SEEING BEYOND THE VISIBLE: THE IMAGE OUT OF THE EYES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARIA DA GLORIA DE SOUZA ALMEIDA
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30174@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30174@2
Resumo: A proposição da temática desta tese constitui-se no levantamento da discussão que trouxe à tona a possibilidade real de uma pessoa cega construir imagens mentais. Discutiu-se, pois, a viabilidade da construção dessas imagens a partir das próprias condições de que o indivíduo cego é dotado. Procurou-se demostrar como o corpo com seus sentidos e suas ilimitadas valências, converte-se em instrumental capaz de acionar recursos sensoriais que dão informações, passam dados, concretizam sensações e percepções, formulam conceitos. Sobre o tripé – conhecimento, cultura e artes –, fez-se uma pesquisa que, pela complexidade e abrangência do assunto, exigiu o cruzamento de diferentes disciplinas, de diversas linhas de pensamento, ainda que guardando diferenças pudessem estabelecer um diálogo que levasse a compreensão mais clara ao cerne da proposta feita. Recorreu-se a Zubiri, Bachelard e Durand para compor a base da leitura de três poetas cegas e da escritora Marina Colasanti, apontando a força expressiva das imagens em ambos os casos.
id PUC_RIO-1_639090d838e99b653ffc8c64112fd08b
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:30174
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSEEING BEYOND THE VISIBLE: THE IMAGE OUT OF THE EYESVER ALÉM DO VISÍVEL: A IMAGEM FORA DOS OLHOS2017-04-24ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA19489080772lattes.cnpq.br/4700246374439911ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA19489080772lattes.cnpq.br/4700246374439911JACKELINE LIMA FARBIARZMARIA CRISTINA CARDOSO RIBASROSANA KOHL BINESROSANA KOHL BINESELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA48665533753lattes.cnpq.br/9941434349184304MARIA DA GLORIA DE SOUZA ALMEIDAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADEPUC-RioBRA proposição da temática desta tese constitui-se no levantamento da discussão que trouxe à tona a possibilidade real de uma pessoa cega construir imagens mentais. Discutiu-se, pois, a viabilidade da construção dessas imagens a partir das próprias condições de que o indivíduo cego é dotado. Procurou-se demostrar como o corpo com seus sentidos e suas ilimitadas valências, converte-se em instrumental capaz de acionar recursos sensoriais que dão informações, passam dados, concretizam sensações e percepções, formulam conceitos. Sobre o tripé – conhecimento, cultura e artes –, fez-se uma pesquisa que, pela complexidade e abrangência do assunto, exigiu o cruzamento de diferentes disciplinas, de diversas linhas de pensamento, ainda que guardando diferenças pudessem estabelecer um diálogo que levasse a compreensão mais clara ao cerne da proposta feita. Recorreu-se a Zubiri, Bachelard e Durand para compor a base da leitura de três poetas cegas e da escritora Marina Colasanti, apontando a força expressiva das imagens em ambos os casos.The proposition of the theme of this thesis is the discussion collection that highlights the real possibility of a blind person to construct mental images. The possibility of constructing these images was therefore discussed from the very conditions of which the blind individual is endowed. We sought to demonstrate how the body, with its senses and its unlimited valences, becomes an instrument capable of assessing sensory resources which give information, pass data, materialize sensations and perceptions, formulate concepts. On the tripod - knowledge, culture and the arts - a research was made that due to the complexity and comprehensiveness of the subject, required the crossing of different disciplines, of different lines of thought, even if keeping their differences it could establish a dialogue that would lead to understanding clearly the heart of the proposal. Zubiri, Bachelard and Durand were used to compose the basis of the reading of three blind poets and the writer Marina Colasanti, pointing out the expressive force of the images in both cases.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30174@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30174@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:33:06Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:30174Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-27T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv SEEING BEYOND THE VISIBLE: THE IMAGE OUT OF THE EYES
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv VER ALÉM DO VISÍVEL: A IMAGEM FORA DOS OLHOS
title SEEING BEYOND THE VISIBLE: THE IMAGE OUT OF THE EYES
spellingShingle SEEING BEYOND THE VISIBLE: THE IMAGE OUT OF THE EYES
MARIA DA GLORIA DE SOUZA ALMEIDA
title_short SEEING BEYOND THE VISIBLE: THE IMAGE OUT OF THE EYES
title_full SEEING BEYOND THE VISIBLE: THE IMAGE OUT OF THE EYES
title_fullStr SEEING BEYOND THE VISIBLE: THE IMAGE OUT OF THE EYES
title_full_unstemmed SEEING BEYOND THE VISIBLE: THE IMAGE OUT OF THE EYES
title_sort SEEING BEYOND THE VISIBLE: THE IMAGE OUT OF THE EYES
author MARIA DA GLORIA DE SOUZA ALMEIDA
author_facet MARIA DA GLORIA DE SOUZA ALMEIDA
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 19489080772
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 19489080772
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4700246374439911
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4700246374439911
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JACKELINE LIMA FARBIARZ
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARIA CRISTINA CARDOSO RIBAS
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ROSANA KOHL BINES
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ROSANA KOHL BINES
dc.contributor.referee5.fl_str_mv ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 48665533753
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9941434349184304
dc.contributor.author.fl_str_mv MARIA DA GLORIA DE SOUZA ALMEIDA
contributor_str_mv ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA
JACKELINE LIMA FARBIARZ
MARIA CRISTINA CARDOSO RIBAS
ROSANA KOHL BINES
ROSANA KOHL BINES
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA
description A proposição da temática desta tese constitui-se no levantamento da discussão que trouxe à tona a possibilidade real de uma pessoa cega construir imagens mentais. Discutiu-se, pois, a viabilidade da construção dessas imagens a partir das próprias condições de que o indivíduo cego é dotado. Procurou-se demostrar como o corpo com seus sentidos e suas ilimitadas valências, converte-se em instrumental capaz de acionar recursos sensoriais que dão informações, passam dados, concretizam sensações e percepções, formulam conceitos. Sobre o tripé – conhecimento, cultura e artes –, fez-se uma pesquisa que, pela complexidade e abrangência do assunto, exigiu o cruzamento de diferentes disciplinas, de diversas linhas de pensamento, ainda que guardando diferenças pudessem estabelecer um diálogo que levasse a compreensão mais clara ao cerne da proposta feita. Recorreu-se a Zubiri, Bachelard e Durand para compor a base da leitura de três poetas cegas e da escritora Marina Colasanti, apontando a força expressiva das imagens em ambos os casos.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-04-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30174@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30174@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30174@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30174@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADE
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324931722018816