[pt] A ABORDAGEM ENATIVISTA DA COGNIÇÃO EM DIÁLOGO COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53644@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53644@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53644 |
Resumo: | [pt] A partir do Enativismo, perspectiva filosófica emergente no campo das ciências da mente, este trabalho investigou a dimensão cognitiva pertinente à Educação Ambiental (EA) no Brasil. Para tanto, foi desenvolvida uma leitura analítica e crítica do livro Mind in Life, de Evan Thompson, e posterior articulação de conceitos com o objetivo de questionar as premissas em cognição predominantes na EA no Brasil. Para tal, fiz um recorte de autoras brasileiras que discutem cognição em EA, destacando seus principais argumentos, e busquei explicitar os conceitos do Enativismo que julguei mais relevantes para o diálogo. Fiz uma sobreposição entre as autoras brasileiras e Thompson, indicando aproximações e afastamentos. Saliento que, investigando sobre cognição, encontrei as dicotomias humano/natureza, cultura/natureza e cognição/emoção apontadas como algo a ser revisto e superado em EA bem como o Antropocentrismo. Encontrei no Enativismo um arcabouço teórico denso e satisfatório para superar tais obstáculos. Como parte final, encontrei em Ailton Krenak, filósofo e indígena, uma fala que aponta na mesma direção. Buscando aplicar as descobertas em algo mais concreto, fiz uma releitura dos princípios orientadores em EA no Brasil. |
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[pt] A ABORDAGEM ENATIVISTA DA COGNIÇÃO EM DIÁLOGO COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL [en] ENACTIVE APPROACH TO COGNITION AND ENVIRONMENTAL EDUCATION: A DIALOGUE [pt] EDUCACAO AMBIENTAL[pt] ENATIVISMO[pt] DUALISMO[pt] FILOSOFIA DA MENTE[pt] COGNICAO[en] ENVIRONMENTAL EDUCATION[en] ENACTIVISM[en] DUALISM[en] PHILOSOPHY OF MIND[en] COGNITION[pt] A partir do Enativismo, perspectiva filosófica emergente no campo das ciências da mente, este trabalho investigou a dimensão cognitiva pertinente à Educação Ambiental (EA) no Brasil. Para tanto, foi desenvolvida uma leitura analítica e crítica do livro Mind in Life, de Evan Thompson, e posterior articulação de conceitos com o objetivo de questionar as premissas em cognição predominantes na EA no Brasil. Para tal, fiz um recorte de autoras brasileiras que discutem cognição em EA, destacando seus principais argumentos, e busquei explicitar os conceitos do Enativismo que julguei mais relevantes para o diálogo. Fiz uma sobreposição entre as autoras brasileiras e Thompson, indicando aproximações e afastamentos. Saliento que, investigando sobre cognição, encontrei as dicotomias humano/natureza, cultura/natureza e cognição/emoção apontadas como algo a ser revisto e superado em EA bem como o Antropocentrismo. Encontrei no Enativismo um arcabouço teórico denso e satisfatório para superar tais obstáculos. Como parte final, encontrei em Ailton Krenak, filósofo e indígena, uma fala que aponta na mesma direção. Buscando aplicar as descobertas em algo mais concreto, fiz uma releitura dos princípios orientadores em EA no Brasil.[en] Based on the Enactive approach, an emergent philosophical perspective in the field of sciences of the mind, this work investigated the cognitive dimension pertinent to Environmental Education (EE) in Brazil. To this end, an analytical and critical reading of the book Mind in Life, by Evan Thompson, was undertaken and, subsequently, concepts were articulated in order to question the cognitive assumptions prevalent in EE in Brazil. In this regard, I selected Brazilian authors who discuss cognition in EE, highlighting their main arguments, aiming to explain the concepts of Enactivism that I found most relevant to the dialogue. I developed an analysis of the overlap between the Brazilian authors and Thompson, indicating approximations and differences. I found that, investigating cognition, the dichotomies human / nature, culture / nature and cognition / emotion, as well as Anthropocentrism, need to be reviewed and overcome in EE. I found in Enactivism a dense and satisfactory theoretical framework for overcoming such obstacles. Finally, I found in Ailton Krenak, philosopher and indigenous writer, a point of view that points in the same direction. Seeking to apply the findings to something more concrete, I reinterpreted the guiding principles in EE in Brazil.MAXWELLRALPH INGS BANNELLVITORIA CARDOSO GONDIN DA FONSECA2021-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53644@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53644@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53644porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-19T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:53644Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-19T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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