ABERTURA AO MISTÉRIO DE DEUS E REVELAÇÃO SALVÍFICA EM W. PANNENBERG: EM JESUS CRISTO A HISTÓRIA HUMANA SE ELEVA AO DIVINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROMILDO HENRIQUES PINAS
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34987@1
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Resumo: O presente estudo procura refletir a problemática da relação ser humano e Deus no pensamento de Wolfhart Pannenberg. Para a elaboração do trabalho foram consideradas duas temáticas de grande relevância no autor mencionado: a antropologia e a história. A primeira parte se encarrega em apresentar os fundamentos antropológicos da dimensão religiosa. Para isso foi importante compreender o conceito de pessoa, de sujeito e de liberdade em nosso autor. Em Pannenberg, o tema da abertura caracteriza uma antropologia que não se fecha diante do puro imanente, mas se coloca frente ao infinito mistério de Deus. O ser humano é aquele que transcende a sua finitude e se abre ao infinito. A noção de imagem e semelhança de Deus oferece bases para uma leitura teológica da antropologia. A segunda parte trabalha o tema da revelação como história no contexto judaico - cristão. Conforme o teólogo alemão a revelação se dá de forma indireta através dos acontecimentos históricos. Nesse sentido a primeira parte se harmoniza com a segunda, pois somente se pode falar de história se consideramos o ser humano como seu protagonista. É na história humana que Deus se revela como criador, libertador e salvador da humanidade. O ápice da revelação se dá em Jesus Cristo, pois nele ela chega ao seu ponto final. Jesus já é de forma proléptica o que acontecerá com todo ser humano. A sua ressurreição antecipa a esperança futura reservada a cada pessoa. Em conformidade com o que foi afirmado, a escatologia se faz muito importante para o teólogo luterano. É nela que acontecerá o desfecho final da história humana, chamado por ele de fim da história. Jesus Cristo é o centro unificador desse futuro, em que haverá uma perfeita harmonia entre passado, presente e futuro no presente eterno de Deus. A realização final da pessoa será a eterna participação do amor divino, da trindade. Amor já manifestado pelo Pai desde o início da criação.
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A primeira parte se encarrega em apresentar os fundamentos antropológicos da dimensão religiosa. Para isso foi importante compreender o conceito de pessoa, de sujeito e de liberdade em nosso autor. Em Pannenberg, o tema da abertura caracteriza uma antropologia que não se fecha diante do puro imanente, mas se coloca frente ao infinito mistério de Deus. O ser humano é aquele que transcende a sua finitude e se abre ao infinito. A noção de imagem e semelhança de Deus oferece bases para uma leitura teológica da antropologia. A segunda parte trabalha o tema da revelação como história no contexto judaico - cristão. Conforme o teólogo alemão a revelação se dá de forma indireta através dos acontecimentos históricos. Nesse sentido a primeira parte se harmoniza com a segunda, pois somente se pode falar de história se consideramos o ser humano como seu protagonista. É na história humana que Deus se revela como criador, libertador e salvador da humanidade. O ápice da revelação se dá em Jesus Cristo, pois nele ela chega ao seu ponto final. Jesus já é de forma proléptica o que acontecerá com todo ser humano. A sua ressurreição antecipa a esperança futura reservada a cada pessoa. Em conformidade com o que foi afirmado, a escatologia se faz muito importante para o teólogo luterano. É nela que acontecerá o desfecho final da história humana, chamado por ele de fim da história. Jesus Cristo é o centro unificador desse futuro, em que haverá uma perfeita harmonia entre passado, presente e futuro no presente eterno de Deus. A realização final da pessoa será a eterna participação do amor divino, da trindade. Amor já manifestado pelo Pai desde o início da criação.The present study aims at reflecting the problem of the relationship between human beings and God in Wolfhart Pannenberg s thought. Two issues of great importance in Pannenberg s work were taken into consideration: anthropology and history. The first presents the anthropological foundations of the religious dimension. For that matter, it is important to understand the concept of person, subject and freedom in Pannenberg. For him the opening theme features an anthropology that does not close itself before the immanent pure, but it is placed against the infinite mystery of God. The human being transcends its finitude and opens himself to infinity. The notion of image and likeness of God provides a foundation for a theological reading of anthropology. The second part works with the theme of revelation as history in the Jewish-Christian context. According to the German theologian, the revelation is given indirectly through historic events. In this sense the first part agrees with the second because one can only talk about history if we consider man as the performer. It is in human history that God reveals himself as the creator, liberator and savior of humanity. The apex of revelation is in Jesus Christ, for there it reaches its end. Jesus is already in a prolepsis of what will happen to every human being. His resurrection anticipates the future hope reserved for each person. In accordance with what was said, eschatology becomes very important for the Lutheran theologian. That is where the final outcome of human history will happen – what he calls the end of history. Jesus Christ is the unifying center of the future, when there will be a perfect harmony of past, present, and future in the eternal present of God. The ultimate realization of the person will be eternal participation in the love of God, the Trinity. Love that the Father has already expressed since the beginning of creation.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34987@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34987@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:43:04Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:34987Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-09-03T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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