CLASSIFICAÇÃO PERCEPTIVA NA AÇÃO PROJETUAL DOS JOGOS ELETRÔNICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEANDRO DUARTE CICCARELLI
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38514@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38514@2
Resumo: Essa dissertação procurou refletir a deficiência sensorial no universo dos jogos eletrônicos, balizando-se nos conceitos da fenomenologia, sinestesia, interface, virtualidade do corpo e comunicação procurando contextualizá-los com exemplos, citando reportagens, estudos acadêmicos, bem como algumas possibilidades advindas da tecnologia de substituição sensorial eletrotátil. Trabalhou-se o conceito de game sinestésico, tipo de jogo eletrônico que permite ao jogador perceber os elementos virtuais, sejam eles visuais, auditivos, táteis, gustativos ou olfativos, por meio de um canal sensorial não tradicional. Essa ocorrência insere-se no âmbito da sinestesia constitutiva, que compreende a integração dos mecanismos cerebrais e cognitivos, onde o indivíduo pode realmente enxergar cores ao escutar um determinado som, pode sentir um sabor ao encostar numa determinada superfície. Vale ressaltar a natureza filosófica de tal tecnologia, ou seja, abrange o maior número possível de pessoas, sejam deficientes sensoriais (em todos seus níveis) ou pessoas que não possuem nenhuma deficiência sensorial significativa. O desdobramento do estudo resultou no desenvolvimento de uma classificação perceptiva para os jogos eletrônicos.
id PUC_RIO-1_5d097bb7f31a97ec502d38a87e7bfb94
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:38514
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCLASSIFICAÇÃO PERCEPTIVA NA AÇÃO PROJETUAL DOS JOGOS ELETRÔNICOS PERCEPTUAL CLASSIFICATION IN ACTION PROJECTUAL ELECTRONIC GAMES 2011-03-29RITA MARIA DE SOUZA COUTO00498488706lattes.cnpq.br/5874218092323774RITA MARIA DE SOUZA COUTONILTON GONCALVES GAMBA JUNIORESTEBAN WALTER GONZALEZ CLUAESTEBAN WALTER GONZALEZ CLUA09112362794lattes.cnpq.br/2322904187959546LEANDRO DUARTE CICCARELLIPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBREssa dissertação procurou refletir a deficiência sensorial no universo dos jogos eletrônicos, balizando-se nos conceitos da fenomenologia, sinestesia, interface, virtualidade do corpo e comunicação procurando contextualizá-los com exemplos, citando reportagens, estudos acadêmicos, bem como algumas possibilidades advindas da tecnologia de substituição sensorial eletrotátil. Trabalhou-se o conceito de game sinestésico, tipo de jogo eletrônico que permite ao jogador perceber os elementos virtuais, sejam eles visuais, auditivos, táteis, gustativos ou olfativos, por meio de um canal sensorial não tradicional. Essa ocorrência insere-se no âmbito da sinestesia constitutiva, que compreende a integração dos mecanismos cerebrais e cognitivos, onde o indivíduo pode realmente enxergar cores ao escutar um determinado som, pode sentir um sabor ao encostar numa determinada superfície. Vale ressaltar a natureza filosófica de tal tecnologia, ou seja, abrange o maior número possível de pessoas, sejam deficientes sensoriais (em todos seus níveis) ou pessoas que não possuem nenhuma deficiência sensorial significativa. O desdobramento do estudo resultou no desenvolvimento de uma classificação perceptiva para os jogos eletrônicos.This dissertation sought to reflect the sensory disability in the world of video games, it marks on the concepts of phenomenology, synesthesia, interface, virtual communication and the body looking for contextualizing them with examples, citing media reports, academic studies, as well as some possibilities that come from technology electrotactile sensory substitution. Worked up the concept of kinesthetic game, kind of electronic game that allows players to realize the virtual elements, be they visual, auditory, tactile, taste or smell, through a sensory channel non-traditional. This occurrence is within the scope of the constitutive synesthesia, which includes the integration of brain and cognitive mechanisms, where the individual can actually see colors when listening to a particular sound, you can feel a taste for touching a surface. It is worth mentioning the philosophical nature of such technology, in other words, covering the largest possible number of people with disabilities are sensory (all levels) or people who have no significant sensory impairment. The unfolding of the study resulted in the development of a perceptual classification for games.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38514@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38514@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:49:57Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:38514Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-05-30T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv CLASSIFICAÇÃO PERCEPTIVA NA AÇÃO PROJETUAL DOS JOGOS ELETRÔNICOS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv PERCEPTUAL CLASSIFICATION IN ACTION PROJECTUAL ELECTRONIC GAMES
title CLASSIFICAÇÃO PERCEPTIVA NA AÇÃO PROJETUAL DOS JOGOS ELETRÔNICOS
spellingShingle CLASSIFICAÇÃO PERCEPTIVA NA AÇÃO PROJETUAL DOS JOGOS ELETRÔNICOS
LEANDRO DUARTE CICCARELLI
title_short CLASSIFICAÇÃO PERCEPTIVA NA AÇÃO PROJETUAL DOS JOGOS ELETRÔNICOS
title_full CLASSIFICAÇÃO PERCEPTIVA NA AÇÃO PROJETUAL DOS JOGOS ELETRÔNICOS
title_fullStr CLASSIFICAÇÃO PERCEPTIVA NA AÇÃO PROJETUAL DOS JOGOS ELETRÔNICOS
title_full_unstemmed CLASSIFICAÇÃO PERCEPTIVA NA AÇÃO PROJETUAL DOS JOGOS ELETRÔNICOS
title_sort CLASSIFICAÇÃO PERCEPTIVA NA AÇÃO PROJETUAL DOS JOGOS ELETRÔNICOS
author LEANDRO DUARTE CICCARELLI
author_facet LEANDRO DUARTE CICCARELLI
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv RITA MARIA DE SOUZA COUTO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00498488706
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5874218092323774
dc.contributor.referee1.fl_str_mv RITA MARIA DE SOUZA COUTO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ESTEBAN WALTER GONZALEZ CLUA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ESTEBAN WALTER GONZALEZ CLUA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 09112362794
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/2322904187959546
dc.contributor.author.fl_str_mv LEANDRO DUARTE CICCARELLI
contributor_str_mv RITA MARIA DE SOUZA COUTO
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR
ESTEBAN WALTER GONZALEZ CLUA
ESTEBAN WALTER GONZALEZ CLUA
description Essa dissertação procurou refletir a deficiência sensorial no universo dos jogos eletrônicos, balizando-se nos conceitos da fenomenologia, sinestesia, interface, virtualidade do corpo e comunicação procurando contextualizá-los com exemplos, citando reportagens, estudos acadêmicos, bem como algumas possibilidades advindas da tecnologia de substituição sensorial eletrotátil. Trabalhou-se o conceito de game sinestésico, tipo de jogo eletrônico que permite ao jogador perceber os elementos virtuais, sejam eles visuais, auditivos, táteis, gustativos ou olfativos, por meio de um canal sensorial não tradicional. Essa ocorrência insere-se no âmbito da sinestesia constitutiva, que compreende a integração dos mecanismos cerebrais e cognitivos, onde o indivíduo pode realmente enxergar cores ao escutar um determinado som, pode sentir um sabor ao encostar numa determinada superfície. Vale ressaltar a natureza filosófica de tal tecnologia, ou seja, abrange o maior número possível de pessoas, sejam deficientes sensoriais (em todos seus níveis) ou pessoas que não possuem nenhuma deficiência sensorial significativa. O desdobramento do estudo resultou no desenvolvimento de uma classificação perceptiva para os jogos eletrônicos.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38514@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38514@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38514@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38514@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324945619845120