A POTÊNCIA DA IMAGEM-RUÍNA NA POÉTICA DO CINEMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANNA MARIA DE AZEVEDO
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27345@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27345@2
Resumo: Com base na experiência do autor como realizador de filmes feitos com imagens encontradas -found footage-, a dissertação procura identificar as razões que levam cineastas inseridos em um contexto social contemporâneo a dispensarem registros cinematográficos autorais e optarem por fragmentos de formatos e origens diversos. Parte-se do pressuposto de que a escolha da imagem do outro potencializa liberdade poética e conceitual ao artista em seu discurso sobre os tempos atuais e expressos nos filmes montados a partir da apropriação de imagens-ruína. Nesse movimento, busca-se a identidade fraturada, característica que se acentua na produção cinematográfica a partir dos anos 90, concomitante ao processo de revisão histórica pela qual o mundo passa. Nesse âmbito, as noções de apropriação, ressignificação, modernidade, ruína, memória e arquivo serão vistas sob a perspectiva histórica e da prática cinematográfica.
id PUC_RIO-1_5ed047f527aa2b3f0e90588841019f3c
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:27345
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA POTÊNCIA DA IMAGEM-RUÍNA NA POÉTICA DO CINEMA THE POWER OF IMAGE-RUIN POETICS OF CINEMA 2014-08-11ANGELUCCIA BERNARDES HABERT70636362787lattes.cnpq.br/9047151437915284ANGELUCCIA BERNARDES HABERTANDREA FRANCA MARTINSWILSON MADEIRA FILHO01009703706lattes.cnpq.br/4369739640632170ANNA MARIA DE AZEVEDOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM COMUNICAÇÃO SOCIALPUC-RioBRCom base na experiência do autor como realizador de filmes feitos com imagens encontradas -found footage-, a dissertação procura identificar as razões que levam cineastas inseridos em um contexto social contemporâneo a dispensarem registros cinematográficos autorais e optarem por fragmentos de formatos e origens diversos. Parte-se do pressuposto de que a escolha da imagem do outro potencializa liberdade poética e conceitual ao artista em seu discurso sobre os tempos atuais e expressos nos filmes montados a partir da apropriação de imagens-ruína. Nesse movimento, busca-se a identidade fraturada, característica que se acentua na produção cinematográfica a partir dos anos 90, concomitante ao processo de revisão histórica pela qual o mundo passa. Nesse âmbito, as noções de apropriação, ressignificação, modernidade, ruína, memória e arquivo serão vistas sob a perspectiva histórica e da prática cinematográfica.Based on the author s experience as a director of found footage films, the current dissertation aims at identifying the reasons that induce filmmakers within a contemporary social context to set aside authorial cinematographic records in order to embrace fragments of several shapes and origins. This study is based on the supposition that the image of the Other is chosen due to reinforce both poetic and conceptual freedom of the artist, whose discourse lies on the present times, as shown in the films edited with appropriate ruin-images. In this movement, I try to explore the fractured identity, a characteristic that is accentuated in film productions since the 1990s, simultaneously with the historical review process the world hás been going through since then. In this context, the notions of appropriation, resignification, modernity, ruin, and archival are addressed under the historical perspective and cinematic practice.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27345@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27345@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:29:31Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:27345Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv A POTÊNCIA DA IMAGEM-RUÍNA NA POÉTICA DO CINEMA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE POWER OF IMAGE-RUIN POETICS OF CINEMA
title A POTÊNCIA DA IMAGEM-RUÍNA NA POÉTICA DO CINEMA
spellingShingle A POTÊNCIA DA IMAGEM-RUÍNA NA POÉTICA DO CINEMA
ANNA MARIA DE AZEVEDO
title_short A POTÊNCIA DA IMAGEM-RUÍNA NA POÉTICA DO CINEMA
title_full A POTÊNCIA DA IMAGEM-RUÍNA NA POÉTICA DO CINEMA
title_fullStr A POTÊNCIA DA IMAGEM-RUÍNA NA POÉTICA DO CINEMA
title_full_unstemmed A POTÊNCIA DA IMAGEM-RUÍNA NA POÉTICA DO CINEMA
title_sort A POTÊNCIA DA IMAGEM-RUÍNA NA POÉTICA DO CINEMA
author ANNA MARIA DE AZEVEDO
author_facet ANNA MARIA DE AZEVEDO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ANGELUCCIA BERNARDES HABERT
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 70636362787
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9047151437915284
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ANGELUCCIA BERNARDES HABERT
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ANDREA FRANCA MARTINS
dc.contributor.referee3.fl_str_mv WILSON MADEIRA FILHO
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01009703706
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4369739640632170
dc.contributor.author.fl_str_mv ANNA MARIA DE AZEVEDO
contributor_str_mv ANGELUCCIA BERNARDES HABERT
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT
ANDREA FRANCA MARTINS
WILSON MADEIRA FILHO
description Com base na experiência do autor como realizador de filmes feitos com imagens encontradas -found footage-, a dissertação procura identificar as razões que levam cineastas inseridos em um contexto social contemporâneo a dispensarem registros cinematográficos autorais e optarem por fragmentos de formatos e origens diversos. Parte-se do pressuposto de que a escolha da imagem do outro potencializa liberdade poética e conceitual ao artista em seu discurso sobre os tempos atuais e expressos nos filmes montados a partir da apropriação de imagens-ruína. Nesse movimento, busca-se a identidade fraturada, característica que se acentua na produção cinematográfica a partir dos anos 90, concomitante ao processo de revisão histórica pela qual o mundo passa. Nesse âmbito, as noções de apropriação, ressignificação, modernidade, ruína, memória e arquivo serão vistas sob a perspectiva histórica e da prática cinematográfica.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27345@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27345@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27345@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27345@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM COMUNICAÇÃO SOCIAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324926668931072