IN SEARCH FOR THE EVIDENCE OF GENERATIONAL EFFECTS IN LOW-INVOLVEMENT PRODUCT: THE CASE OF THE ETHANOL AS A CHOICE OF CAR FUEL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20724@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20724@2 |
Resumo: | Este trabalho investiga vestígios de efeitos geracionais na escolha do etanol como combustível para carro. Há evidências de que as políticas de incentivo aos programas de diversificação da matriz energética influenciaram os hábitos de consumo. Apesar do baixo envolvimento do consumidor na compra de commodities, mas tendo em conta fatos como a crise do petróleo, o Proálcool, o advento dos motores a álcool e flex fuel, este estudo investiga se há algum efeito geracional na preferência por etanol em detrimento da gasolina como combustível. O estudo faz uso de um questionário, aplicado somente para consumidores que tomam decisões de abastecimento de carros tipo flex. A amostra inclui consumidores de ampla faixa etária, de acordo com as necessidades de cobrir diferentes possibilidades de efeitos geracionais. Os resultados apontam para alguns indícios, particularmente para preocupações ambientais e envolvimento com o carro. |
id |
PUC_RIO-1_630cb32eb86be620618ea475a8da2ac2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:20724 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisIN SEARCH FOR THE EVIDENCE OF GENERATIONAL EFFECTS IN LOW-INVOLVEMENT PRODUCT: THE CASE OF THE ETHANOL AS A CHOICE OF CAR FUELPROCURA POR INDÍCIOS DE EFEITOS GERACIONAIS EM PRODUTO DE BAIXO ENVOLVIMENTO: O CASO DA ESCOLHA DO ETANOL COM COMBUSTÍVEL PARA O CARRO2012-04-17PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA02383985791lattes.cnpq.br/1660956627509736PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTAMARCOS LOPEZ REGOMONICA ZAIDAN GOMES ROSSIMONICA ZAIDAN GOMES ROSSIMARCOS LOPEZ REGO08750123700TALITA BARBOSA MATOS PEIXOTOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBREste trabalho investiga vestígios de efeitos geracionais na escolha do etanol como combustível para carro. Há evidências de que as políticas de incentivo aos programas de diversificação da matriz energética influenciaram os hábitos de consumo. Apesar do baixo envolvimento do consumidor na compra de commodities, mas tendo em conta fatos como a crise do petróleo, o Proálcool, o advento dos motores a álcool e flex fuel, este estudo investiga se há algum efeito geracional na preferência por etanol em detrimento da gasolina como combustível. O estudo faz uso de um questionário, aplicado somente para consumidores que tomam decisões de abastecimento de carros tipo flex. A amostra inclui consumidores de ampla faixa etária, de acordo com as necessidades de cobrir diferentes possibilidades de efeitos geracionais. Os resultados apontam para alguns indícios, particularmente para preocupações ambientais e envolvimento com o carro.This research investigates traces of generational effects in choice of ethanol as a car fuel. There are evidences that incentive policies applied in the diversification programs of energetic matrix has influenced consumption habits. Despite low consumer involvement in the purchase of commodities, but considering facts such as the oil crisis, the Alcohol Program, the advent of ethanol and flex fuel engines, this study investigates whether there is any effect on the generational preference for ethanol over the gasoline fuel. The study makes use of a survey, applied only to consumers who make decisions in flex fuel cars filling. The sample includes consumer’s wide age range, in order to cover the needs of different possibilities generational effects. The results point to some evidence, particularly for environmental concerns and car involvement.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20724@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20724@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:16:13Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:20724Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-30T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
IN SEARCH FOR THE EVIDENCE OF GENERATIONAL EFFECTS IN LOW-INVOLVEMENT PRODUCT: THE CASE OF THE ETHANOL AS A CHOICE OF CAR FUEL |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
PROCURA POR INDÍCIOS DE EFEITOS GERACIONAIS EM PRODUTO DE BAIXO ENVOLVIMENTO: O CASO DA ESCOLHA DO ETANOL COM COMBUSTÍVEL PARA O CARRO |
title |
IN SEARCH FOR THE EVIDENCE OF GENERATIONAL EFFECTS IN LOW-INVOLVEMENT PRODUCT: THE CASE OF THE ETHANOL AS A CHOICE OF CAR FUEL |
spellingShingle |
IN SEARCH FOR THE EVIDENCE OF GENERATIONAL EFFECTS IN LOW-INVOLVEMENT PRODUCT: THE CASE OF THE ETHANOL AS A CHOICE OF CAR FUEL TALITA BARBOSA MATOS PEIXOTO |
title_short |
IN SEARCH FOR THE EVIDENCE OF GENERATIONAL EFFECTS IN LOW-INVOLVEMENT PRODUCT: THE CASE OF THE ETHANOL AS A CHOICE OF CAR FUEL |
title_full |
IN SEARCH FOR THE EVIDENCE OF GENERATIONAL EFFECTS IN LOW-INVOLVEMENT PRODUCT: THE CASE OF THE ETHANOL AS A CHOICE OF CAR FUEL |
title_fullStr |
IN SEARCH FOR THE EVIDENCE OF GENERATIONAL EFFECTS IN LOW-INVOLVEMENT PRODUCT: THE CASE OF THE ETHANOL AS A CHOICE OF CAR FUEL |
title_full_unstemmed |
IN SEARCH FOR THE EVIDENCE OF GENERATIONAL EFFECTS IN LOW-INVOLVEMENT PRODUCT: THE CASE OF THE ETHANOL AS A CHOICE OF CAR FUEL |
title_sort |
IN SEARCH FOR THE EVIDENCE OF GENERATIONAL EFFECTS IN LOW-INVOLVEMENT PRODUCT: THE CASE OF THE ETHANOL AS A CHOICE OF CAR FUEL |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
TALITA BARBOSA MATOS PEIXOTO |
author_facet |
TALITA BARBOSA MATOS PEIXOTO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
02383985791 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/1660956627509736 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MARCOS LOPEZ REGO |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
MARCOS LOPEZ REGO |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
08750123700 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TALITA BARBOSA MATOS PEIXOTO |
contributor_str_mv |
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA MARCOS LOPEZ REGO MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI MARCOS LOPEZ REGO |
description |
Este trabalho investiga vestígios de efeitos geracionais na escolha do etanol como combustível para carro. Há evidências de que as políticas de incentivo aos programas de diversificação da matriz energética influenciaram os hábitos de consumo. Apesar do baixo envolvimento do consumidor na compra de commodities, mas tendo em conta fatos como a crise do petróleo, o Proálcool, o advento dos motores a álcool e flex fuel, este estudo investiga se há algum efeito geracional na preferência por etanol em detrimento da gasolina como combustível. O estudo faz uso de um questionário, aplicado somente para consumidores que tomam decisões de abastecimento de carros tipo flex. A amostra inclui consumidores de ampla faixa etária, de acordo com as necessidades de cobrir diferentes possibilidades de efeitos geracionais. Os resultados apontam para alguns indícios, particularmente para preocupações ambientais e envolvimento com o carro. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-04-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20724@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20724@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20724@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20724@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324914401640448 |