[en] EVIDENCE OF VALIDITY OF A COMPUTERIZED EXECUTIVE TEST IN SCHOOL CHILDREN
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33956@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33956@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33956 |
Resumo: | [pt] O uso da tecnologia na avaliação neuropsicológica infantil oferece uma série de facilidades como: otimização do tempo, redução de custo e melhor refinamento da cognição por meio do tempo de reação. No Brasil, esta modalidade avaliativa é escassa, principalmente para medidas executivas na infância. Para suprimir tal demanda, investigaram-se as evidências de validade do instrumento executivo informatizado Jogo das Cartas Mágicas (JCM), composto por três fases: classificação por cor (12 itens), por forma (12 itens) e por cor e forma (24 itens) em 113 crianças de seis a nove anos de idade (M igual a 7,58) e (DP igual a 1,07) sem desenvolvimento atípico, matriculadas em escolas particulares e instituições sociais da zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Além do instrumento JCM, outros foram aplicados: WASI, Stroop, Dígitos da Escala (WISC-IV), Trilhas A B, Fluência verbal e o Inventário (SSRS) para crianças, pais e professores em três encontros de 30 minutos com dias alternados. Realizou-se ANOVA mista para verificar os efeitos idade e sexo nos escores brutos do JCM. Em seguida, Analise Fatorial com método de extração os Componentes Principais e rotação varimax com critério de Kaiser. Os dados revelaram que não houve interação entre as variáveis, porém a analise fatorial resultou em quatro componentes nomeados respectivamente: aspectos executivos, aspectos regulatórios, aspectos atencionais e fluídos. Sugerem-se novas pesquisas com o JCM ampliando a amostragem com faixa etária posteriores e novos protocolos de instrumentos executivos, inclusive computadorizados já validados ao contexto brasileiro para eventuais validades convergentes e de critérios a serem investigadas. |
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[en] EVIDENCE OF VALIDITY OF A COMPUTERIZED EXECUTIVE TEST IN SCHOOL CHILDREN [pt] EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE UM INSTRUMENTO EXECUTIVO INFORMATIZADO EM CRIANÇAS ESCOLARES [pt] CRIANCAS[pt] TESTE NEUROPSICOLOGICO COMPUTADORIZADO[pt] FUNCAO EXECUTIVA[en] CHILDREN[en] COMPUTERIZED NEUROPSYCHOLOGICAL TEST[en] EXECUTIVE FUNCTION[pt] O uso da tecnologia na avaliação neuropsicológica infantil oferece uma série de facilidades como: otimização do tempo, redução de custo e melhor refinamento da cognição por meio do tempo de reação. No Brasil, esta modalidade avaliativa é escassa, principalmente para medidas executivas na infância. Para suprimir tal demanda, investigaram-se as evidências de validade do instrumento executivo informatizado Jogo das Cartas Mágicas (JCM), composto por três fases: classificação por cor (12 itens), por forma (12 itens) e por cor e forma (24 itens) em 113 crianças de seis a nove anos de idade (M igual a 7,58) e (DP igual a 1,07) sem desenvolvimento atípico, matriculadas em escolas particulares e instituições sociais da zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Além do instrumento JCM, outros foram aplicados: WASI, Stroop, Dígitos da Escala (WISC-IV), Trilhas A B, Fluência verbal e o Inventário (SSRS) para crianças, pais e professores em três encontros de 30 minutos com dias alternados. Realizou-se ANOVA mista para verificar os efeitos idade e sexo nos escores brutos do JCM. Em seguida, Analise Fatorial com método de extração os Componentes Principais e rotação varimax com critério de Kaiser. Os dados revelaram que não houve interação entre as variáveis, porém a analise fatorial resultou em quatro componentes nomeados respectivamente: aspectos executivos, aspectos regulatórios, aspectos atencionais e fluídos. Sugerem-se novas pesquisas com o JCM ampliando a amostragem com faixa etária posteriores e novos protocolos de instrumentos executivos, inclusive computadorizados já validados ao contexto brasileiro para eventuais validades convergentes e de critérios a serem investigadas.[en] The use of technology in children s neuropsychological assessment offers a series of facilities such as: time optimization, cost reduction and better refinement of cognition through reaction time. In Brazil, this type of evaluation is scarce, especially for executive measures in childhood. In order to suppress this demand, we investigated the evidence of validity of the computerized executive tool Game of Magical Letters (JCM), composed of three phases: classification by color (12 items), by form (12 items) and by color and form items) in 113 children aged six to nine years old (M equals 7.58) and (SD equals 1.07) without atypical development, enrolled in private schools and social institutions in the northern part of the city of Rio de Janeiro. In addition to the JCM instrument, others were applied: WASI, Stroop, Scale Digits (WISC-IV), Tracks A B, Verbal Fluency and Inventory (SSRS) for children, parents and teachers in three 30-minute alternating-day meetings. Mixed ANOVA was performed to verify age and sex effects on the gross scores of JCM. Then, Factorial Analysis with extraction method the Principal Components and varimax rotation with Kaiser criterion. The data revealed that there was no interaction between the variables, but the factorial analysis resulted in four components named respectively: executive aspects, regulatory aspects, attentional and fluid aspects. We suggest new researches with the JCM expanding the sample with later age and new protocols of executive instruments, including computerized ones already validated in the Brazilian context for eventual convergent validities and criteria to be investigated.MAXWELLJESUS LANDEIRA FERNANDEZJESUS LANDEIRA FERNANDEZRENATA MASSALAI2018-05-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33956@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33956@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33956porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-24T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:33956Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-05-24T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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