SEEING BEYOND THE VISIBLE: THE IMAGE OUT OF THE EYES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30174@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30174@2 |
Resumo: | A proposição da temática desta tese constitui-se no levantamento da discussão que trouxe à tona a possibilidade real de uma pessoa cega construir imagens mentais. Discutiu-se, pois, a viabilidade da construção dessas imagens a partir das próprias condições de que o indivíduo cego é dotado. Procurou-se demostrar como o corpo com seus sentidos e suas ilimitadas valências, converte-se em instrumental capaz de acionar recursos sensoriais que dão informações, passam dados, concretizam sensações e percepções, formulam conceitos. Sobre o tripé – conhecimento, cultura e artes –, fez-se uma pesquisa que, pela complexidade e abrangência do assunto, exigiu o cruzamento de diferentes disciplinas, de diversas linhas de pensamento, ainda que guardando diferenças pudessem estabelecer um diálogo que levasse a compreensão mais clara ao cerne da proposta feita. Recorreu-se a Zubiri, Bachelard e Durand para compor a base da leitura de três poetas cegas e da escritora Marina Colasanti, apontando a força expressiva das imagens em ambos os casos. |
id |
PUC_RIO-1_639090d838e99b653ffc8c64112fd08b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:30174 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSEEING BEYOND THE VISIBLE: THE IMAGE OUT OF THE EYESVER ALÉM DO VISÍVEL: A IMAGEM FORA DOS OLHOS2017-04-24ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA19489080772lattes.cnpq.br/4700246374439911ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA19489080772lattes.cnpq.br/4700246374439911JACKELINE LIMA FARBIARZMARIA CRISTINA CARDOSO RIBASROSANA KOHL BINESROSANA KOHL BINESELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA48665533753lattes.cnpq.br/9941434349184304MARIA DA GLORIA DE SOUZA ALMEIDAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADEPUC-RioBRA proposição da temática desta tese constitui-se no levantamento da discussão que trouxe à tona a possibilidade real de uma pessoa cega construir imagens mentais. Discutiu-se, pois, a viabilidade da construção dessas imagens a partir das próprias condições de que o indivíduo cego é dotado. Procurou-se demostrar como o corpo com seus sentidos e suas ilimitadas valências, converte-se em instrumental capaz de acionar recursos sensoriais que dão informações, passam dados, concretizam sensações e percepções, formulam conceitos. Sobre o tripé – conhecimento, cultura e artes –, fez-se uma pesquisa que, pela complexidade e abrangência do assunto, exigiu o cruzamento de diferentes disciplinas, de diversas linhas de pensamento, ainda que guardando diferenças pudessem estabelecer um diálogo que levasse a compreensão mais clara ao cerne da proposta feita. Recorreu-se a Zubiri, Bachelard e Durand para compor a base da leitura de três poetas cegas e da escritora Marina Colasanti, apontando a força expressiva das imagens em ambos os casos.The proposition of the theme of this thesis is the discussion collection that highlights the real possibility of a blind person to construct mental images. The possibility of constructing these images was therefore discussed from the very conditions of which the blind individual is endowed. We sought to demonstrate how the body, with its senses and its unlimited valences, becomes an instrument capable of assessing sensory resources which give information, pass data, materialize sensations and perceptions, formulate concepts. On the tripod - knowledge, culture and the arts - a research was made that due to the complexity and comprehensiveness of the subject, required the crossing of different disciplines, of different lines of thought, even if keeping their differences it could establish a dialogue that would lead to understanding clearly the heart of the proposal. Zubiri, Bachelard and Durand were used to compose the basis of the reading of three blind poets and the writer Marina Colasanti, pointing out the expressive force of the images in both cases.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30174@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30174@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:33:06Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:30174Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-27T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
SEEING BEYOND THE VISIBLE: THE IMAGE OUT OF THE EYES |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
VER ALÉM DO VISÍVEL: A IMAGEM FORA DOS OLHOS |
title |
SEEING BEYOND THE VISIBLE: THE IMAGE OUT OF THE EYES |
spellingShingle |
SEEING BEYOND THE VISIBLE: THE IMAGE OUT OF THE EYES MARIA DA GLORIA DE SOUZA ALMEIDA |
title_short |
SEEING BEYOND THE VISIBLE: THE IMAGE OUT OF THE EYES |
title_full |
SEEING BEYOND THE VISIBLE: THE IMAGE OUT OF THE EYES |
title_fullStr |
SEEING BEYOND THE VISIBLE: THE IMAGE OUT OF THE EYES |
title_full_unstemmed |
SEEING BEYOND THE VISIBLE: THE IMAGE OUT OF THE EYES |
title_sort |
SEEING BEYOND THE VISIBLE: THE IMAGE OUT OF THE EYES |
author |
MARIA DA GLORIA DE SOUZA ALMEIDA |
author_facet |
MARIA DA GLORIA DE SOUZA ALMEIDA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
19489080772 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
19489080772 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4700246374439911 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4700246374439911 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
JACKELINE LIMA FARBIARZ |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MARIA CRISTINA CARDOSO RIBAS |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
ROSANA KOHL BINES |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
ROSANA KOHL BINES |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
48665533753 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/9941434349184304 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARIA DA GLORIA DE SOUZA ALMEIDA |
contributor_str_mv |
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA JACKELINE LIMA FARBIARZ MARIA CRISTINA CARDOSO RIBAS ROSANA KOHL BINES ROSANA KOHL BINES ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA |
description |
A proposição da temática desta tese constitui-se no levantamento da discussão que trouxe à tona a possibilidade real de uma pessoa cega construir imagens mentais. Discutiu-se, pois, a viabilidade da construção dessas imagens a partir das próprias condições de que o indivíduo cego é dotado. Procurou-se demostrar como o corpo com seus sentidos e suas ilimitadas valências, converte-se em instrumental capaz de acionar recursos sensoriais que dão informações, passam dados, concretizam sensações e percepções, formulam conceitos. Sobre o tripé – conhecimento, cultura e artes –, fez-se uma pesquisa que, pela complexidade e abrangência do assunto, exigiu o cruzamento de diferentes disciplinas, de diversas linhas de pensamento, ainda que guardando diferenças pudessem estabelecer um diálogo que levasse a compreensão mais clara ao cerne da proposta feita. Recorreu-se a Zubiri, Bachelard e Durand para compor a base da leitura de três poetas cegas e da escritora Marina Colasanti, apontando a força expressiva das imagens em ambos os casos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-04-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30174@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30174@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30174@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30174@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324931722018816 |