APPEARANCES FOR SALE: FACETS OF THE BODY IN IMAGES OF CONSUMPTION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: STELA KAZ
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6620@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6620@2
Resumo: Esta pesquisa aborda a teoria da imagem a partir de uma perspectiva interdisciplinar e através do olhar do designer. O objeto de estudo consiste em uma coleção formada por 306 imagens de publicidade veiculadas em diferentes números de três revistas de moda, beleza e consumo dirigidas ao público feminino: a francesa Jalouse, a Elle americana e a brasileira Nova. Tais imagens, aqui denominadas imagens de consumo, se apoiam em estereótipos correntes, refletem e traduzem conceitos e valores compartilhados socialmente, vendem mercadorias e são elas próprias consumíveis como referências para a montagem de imaginários de consumo, que vêm a ser a base material dos estilos de vida. A aparência é o grande produto cultural contemporâneo. Ao longo de todo o texto são abordados aspectos da imagem e do corpo como produto e como signo. O trabalho compõem- se de uma contextualização inicial, que relaciona a ênfase na criação de aparências e o mercado; de uma parte central onde a pesquisa, seu campo (imagem na publicidade editorial), seu objeto (as revistas) e seu objetivo (conhecer como os padrões de beleza e comportamento são consumidos e incorporados) são apresentados. As imagens reunidas e digitalizadas são analisadas em relação aos seus aspectos formais e retóricos e às estratégias de que se utilizam para enriquecer simbolicamente os nomes dos produtos. Nove exemplos vêm ilustrar a pesquisa. As conclusões apontam para os corpos como colagens de referências dispersas que nos conectam a mundos imaginários ao mesmo tempo nos inserem nos grupos sociais. E para a estratégia corrente em publicidade, de intercambiar o corpo e o produto, como dois signos que se equivalem no consumo.
id PUC_RIO-1_629c4bede564c68f6b4411a90af9115c
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:6620
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAPPEARANCES FOR SALE: FACETS OF THE BODY IN IMAGES OF CONSUMPTIONVENDEM-SE APARÊNCIAS: LEITURAS DO CORPO EM IMAGENS DE CONSUMO2005-04-08DENISE BERRUEZO PORTINARI60675551749lattes.cnpq.br/3394423096338340DENISE BERRUEZO PORTINARILUIZ ANTONIO LUZIO COELHOGISELLE FALBO KOSOVSKISTELA KAZPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBREsta pesquisa aborda a teoria da imagem a partir de uma perspectiva interdisciplinar e através do olhar do designer. O objeto de estudo consiste em uma coleção formada por 306 imagens de publicidade veiculadas em diferentes números de três revistas de moda, beleza e consumo dirigidas ao público feminino: a francesa Jalouse, a Elle americana e a brasileira Nova. Tais imagens, aqui denominadas imagens de consumo, se apoiam em estereótipos correntes, refletem e traduzem conceitos e valores compartilhados socialmente, vendem mercadorias e são elas próprias consumíveis como referências para a montagem de imaginários de consumo, que vêm a ser a base material dos estilos de vida. A aparência é o grande produto cultural contemporâneo. Ao longo de todo o texto são abordados aspectos da imagem e do corpo como produto e como signo. O trabalho compõem- se de uma contextualização inicial, que relaciona a ênfase na criação de aparências e o mercado; de uma parte central onde a pesquisa, seu campo (imagem na publicidade editorial), seu objeto (as revistas) e seu objetivo (conhecer como os padrões de beleza e comportamento são consumidos e incorporados) são apresentados. As imagens reunidas e digitalizadas são analisadas em relação aos seus aspectos formais e retóricos e às estratégias de que se utilizam para enriquecer simbolicamente os nomes dos produtos. Nove exemplos vêm ilustrar a pesquisa. As conclusões apontam para os corpos como colagens de referências dispersas que nos conectam a mundos imaginários ao mesmo tempo nos inserem nos grupos sociais. E para a estratégia corrente em publicidade, de intercambiar o corpo e o produto, como dois signos que se equivalem no consumo.The aim of this study is to discuss image theory through an interdisciplinary approach, from a designer`s point of view. The subject is a collection of 306 advertising images published in various issues of three women`s magazines focused on fashion, beauty and shopping: Jalouse (from France), Elle (from the USA) and Nova (the Brazilian edition of USA-based Cosmopolitan). The advertising images in printed media - here named images of consumption - are based on everyday stereotypes. They reflect and translate concepts and values widely shared. They sell goods and are themselves also sold as standards for the construction of the imaginary of consumption. This study is presented in the following format: an initial contextualization, in which the construction of appearances and the market are linked; the central part, showing the research, its field (images in the magazine advertisements), its subject (the magazines) and its purpose (to know how beauty and behavior patterns are consumed and assimilated); and a general analysis of the collection of digitalized images, concerning their formal and rhetorical aspects and the strategies they use to enrich the brand names symbolically. Nine examples are used to illustrate the research. Throughout this study, aspects of the image and of the body as a product and as a sign are discussed. The conclusions show that the body is trespassed by images - a collage of scattered references connecting us to imaginary worlds - and that the current strategy used in advertising is to interchange the body and the goods, both being equivalent signs in the market.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6620@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6620@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:43:58Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:6620Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv APPEARANCES FOR SALE: FACETS OF THE BODY IN IMAGES OF CONSUMPTION
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv VENDEM-SE APARÊNCIAS: LEITURAS DO CORPO EM IMAGENS DE CONSUMO
title APPEARANCES FOR SALE: FACETS OF THE BODY IN IMAGES OF CONSUMPTION
spellingShingle APPEARANCES FOR SALE: FACETS OF THE BODY IN IMAGES OF CONSUMPTION
STELA KAZ
title_short APPEARANCES FOR SALE: FACETS OF THE BODY IN IMAGES OF CONSUMPTION
title_full APPEARANCES FOR SALE: FACETS OF THE BODY IN IMAGES OF CONSUMPTION
title_fullStr APPEARANCES FOR SALE: FACETS OF THE BODY IN IMAGES OF CONSUMPTION
title_full_unstemmed APPEARANCES FOR SALE: FACETS OF THE BODY IN IMAGES OF CONSUMPTION
title_sort APPEARANCES FOR SALE: FACETS OF THE BODY IN IMAGES OF CONSUMPTION
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author STELA KAZ
author_facet STELA KAZ
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv DENISE BERRUEZO PORTINARI
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 60675551749
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3394423096338340
dc.contributor.referee1.fl_str_mv DENISE BERRUEZO PORTINARI
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv GISELLE FALBO KOSOVSKI
dc.contributor.author.fl_str_mv STELA KAZ
contributor_str_mv DENISE BERRUEZO PORTINARI
DENISE BERRUEZO PORTINARI
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO
GISELLE FALBO KOSOVSKI
description Esta pesquisa aborda a teoria da imagem a partir de uma perspectiva interdisciplinar e através do olhar do designer. O objeto de estudo consiste em uma coleção formada por 306 imagens de publicidade veiculadas em diferentes números de três revistas de moda, beleza e consumo dirigidas ao público feminino: a francesa Jalouse, a Elle americana e a brasileira Nova. Tais imagens, aqui denominadas imagens de consumo, se apoiam em estereótipos correntes, refletem e traduzem conceitos e valores compartilhados socialmente, vendem mercadorias e são elas próprias consumíveis como referências para a montagem de imaginários de consumo, que vêm a ser a base material dos estilos de vida. A aparência é o grande produto cultural contemporâneo. Ao longo de todo o texto são abordados aspectos da imagem e do corpo como produto e como signo. O trabalho compõem- se de uma contextualização inicial, que relaciona a ênfase na criação de aparências e o mercado; de uma parte central onde a pesquisa, seu campo (imagem na publicidade editorial), seu objeto (as revistas) e seu objetivo (conhecer como os padrões de beleza e comportamento são consumidos e incorporados) são apresentados. As imagens reunidas e digitalizadas são analisadas em relação aos seus aspectos formais e retóricos e às estratégias de que se utilizam para enriquecer simbolicamente os nomes dos produtos. Nove exemplos vêm ilustrar a pesquisa. As conclusões apontam para os corpos como colagens de referências dispersas que nos conectam a mundos imaginários ao mesmo tempo nos inserem nos grupos sociais. E para a estratégia corrente em publicidade, de intercambiar o corpo e o produto, como dois signos que se equivalem no consumo.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6620@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6620@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6620@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6620@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324883904856064