PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM UMA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE: O MANUSCRITO, O IMPRESSO E O DIGITAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14326@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14326@2 |
Resumo: | Esta tese objetivou descrever as práticas leitoras e escritoras de professores e estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede particular de ensino localizada na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, tendo como pano de fundo o mundo contemporâneo com seus desafios e demandas, assim como as implicações dele decorrentes na educação e, especificamente, na escola. As práticas, sejam elas sociais, políticas, culturais ou escolares, só têm importância na medida em que produzem sentido, o sentido que lhes atribuem os sujeitos que delas se apropriam, gerando diferentes interpretações. As questões que permearam o percurso da pesquisa buscaram descobrir os significados que emergiram dessas práticas, as representações produzidas por elas, e como essas práticas foram construídas histórica e socialmente. Nesse sentido, optei por uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico como abordagem teórico-metedológica em que observação participante e entrevistas semi-estruturadas se impuseram como principais ferramentas. É mister perceber que as questões apresentadas interessam tanto à História Cultural, a história das práticas de leitura e escrita, quanto à Antropologia. Outras questões emergiram no bojo da análise dessas práticas quanto à percepção da escola nos dias atuais, principalmente no que concerne às novas formas de pensar e conceber o conhecimento diante dos avanços das novas tecnologias, e a como situá-la, assim como seus sujeitos, diante das exigências do mundo contemporâneo. Como esses atores se comportam frente aos recursos disponibilizados na era digital, como utilizam as ferramentas dessa rede mundial de comunicação e informação e o que pensam dessa revolução tecnológica que nos coloca diante do novo e do imprevisto foram também questões postas neste trabalho de pesquisa. |
id |
PUC_RIO-1_5ecf323b63113e13f9f2261dfad7e4f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:14326 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM UMA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE: O MANUSCRITO, O IMPRESSO E O DIGITALREADING AND WRITING PRACTICES IN A CONTEMPORARY SCHOOL: HANDWRITING, PRINT AND DIGITAL2009-04-06MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA34433937720lattes.cnpq.br/9002784880708799ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELISMARIA INES G F MARCONDES DE SOUZAANGELA MARIA DE RANDOLPHO PAIVATANIA DAUSTERMARIA TERESA DE ASSUNCAO FREITASANA MARIA BASTOS LOUREIROPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBREsta tese objetivou descrever as práticas leitoras e escritoras de professores e estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede particular de ensino localizada na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, tendo como pano de fundo o mundo contemporâneo com seus desafios e demandas, assim como as implicações dele decorrentes na educação e, especificamente, na escola. As práticas, sejam elas sociais, políticas, culturais ou escolares, só têm importância na medida em que produzem sentido, o sentido que lhes atribuem os sujeitos que delas se apropriam, gerando diferentes interpretações. As questões que permearam o percurso da pesquisa buscaram descobrir os significados que emergiram dessas práticas, as representações produzidas por elas, e como essas práticas foram construídas histórica e socialmente. Nesse sentido, optei por uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico como abordagem teórico-metedológica em que observação participante e entrevistas semi-estruturadas se impuseram como principais ferramentas. É mister perceber que as questões apresentadas interessam tanto à História Cultural, a história das práticas de leitura e escrita, quanto à Antropologia. Outras questões emergiram no bojo da análise dessas práticas quanto à percepção da escola nos dias atuais, principalmente no que concerne às novas formas de pensar e conceber o conhecimento diante dos avanços das novas tecnologias, e a como situá-la, assim como seus sujeitos, diante das exigências do mundo contemporâneo. Como esses atores se comportam frente aos recursos disponibilizados na era digital, como utilizam as ferramentas dessa rede mundial de comunicação e informação e o que pensam dessa revolução tecnológica que nos coloca diante do novo e do imprevisto foram também questões postas neste trabalho de pesquisa.This thesis intends to describe the reading and writing practices of High School teachers and students in a private school located in Rio de Janeiro´s south zone, in face of contemporary world’s challenges and demands, as well as its consequences in education and, specifically, at the school. These practices, whether they are social, politic or at the school environment, are important only as far as they make sense, the sense that is given to them by the subjects that take them up for themselves, generating different interpretations. The questions that permeated the development of this research tried to figure out the meaning of these practices, the representations they produced, and how these practices were built, historically and socially. In this sense, I chose to use the qualitative research, of ethnographic bias, as the theoretical-methodological approach, in which the participating observation and semi-structured interviews imposed themselves as the main tools. It is fundamental to perceive that these questions pertain to the History of the Cultures, the history of the reading and writing practices, as well as to Anthropology. Other questions appeared in the middle of the analysis of these practices, in terms of the perception one has of the school nowadays, mainly trying to identify how the development of new technologies influences how we think and conceiving knowledge, as well as how the school and its subjects position themselves on the subject of the contemporary´s world demands. The way these actors behave when facing the resources of the digital era, how they use the World Wide Web communication and information tools, and what they think of this technological revolution makes us face the new and the unforeseen, were some questions also present in this research.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14326@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14326@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:05:54Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:14326Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM UMA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE: O MANUSCRITO, O IMPRESSO E O DIGITAL |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
READING AND WRITING PRACTICES IN A CONTEMPORARY SCHOOL: HANDWRITING, PRINT AND DIGITAL |
title |
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM UMA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE: O MANUSCRITO, O IMPRESSO E O DIGITAL |
spellingShingle |
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM UMA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE: O MANUSCRITO, O IMPRESSO E O DIGITAL ANA MARIA BASTOS LOUREIRO |
title_short |
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM UMA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE: O MANUSCRITO, O IMPRESSO E O DIGITAL |
title_full |
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM UMA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE: O MANUSCRITO, O IMPRESSO E O DIGITAL |
title_fullStr |
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM UMA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE: O MANUSCRITO, O IMPRESSO E O DIGITAL |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM UMA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE: O MANUSCRITO, O IMPRESSO E O DIGITAL |
title_sort |
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM UMA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE: O MANUSCRITO, O IMPRESSO E O DIGITAL |
dc.creator.ID.none.fl_str_mv |
|
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
ANA MARIA BASTOS LOUREIRO |
author_facet |
ANA MARIA BASTOS LOUREIRO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
34433937720 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/9002784880708799 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
ANGELA MARIA DE RANDOLPHO PAIVA |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
TANIA DAUSTER |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
MARIA TERESA DE ASSUNCAO FREITAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANA MARIA BASTOS LOUREIRO |
contributor_str_mv |
MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA ANGELA MARIA DE RANDOLPHO PAIVA TANIA DAUSTER MARIA TERESA DE ASSUNCAO FREITAS |
description |
Esta tese objetivou descrever as práticas leitoras e escritoras de professores e estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede particular de ensino localizada na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, tendo como pano de fundo o mundo contemporâneo com seus desafios e demandas, assim como as implicações dele decorrentes na educação e, especificamente, na escola. As práticas, sejam elas sociais, políticas, culturais ou escolares, só têm importância na medida em que produzem sentido, o sentido que lhes atribuem os sujeitos que delas se apropriam, gerando diferentes interpretações. As questões que permearam o percurso da pesquisa buscaram descobrir os significados que emergiram dessas práticas, as representações produzidas por elas, e como essas práticas foram construídas histórica e socialmente. Nesse sentido, optei por uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico como abordagem teórico-metedológica em que observação participante e entrevistas semi-estruturadas se impuseram como principais ferramentas. É mister perceber que as questões apresentadas interessam tanto à História Cultural, a história das práticas de leitura e escrita, quanto à Antropologia. Outras questões emergiram no bojo da análise dessas práticas quanto à percepção da escola nos dias atuais, principalmente no que concerne às novas formas de pensar e conceber o conhecimento diante dos avanços das novas tecnologias, e a como situá-la, assim como seus sujeitos, diante das exigências do mundo contemporâneo. Como esses atores se comportam frente aos recursos disponibilizados na era digital, como utilizam as ferramentas dessa rede mundial de comunicação e informação e o que pensam dessa revolução tecnológica que nos coloca diante do novo e do imprevisto foram também questões postas neste trabalho de pesquisa. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-04-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14326@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14326@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14326@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14326@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324903284637696 |