A POTÊNCIA DA IMAGEM-RUÍNA NA POÉTICA DO CINEMA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27345@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27345@2 |
Resumo: | Com base na experiência do autor como realizador de filmes feitos com imagens encontradas -found footage-, a dissertação procura identificar as razões que levam cineastas inseridos em um contexto social contemporâneo a dispensarem registros cinematográficos autorais e optarem por fragmentos de formatos e origens diversos. Parte-se do pressuposto de que a escolha da imagem do outro potencializa liberdade poética e conceitual ao artista em seu discurso sobre os tempos atuais e expressos nos filmes montados a partir da apropriação de imagens-ruína. Nesse movimento, busca-se a identidade fraturada, característica que se acentua na produção cinematográfica a partir dos anos 90, concomitante ao processo de revisão histórica pela qual o mundo passa. Nesse âmbito, as noções de apropriação, ressignificação, modernidade, ruína, memória e arquivo serão vistas sob a perspectiva histórica e da prática cinematográfica. |
id |
PUC_RIO-1_5ed047f527aa2b3f0e90588841019f3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:27345 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA POTÊNCIA DA IMAGEM-RUÍNA NA POÉTICA DO CINEMA THE POWER OF IMAGE-RUIN POETICS OF CINEMA 2014-08-11ANGELUCCIA BERNARDES HABERT70636362787lattes.cnpq.br/9047151437915284ANGELUCCIA BERNARDES HABERTANDREA FRANCA MARTINSWILSON MADEIRA FILHO01009703706lattes.cnpq.br/4369739640632170ANNA MARIA DE AZEVEDOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM COMUNICAÇÃO SOCIALPUC-RioBRCom base na experiência do autor como realizador de filmes feitos com imagens encontradas -found footage-, a dissertação procura identificar as razões que levam cineastas inseridos em um contexto social contemporâneo a dispensarem registros cinematográficos autorais e optarem por fragmentos de formatos e origens diversos. Parte-se do pressuposto de que a escolha da imagem do outro potencializa liberdade poética e conceitual ao artista em seu discurso sobre os tempos atuais e expressos nos filmes montados a partir da apropriação de imagens-ruína. Nesse movimento, busca-se a identidade fraturada, característica que se acentua na produção cinematográfica a partir dos anos 90, concomitante ao processo de revisão histórica pela qual o mundo passa. Nesse âmbito, as noções de apropriação, ressignificação, modernidade, ruína, memória e arquivo serão vistas sob a perspectiva histórica e da prática cinematográfica.Based on the author s experience as a director of found footage films, the current dissertation aims at identifying the reasons that induce filmmakers within a contemporary social context to set aside authorial cinematographic records in order to embrace fragments of several shapes and origins. This study is based on the supposition that the image of the Other is chosen due to reinforce both poetic and conceptual freedom of the artist, whose discourse lies on the present times, as shown in the films edited with appropriate ruin-images. In this movement, I try to explore the fractured identity, a characteristic that is accentuated in film productions since the 1990s, simultaneously with the historical review process the world hás been going through since then. In this context, the notions of appropriation, resignification, modernity, ruin, and archival are addressed under the historical perspective and cinematic practice.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27345@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27345@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:29:31Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:27345Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A POTÊNCIA DA IMAGEM-RUÍNA NA POÉTICA DO CINEMA |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
THE POWER OF IMAGE-RUIN POETICS OF CINEMA |
title |
A POTÊNCIA DA IMAGEM-RUÍNA NA POÉTICA DO CINEMA |
spellingShingle |
A POTÊNCIA DA IMAGEM-RUÍNA NA POÉTICA DO CINEMA ANNA MARIA DE AZEVEDO |
title_short |
A POTÊNCIA DA IMAGEM-RUÍNA NA POÉTICA DO CINEMA |
title_full |
A POTÊNCIA DA IMAGEM-RUÍNA NA POÉTICA DO CINEMA |
title_fullStr |
A POTÊNCIA DA IMAGEM-RUÍNA NA POÉTICA DO CINEMA |
title_full_unstemmed |
A POTÊNCIA DA IMAGEM-RUÍNA NA POÉTICA DO CINEMA |
title_sort |
A POTÊNCIA DA IMAGEM-RUÍNA NA POÉTICA DO CINEMA |
author |
ANNA MARIA DE AZEVEDO |
author_facet |
ANNA MARIA DE AZEVEDO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
70636362787 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/9047151437915284 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
ANDREA FRANCA MARTINS |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
WILSON MADEIRA FILHO |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
01009703706 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4369739640632170 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANNA MARIA DE AZEVEDO |
contributor_str_mv |
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT ANGELUCCIA BERNARDES HABERT ANDREA FRANCA MARTINS WILSON MADEIRA FILHO |
description |
Com base na experiência do autor como realizador de filmes feitos com imagens encontradas -found footage-, a dissertação procura identificar as razões que levam cineastas inseridos em um contexto social contemporâneo a dispensarem registros cinematográficos autorais e optarem por fragmentos de formatos e origens diversos. Parte-se do pressuposto de que a escolha da imagem do outro potencializa liberdade poética e conceitual ao artista em seu discurso sobre os tempos atuais e expressos nos filmes montados a partir da apropriação de imagens-ruína. Nesse movimento, busca-se a identidade fraturada, característica que se acentua na produção cinematográfica a partir dos anos 90, concomitante ao processo de revisão histórica pela qual o mundo passa. Nesse âmbito, as noções de apropriação, ressignificação, modernidade, ruína, memória e arquivo serão vistas sob a perspectiva histórica e da prática cinematográfica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27345@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27345@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27345@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27345@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM COMUNICAÇÃO SOCIAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324926668931072 |