A PLASTICIDADE DE SANTO ANTÔNIO: DEVOÇÃO, IMAGENS E CULTURA BARROCA NO RIO DE JANEIRO COLONIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CESAR AUGUSTO TOVAR SILVA
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17071@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17071@2
Resumo: Santo Antônio foi uma das devoções de maior plasticidade na América portuguesa, sendo-lhe atribuídas as mais diversas funções, desde a restauração de objetos perdidos à liderança de tropas militares. Tomado como exemplo de bom súdito e cristão, seu culto foi incentivado tanto pelo Estado português quanto pela Igreja contrarreformista. No Rio de Janeiro, sua devoção esteve, desde os princípios do século XVII, ligada ao convento franciscano construído sob sua invocação. Por ocasião da invasão francesa à cidade em 1710, o santo foi alçado ao posto de capitão do exército e, por determinação real, passou a receber soldo com o propósito de promover seu culto por meio da realização regular de sua festa e da manutenção de sua capela. Nesta foram realizados, entre 1716 e 1719, uma série de painéis de pintura até hoje pouco estudados pelos historiadores e que, neste trabalho, são tomados como fonte visual para a compreensão de uma devoção como um fenômeno cultural dinâmico e, portanto, não sujeito a qualquer controle outrora pretendido.
id PUC_RIO-1_60f557d771cb391f2c24393e3ab48834
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:17071
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA PLASTICIDADE DE SANTO ANTÔNIO: DEVOÇÃO, IMAGENS E CULTURA BARROCA NO RIO DE JANEIRO COLONIALTHE PLASTICITY OF ST. ANTHONY: DEVOTION, IMAGES AND BAROQUE CULTURE IN COLONIAL RIO DE JANEIRO2010-09-10EUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDES91754828787lattes.cnpq.br/7157112238347898ILMAR ROHLOFF DE MATTOSEUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDESMARGARETH DE ALMEIDA GONCALVES47083336920lattes.cnpq.br/0859755000281529CESAR AUGUSTO TOVAR SILVAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURAPUC-RioBRSanto Antônio foi uma das devoções de maior plasticidade na América portuguesa, sendo-lhe atribuídas as mais diversas funções, desde a restauração de objetos perdidos à liderança de tropas militares. Tomado como exemplo de bom súdito e cristão, seu culto foi incentivado tanto pelo Estado português quanto pela Igreja contrarreformista. No Rio de Janeiro, sua devoção esteve, desde os princípios do século XVII, ligada ao convento franciscano construído sob sua invocação. Por ocasião da invasão francesa à cidade em 1710, o santo foi alçado ao posto de capitão do exército e, por determinação real, passou a receber soldo com o propósito de promover seu culto por meio da realização regular de sua festa e da manutenção de sua capela. Nesta foram realizados, entre 1716 e 1719, uma série de painéis de pintura até hoje pouco estudados pelos historiadores e que, neste trabalho, são tomados como fonte visual para a compreensão de uma devoção como um fenômeno cultural dinâmico e, portanto, não sujeito a qualquer controle outrora pretendido.In Portuguese America, devotion to Saint Anthony was noticeably flexible, for the saint was accredited with several different functions, from retrieving lost objects to leading military troops. Since he was regarded as an example of a good Christian citizen, his veneration was encouraged both by the Portuguese State and the Counter-Reformation Church. In Rio de Janeiro, since the early 17th century, devotion to this saint has been linked to the Franciscan monastery built under his petition. During the French invasion to the city in 1710, St. Anthony was upgraded to the rank of army captain and, by royal decree, started to receive wages with the purpose of fostering his worshipping practices through carrying out a regular party in his name, as well as the upkeeping of his chapel. Between the years 1716 and 1719, a series of panel paintings were made in this chapel, artwork which has not been thoroughly researched by historians and which shall be used in this study as visual reference for the understanding of such devotion as a dynamic cultural phenomenon, therefore not subject to any control once intended.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17071@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17071@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:12:38Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:17071Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv A PLASTICIDADE DE SANTO ANTÔNIO: DEVOÇÃO, IMAGENS E CULTURA BARROCA NO RIO DE JANEIRO COLONIAL
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE PLASTICITY OF ST. ANTHONY: DEVOTION, IMAGES AND BAROQUE CULTURE IN COLONIAL RIO DE JANEIRO
title A PLASTICIDADE DE SANTO ANTÔNIO: DEVOÇÃO, IMAGENS E CULTURA BARROCA NO RIO DE JANEIRO COLONIAL
spellingShingle A PLASTICIDADE DE SANTO ANTÔNIO: DEVOÇÃO, IMAGENS E CULTURA BARROCA NO RIO DE JANEIRO COLONIAL
CESAR AUGUSTO TOVAR SILVA
title_short A PLASTICIDADE DE SANTO ANTÔNIO: DEVOÇÃO, IMAGENS E CULTURA BARROCA NO RIO DE JANEIRO COLONIAL
title_full A PLASTICIDADE DE SANTO ANTÔNIO: DEVOÇÃO, IMAGENS E CULTURA BARROCA NO RIO DE JANEIRO COLONIAL
title_fullStr A PLASTICIDADE DE SANTO ANTÔNIO: DEVOÇÃO, IMAGENS E CULTURA BARROCA NO RIO DE JANEIRO COLONIAL
title_full_unstemmed A PLASTICIDADE DE SANTO ANTÔNIO: DEVOÇÃO, IMAGENS E CULTURA BARROCA NO RIO DE JANEIRO COLONIAL
title_sort A PLASTICIDADE DE SANTO ANTÔNIO: DEVOÇÃO, IMAGENS E CULTURA BARROCA NO RIO DE JANEIRO COLONIAL
author CESAR AUGUSTO TOVAR SILVA
author_facet CESAR AUGUSTO TOVAR SILVA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv EUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 91754828787
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7157112238347898
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ILMAR ROHLOFF DE MATTOS
dc.contributor.referee2.fl_str_mv EUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDES
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARGARETH DE ALMEIDA GONCALVES
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 47083336920
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0859755000281529
dc.contributor.author.fl_str_mv CESAR AUGUSTO TOVAR SILVA
contributor_str_mv EUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDES
ILMAR ROHLOFF DE MATTOS
EUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDES
MARGARETH DE ALMEIDA GONCALVES
description Santo Antônio foi uma das devoções de maior plasticidade na América portuguesa, sendo-lhe atribuídas as mais diversas funções, desde a restauração de objetos perdidos à liderança de tropas militares. Tomado como exemplo de bom súdito e cristão, seu culto foi incentivado tanto pelo Estado português quanto pela Igreja contrarreformista. No Rio de Janeiro, sua devoção esteve, desde os princípios do século XVII, ligada ao convento franciscano construído sob sua invocação. Por ocasião da invasão francesa à cidade em 1710, o santo foi alçado ao posto de capitão do exército e, por determinação real, passou a receber soldo com o propósito de promover seu culto por meio da realização regular de sua festa e da manutenção de sua capela. Nesta foram realizados, entre 1716 e 1719, uma série de painéis de pintura até hoje pouco estudados pelos historiadores e que, neste trabalho, são tomados como fonte visual para a compreensão de uma devoção como um fenômeno cultural dinâmico e, portanto, não sujeito a qualquer controle outrora pretendido.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-09-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17071@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17071@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17071@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17071@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324908097601536