[en] APPEARANCES FOR SALE: FACETS OF THE BODY IN IMAGES OF CONSUMPTION
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6620&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6620&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6620 |
Resumo: | [pt] Esta pesquisa aborda a teoria da imagem a partir de uma perspectiva interdisciplinar e através do olhar do designer. O objeto de estudo consiste em uma coleção formada por 306 imagens de publicidade veiculadas em diferentes números de três revistas de moda, beleza e consumo dirigidas ao público feminino: a francesa Jalouse, a Elle americana e a brasileira Nova. Tais imagens, aqui denominadas imagens de consumo, se apoiam em estereótipos correntes, refletem e traduzem conceitos e valores compartilhados socialmente, vendem mercadorias e são elas próprias consumíveis como referências para a montagem de imaginários de consumo, que vêm a ser a base material dos estilos de vida. A aparência é o grande produto cultural contemporâneo. Ao longo de todo o texto são abordados aspectos da imagem e do corpo como produto e como signo. O trabalho compõem- se de uma contextualização inicial, que relaciona a ênfase na criação de aparências e o mercado; de uma parte central onde a pesquisa, seu campo (imagem na publicidade editorial), seu objeto (as revistas) e seu objetivo (conhecer como os padrões de beleza e comportamento são consumidos e incorporados) são apresentados. As imagens reunidas e digitalizadas são analisadas em relação aos seus aspectos formais e retóricos e às estratégias de que se utilizam para enriquecer simbolicamente os nomes dos produtos. Nove exemplos vêm ilustrar a pesquisa. As conclusões apontam para os corpos como colagens de referências dispersas que nos conectam a mundos imaginários ao mesmo tempo nos inserem nos grupos sociais. E para a estratégia corrente em publicidade, de intercambiar o corpo e o produto, como dois signos que se equivalem no consumo. |
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[en] APPEARANCES FOR SALE: FACETS OF THE BODY IN IMAGES OF CONSUMPTION[pt] VENDEM-SE APARÊNCIAS: LEITURAS DO CORPO EM IMAGENS DE CONSUMO[pt] IMAGEM[pt] APARENCIA[pt] CONSUMO[pt] CORPO[pt] PUBLICIDADE[en] IMAGE[en] APPEARANCES[en] CONSUMPTION[en] BODY[en] PUBLICITY[pt] Esta pesquisa aborda a teoria da imagem a partir de uma perspectiva interdisciplinar e através do olhar do designer. O objeto de estudo consiste em uma coleção formada por 306 imagens de publicidade veiculadas em diferentes números de três revistas de moda, beleza e consumo dirigidas ao público feminino: a francesa Jalouse, a Elle americana e a brasileira Nova. Tais imagens, aqui denominadas imagens de consumo, se apoiam em estereótipos correntes, refletem e traduzem conceitos e valores compartilhados socialmente, vendem mercadorias e são elas próprias consumíveis como referências para a montagem de imaginários de consumo, que vêm a ser a base material dos estilos de vida. A aparência é o grande produto cultural contemporâneo. Ao longo de todo o texto são abordados aspectos da imagem e do corpo como produto e como signo. O trabalho compõem- se de uma contextualização inicial, que relaciona a ênfase na criação de aparências e o mercado; de uma parte central onde a pesquisa, seu campo (imagem na publicidade editorial), seu objeto (as revistas) e seu objetivo (conhecer como os padrões de beleza e comportamento são consumidos e incorporados) são apresentados. As imagens reunidas e digitalizadas são analisadas em relação aos seus aspectos formais e retóricos e às estratégias de que se utilizam para enriquecer simbolicamente os nomes dos produtos. Nove exemplos vêm ilustrar a pesquisa. As conclusões apontam para os corpos como colagens de referências dispersas que nos conectam a mundos imaginários ao mesmo tempo nos inserem nos grupos sociais. E para a estratégia corrente em publicidade, de intercambiar o corpo e o produto, como dois signos que se equivalem no consumo.[en] The aim of this study is to discuss image theory through an interdisciplinary approach, from a designer`s point of view. The subject is a collection of 306 advertising images published in various issues of three women`s magazines focused on fashion, beauty and shopping: Jalouse (from France), Elle (from the USA) and Nova (the Brazilian edition of USA-based Cosmopolitan). The advertising images in printed media - here named images of consumption - are based on everyday stereotypes. They reflect and translate concepts and values widely shared. They sell goods and are themselves also sold as standards for the construction of the imaginary of consumption. This study is presented in the following format: an initial contextualization, in which the construction of appearances and the market are linked; the central part, showing the research, its field (images in the magazine advertisements), its subject (the magazines) and its purpose (to know how beauty and behavior patterns are consumed and assimilated); and a general analysis of the collection of digitalized images, concerning their formal and rhetorical aspects and the strategies they use to enrich the brand names symbolically. Nine examples are used to illustrate the research. Throughout this study, aspects of the image and of the body as a product and as a sign are discussed. The conclusions show that the body is trespassed by images - a collage of scattered references connecting us to imaginary worlds - and that the current strategy used in advertising is to interchange the body and the goods, both being equivalent signs in the market.MAXWELLDENISE BERRUEZO PORTINARISTELA KAZ2005-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6620&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6620&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6620porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:6620Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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