt] CIDADANIA MIDIÁTICA: TEMATIZAÇÃO E AGENDAMENTO NO PARCEIRO DO RJ |
spellingShingle |
[pt] CIDADANIA MIDIÁTICA: TEMATIZAÇÃO E AGENDAMENTO NO PARCEIRO DO RJ ANDRÉA PESTANA CAROLI DE FREITAS [pt] TEMATIZACAO [pt] PARCEIRO DO RJ [pt] MIDIA TELEVISIVA [pt] AGENDAMENTO [en] THEMATIZATION [en] PARTNER RJ [en] TELEVISION MEDIA [en] SCHEDULING |
title_short |
[pt] CIDADANIA MIDIÁTICA: TEMATIZAÇÃO E AGENDAMENTO NO PARCEIRO DO RJ |
title_full |
[pt] CIDADANIA MIDIÁTICA: TEMATIZAÇÃO E AGENDAMENTO NO PARCEIRO DO RJ |
title_fullStr |
[pt] CIDADANIA MIDIÁTICA: TEMATIZAÇÃO E AGENDAMENTO NO PARCEIRO DO RJ |
title_full_unstemmed |
[pt] CIDADANIA MIDIÁTICA: TEMATIZAÇÃO E AGENDAMENTO NO PARCEIRO DO RJ |
title_sort |
[pt] CIDADANIA MIDIÁTICA: TEMATIZAÇÃO E AGENDAMENTO NO PARCEIRO DO RJ |
author |
ANDRÉA PESTANA CAROLI DE FREITAS |
author_facet |
ANDRÉA PESTANA CAROLI DE FREITAS |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ADRIANA ANDRADE BRAGA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANDRÉA PESTANA CAROLI DE FREITAS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] TEMATIZACAO [pt] PARCEIRO DO RJ [pt] MIDIA TELEVISIVA [pt] AGENDAMENTO [en] THEMATIZATION [en] PARTNER RJ [en] TELEVISION MEDIA [en] SCHEDULING |
topic |
[pt] TEMATIZACAO [pt] PARCEIRO DO RJ [pt] MIDIA TELEVISIVA [pt] AGENDAMENTO [en] THEMATIZATION [en] PARTNER RJ [en] TELEVISION MEDIA [en] SCHEDULING |
description |
[pt] A presente pesquisa analisa o fenômeno da popularização midiática, a partir do quadro Parceiro do RJ, veiculado pela TV Globo, busca-se entender os temas que sustentam a construção de uma cidadania midiática veiculada pela emissora referente às comunidades populares. A propossta do estudo é o acompanhamento da tematização e agendamento promovidos pelas pautas exibidas pelo programa. Três categorias temáticas foram identificadas na representação de cidadania proposta pelo telejornal: problemas de infraestrutura urbana; religiosidade; e expressões culturais. A partir das análises das categorias temáticas, evidencia- se o modo pelo qual a emissora se utiliza de agentes das comunidades representadas no quadro, Parceiro do RJ, para a construção e legitimação de sua dinâmica discursiva. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27325@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27325@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27325 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27325@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27325@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822596324098048 |