[es] ENSEÑANZA – APRENDIZAJE INICIAL EN DISEÑO: TALLER DE PROYECTO COMO GENERADOR DE CONOCIMIENTO TEÓRICO Y HABILIDADES CREATIVAS EN EL CURSO DE DISEÑO DE LA ESCUELA DE ARQUITECTURA Y DISEÑO, PUCV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANA VANESSA SIVIERO PEREZ
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Outros
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37271@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37271@4
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37271
Resumo: [pt] A presente pesquisa estuda a elaboração dos processos criativos no ensinoaprendizagem universitário da carreira de Design. Ele concentra seu interesse em uma das Oficinas de treinamento da Escola de Arquitetura e Design (e[ad]), da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, no Chile (PUCV). Assim, a oficina inicial da carreira de Design, Workshop de Design do Primeiro Ano, torna-se objeto de estudo de caso, para elucidar a geração e o fortalecimento das habilidades criativas dos alunos para o processo criativo de Design no Workshop. Isso traz a necessidade de aprofundar as práticas pedagógicas da oficina escolhida, desde a sua observação, descrever e analisar as metodologias utilizadas e construir uma formalização e teorização do sistema metodológico. Argumenta-se que o professor, sob a metodologia do Project Workshop, é um agente orientador que orienta a educação do aluno através de um diálogo que é alcançado e que habilita o aluno a desenvolver e gerar habilidades necessárias para realizar de forma criativa em seus negócios, podendo abstrair, ver e construir de forma original. Para entender a singularidade desta instância criativa que é dada na metodologia de e[ad] hoje, voltamos para 1952, ano em que um grupo de professores começa a construir o caminho que singularmente orientará o treinamento de estudantes de esta Escola. Este treinamento é definido pelo ensino-aprendizagem no Workshop, caracterizado pela maneira original de ver a realidade cada vez (novamente) da observação; acompanhado em paralelo por outro aspecto relevante e único, que é a área em que o Workshop está inscrito, que está intimamente ligado à poesia. Assim, elementos como: o conceito de coletividade; a dedicação dos professores; a tríade: vida, trabalho e estudo; os espaços físicos onde o escritório é acomodado; o número de alunos na escola; as três corridas ensinadas sob o mesmo teto; as viagens de Travesías e suas obras construídas; os atos poéticos e atividades nas quais todos os alunos participam; os diferentes assuntos paralelos e assuntos comuns que todos os alunos têm ao mesmo tempo; eles estão construindo esse campo particular da maneira de pensar, de ser e de fazer do aluno, gerando a maneira criativa e original em que cada aluno enfrentará o comércio, dando-lhes uma marca ou distintivo para cada um.
id PUC_RIO-1_643dac902b032461c427dae472c5e4d1
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:37271
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [es] ENSEÑANZA – APRENDIZAJE INICIAL EN DISEÑO: TALLER DE PROYECTO COMO GENERADOR DE CONOCIMIENTO TEÓRICO Y HABILIDADES CREATIVAS EN EL CURSO DE DISEÑO DE LA ESCUELA DE ARQUITECTURA Y DISEÑO, PUCV[pt] ENSINO-APRENDIZAGEM INICIAL EM DESIGN: PROJETO COMO GERADOR DE CONHECIMENTOS TEÓRICOS E HABILIDADES CRIATIVAS NO CURSO DE DESIGN DA ESCOLA DE ARQUITETURA E DESIGN DA PUCV[pt] CRIATIVIDADE EM DESIGN[pt] PROJETO DE DESIGN[pt] ENSINO-APRENDIZAGEM INICIAL EM DESIGN[es] CREATIVIDAD EN DISENO[es] TALLER DE PROYECTO DE DISENO[es] ENSENANZA-APRENDIZAJE INICIAL EN DISENO[pt] A presente pesquisa estuda a elaboração dos processos criativos no ensinoaprendizagem universitário da carreira de Design. Ele concentra seu interesse em uma das Oficinas de treinamento da Escola de Arquitetura e Design (e[ad]), da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, no Chile (PUCV). Assim, a oficina inicial da carreira de Design, Workshop de Design do Primeiro Ano, torna-se objeto de estudo de caso, para elucidar a geração e o fortalecimento das habilidades criativas dos alunos para o processo criativo de Design no Workshop. Isso traz a necessidade de aprofundar as práticas pedagógicas da oficina escolhida, desde a sua observação, descrever e analisar as metodologias utilizadas e construir uma formalização e teorização do sistema metodológico. Argumenta-se que o professor, sob a metodologia do Project Workshop, é um agente orientador que orienta a educação do aluno através de um diálogo que é alcançado e que habilita o aluno a desenvolver e gerar habilidades necessárias para realizar de forma criativa em seus negócios, podendo abstrair, ver e construir de forma original. Para entender a singularidade desta instância criativa que é dada na metodologia de e[ad] hoje, voltamos para 1952, ano em que um grupo de professores começa a construir o caminho que singularmente orientará o treinamento de estudantes de esta Escola. Este treinamento é definido pelo ensino-aprendizagem no Workshop, caracterizado pela maneira original de ver a realidade cada vez (novamente) da observação; acompanhado em paralelo por outro aspecto relevante e único, que é a área em que o Workshop está inscrito, que está intimamente ligado à poesia. Assim, elementos como: o conceito de coletividade; a dedicação dos professores; a tríade: vida, trabalho e estudo; os espaços físicos onde o escritório é acomodado; o número de alunos na escola; as três corridas ensinadas sob o mesmo teto; as viagens de Travesías e suas obras construídas; os atos poéticos e atividades nas quais todos os alunos participam; os diferentes assuntos paralelos e assuntos comuns que todos os alunos têm ao mesmo tempo; eles estão construindo esse campo particular da maneira de pensar, de ser e de fazer do aluno, gerando a maneira criativa e original em que cada aluno enfrentará o comércio, dando-lhes uma marca ou distintivo para cada um.[es] La presente investigación estudia la elaboración de los procesos creativos dentro de la enseñanza-aprendizaje universitaria de la carrera de Diseño. Centra su interés en uno de los Talleres formativos de la Escuela de Arquitectura y Diseño (e[ad]), de la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, en Chile (PUCV). Así el Taller inicial de la carrera de Diseño, Taller de Primer Año Diseño, se transforma en el objeto de estudio de caso, para dilucidar la generación y fortalecimiento de las habilidades creativas de los alumnos para el proceso creativo de Diseño en el Taller. Esto trae la necesidad de ahondar en las prácticas pedagógicas del Taller elegido, para desde su observación, describir y analizar las metodologías utilizadas, y construir una formalización y teorización del proceso de enseñanza-aprendizaje. Se plantea que el profesor bajo la metodología del Taller de proyecto, es un agente orientador que guía la formación del alumno a través de un diálogo que se logra y que potencia al alumno a desarrollar y generar habilidades necesarias para desempeñarse de forma creativa en su oficio, siendo capaz de abstraer, ver y construir de un modo original. Para entender la singularidad de esta instancia creativa que se da en la metodología de la e[ad] en la actualidad, nos remontamos a 1952, año en que un grupo de profesores comienza a construir el camino que orientará singularmente la formación de los alumnos de esta Escuela. Esta formación es definida por la enseñanza-aprendizaje en el Taller, caracterizado por en el modo original de ver la realidad cada vez (nuevamente) desde la observación; acompañado paralelamente por otro aspecto relevante y único, que es el ámbito en que se inscribe el Taller, que está estrechamente vinculado con la poesía. Así, elementos como: el concepto de colectividad; la dedicación de los profesores; la triada: vida, trabajo y estudio; los espacios físicos donde se da cabida al oficio; la cantidad de alumnos de la Escuela; las tres carreras impartidas bajo el mismo techo; los viajes de Travesías y sus obras construidas; los actos poéticos y actividades en que participa la totalidad de los alumnos; las distintas asignaturas paralelas y asignaturas comunes que tienen todos los alumnos al mismo tiempo; van construyendo este ámbito particular del modo de pensar, de ser y de hacer del alumno, generando la manera creativa y original en que cada alumno va a afrontar el oficio, dándoles una impronta o sello distintivo a cada uno.MAXWELLRITA MARIA DE SOUZA COUTOANA VANESSA SIVIERO PEREZ2019-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37271@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37271@4http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37271spareponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-07T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:37271Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-03-07T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [es] ENSEÑANZA – APRENDIZAJE INICIAL EN DISEÑO: TALLER DE PROYECTO COMO GENERADOR DE CONOCIMIENTO TEÓRICO Y HABILIDADES CREATIVAS EN EL CURSO DE DISEÑO DE LA ESCUELA DE ARQUITECTURA Y DISEÑO, PUCV
[pt] ENSINO-APRENDIZAGEM INICIAL EM DESIGN: PROJETO COMO GERADOR DE CONHECIMENTOS TEÓRICOS E HABILIDADES CRIATIVAS NO CURSO DE DESIGN DA ESCOLA DE ARQUITETURA E DESIGN DA PUCV
title [es] ENSEÑANZA – APRENDIZAJE INICIAL EN DISEÑO: TALLER DE PROYECTO COMO GENERADOR DE CONOCIMIENTO TEÓRICO Y HABILIDADES CREATIVAS EN EL CURSO DE DISEÑO DE LA ESCUELA DE ARQUITECTURA Y DISEÑO, PUCV
spellingShingle [es] ENSEÑANZA – APRENDIZAJE INICIAL EN DISEÑO: TALLER DE PROYECTO COMO GENERADOR DE CONOCIMIENTO TEÓRICO Y HABILIDADES CREATIVAS EN EL CURSO DE DISEÑO DE LA ESCUELA DE ARQUITECTURA Y DISEÑO, PUCV
ANA VANESSA SIVIERO PEREZ
[pt] CRIATIVIDADE EM DESIGN
[pt] PROJETO DE DESIGN
[pt] ENSINO-APRENDIZAGEM INICIAL EM DESIGN
[es] CREATIVIDAD EN DISENO
[es] TALLER DE PROYECTO DE DISENO
[es] ENSENANZA-APRENDIZAJE INICIAL EN DISENO
title_short [es] ENSEÑANZA – APRENDIZAJE INICIAL EN DISEÑO: TALLER DE PROYECTO COMO GENERADOR DE CONOCIMIENTO TEÓRICO Y HABILIDADES CREATIVAS EN EL CURSO DE DISEÑO DE LA ESCUELA DE ARQUITECTURA Y DISEÑO, PUCV
title_full [es] ENSEÑANZA – APRENDIZAJE INICIAL EN DISEÑO: TALLER DE PROYECTO COMO GENERADOR DE CONOCIMIENTO TEÓRICO Y HABILIDADES CREATIVAS EN EL CURSO DE DISEÑO DE LA ESCUELA DE ARQUITECTURA Y DISEÑO, PUCV
title_fullStr [es] ENSEÑANZA – APRENDIZAJE INICIAL EN DISEÑO: TALLER DE PROYECTO COMO GENERADOR DE CONOCIMIENTO TEÓRICO Y HABILIDADES CREATIVAS EN EL CURSO DE DISEÑO DE LA ESCUELA DE ARQUITECTURA Y DISEÑO, PUCV
title_full_unstemmed [es] ENSEÑANZA – APRENDIZAJE INICIAL EN DISEÑO: TALLER DE PROYECTO COMO GENERADOR DE CONOCIMIENTO TEÓRICO Y HABILIDADES CREATIVAS EN EL CURSO DE DISEÑO DE LA ESCUELA DE ARQUITECTURA Y DISEÑO, PUCV
title_sort [es] ENSEÑANZA – APRENDIZAJE INICIAL EN DISEÑO: TALLER DE PROYECTO COMO GENERADOR DE CONOCIMIENTO TEÓRICO Y HABILIDADES CREATIVAS EN EL CURSO DE DISEÑO DE LA ESCUELA DE ARQUITECTURA Y DISEÑO, PUCV
author ANA VANESSA SIVIERO PEREZ
author_facet ANA VANESSA SIVIERO PEREZ
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RITA MARIA DE SOUZA COUTO
dc.contributor.author.fl_str_mv ANA VANESSA SIVIERO PEREZ
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] CRIATIVIDADE EM DESIGN
[pt] PROJETO DE DESIGN
[pt] ENSINO-APRENDIZAGEM INICIAL EM DESIGN
[es] CREATIVIDAD EN DISENO
[es] TALLER DE PROYECTO DE DISENO
[es] ENSENANZA-APRENDIZAJE INICIAL EN DISENO
topic [pt] CRIATIVIDADE EM DESIGN
[pt] PROJETO DE DESIGN
[pt] ENSINO-APRENDIZAGEM INICIAL EM DESIGN
[es] CREATIVIDAD EN DISENO
[es] TALLER DE PROYECTO DE DISENO
[es] ENSENANZA-APRENDIZAJE INICIAL EN DISENO
description [pt] A presente pesquisa estuda a elaboração dos processos criativos no ensinoaprendizagem universitário da carreira de Design. Ele concentra seu interesse em uma das Oficinas de treinamento da Escola de Arquitetura e Design (e[ad]), da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, no Chile (PUCV). Assim, a oficina inicial da carreira de Design, Workshop de Design do Primeiro Ano, torna-se objeto de estudo de caso, para elucidar a geração e o fortalecimento das habilidades criativas dos alunos para o processo criativo de Design no Workshop. Isso traz a necessidade de aprofundar as práticas pedagógicas da oficina escolhida, desde a sua observação, descrever e analisar as metodologias utilizadas e construir uma formalização e teorização do sistema metodológico. Argumenta-se que o professor, sob a metodologia do Project Workshop, é um agente orientador que orienta a educação do aluno através de um diálogo que é alcançado e que habilita o aluno a desenvolver e gerar habilidades necessárias para realizar de forma criativa em seus negócios, podendo abstrair, ver e construir de forma original. Para entender a singularidade desta instância criativa que é dada na metodologia de e[ad] hoje, voltamos para 1952, ano em que um grupo de professores começa a construir o caminho que singularmente orientará o treinamento de estudantes de esta Escola. Este treinamento é definido pelo ensino-aprendizagem no Workshop, caracterizado pela maneira original de ver a realidade cada vez (novamente) da observação; acompanhado em paralelo por outro aspecto relevante e único, que é a área em que o Workshop está inscrito, que está intimamente ligado à poesia. Assim, elementos como: o conceito de coletividade; a dedicação dos professores; a tríade: vida, trabalho e estudo; os espaços físicos onde o escritório é acomodado; o número de alunos na escola; as três corridas ensinadas sob o mesmo teto; as viagens de Travesías e suas obras construídas; os atos poéticos e atividades nas quais todos os alunos participam; os diferentes assuntos paralelos e assuntos comuns que todos os alunos têm ao mesmo tempo; eles estão construindo esse campo particular da maneira de pensar, de ser e de fazer do aluno, gerando a maneira criativa e original em que cada aluno enfrentará o comércio, dando-lhes uma marca ou distintivo para cada um.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37271@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37271@4
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37271
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37271@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37271@4
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37271
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822614935273472