[en] IN THE BEGINNING WAS THE LOGOS: LANGUAGE, TRUTH AND EXPERIENCE IN WALTER BENJAMIN
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26089@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26089@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26089 |
Resumo: | [pt] A palavra grega logos é fundamental no desenvolvimento do pensamento ocidental. Através do logos, da palavra, Deus cria o mundo nas tradições religiosas judaico-cristãs. Dentro da filosofia moderna ocidental, o logos é entendido principalmente no sentido da razão e da racionalidade. A presente pesquisa apresenta a hipótese de que o pensamento de Walter Benjamin interpreta o logos como linguagem, unificando campos que, de outra forma, estariam cindidos no pensamento. A interpretação do teórico alemão permite, aqui se defende, transformar as bases da filosofia ocidental pela ressignificação de temas reprimidos, tais como o mito, a arte e a história. A linguagem se mostra nessa interpretação estruturante da própria realidade. A essência das coisas é de natureza linguística; cabe ao homem traduzir e interpretar o mundo. Essa reflexão retoma a noção pré-moderna de leitura do mundo, suplantada pela ascensão da análise matemática das coisas, posta em cena pela revolução científica. A retomada da centralidade da linguagem propicia, em suma, o desenvolvimento de uma concepção alternativa dos conceitos de verdade e de experiência. Pois os conceitos não se fundamentam mais em valores eternos e universais, mas inseridos de modo pleno na precariedade da história e da linguagem humana. É o que este trabalho se ocupa de trazer à luz. |
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[en] IN THE BEGINNING WAS THE LOGOS: LANGUAGE, TRUTH AND EXPERIENCE IN WALTER BENJAMIN[pt] NO PRINCÍPIO ERA O LOGOS: LINGUAGEM, VERDADE E EXPERIÊNCIA EM WALTER BENJAMIN[pt] LINGUAGEM[pt] FILOSOFIA CONTEMPORANEA[pt] WALTER BENJAMIN[pt] EXPERIENCIA[pt] CONHECIMENTO[pt] VERDADE[en] LANGUAGE[en] CONTEMPORARY PHILOSOPHY[en] WALTER BENJAMIN[en] EXPERIENCE[en] KNOWLEDGE[en] TRUTH[pt] A palavra grega logos é fundamental no desenvolvimento do pensamento ocidental. Através do logos, da palavra, Deus cria o mundo nas tradições religiosas judaico-cristãs. Dentro da filosofia moderna ocidental, o logos é entendido principalmente no sentido da razão e da racionalidade. A presente pesquisa apresenta a hipótese de que o pensamento de Walter Benjamin interpreta o logos como linguagem, unificando campos que, de outra forma, estariam cindidos no pensamento. A interpretação do teórico alemão permite, aqui se defende, transformar as bases da filosofia ocidental pela ressignificação de temas reprimidos, tais como o mito, a arte e a história. A linguagem se mostra nessa interpretação estruturante da própria realidade. A essência das coisas é de natureza linguística; cabe ao homem traduzir e interpretar o mundo. Essa reflexão retoma a noção pré-moderna de leitura do mundo, suplantada pela ascensão da análise matemática das coisas, posta em cena pela revolução científica. A retomada da centralidade da linguagem propicia, em suma, o desenvolvimento de uma concepção alternativa dos conceitos de verdade e de experiência. Pois os conceitos não se fundamentam mais em valores eternos e universais, mas inseridos de modo pleno na precariedade da história e da linguagem humana. É o que este trabalho se ocupa de trazer à luz.[en] The Greek word logos was fundamental for the development of Western thinking. Through logos, the word, God created the world in Judeo-Christian religious traditions. However, in Western modern philosophy, logos is understood mainly as reason and rationality. This study hypothesizes that Walter Benjamin s thinking interprets logos as language, thus unifying fields that would otherwise be divided. The interpretation of the German theoretician allows — as this study argues — for a change at the basis of western philosophy by giving new meaning to repressed themes such as myth, art and history. Language is a structuring interpretation of reality. The essence of things is linguistic: people translate and interpret the world. This brings back the pre-modern idea of reading the world, which was replaced by mathematical analyses, put forth by the scientific revolution. The recovery of the centrality of language allows, in sum, for alternative ideas regarding truth and experience to emerge. The two ideas are no longer based on eternal, universal values, but fully a part of the precariousness of history and human language. This is what this study aims at bringing to light.MAXWELLEDGAR DE BRITO LYRA NETTORAFAEL DOMINGUES AZZI2016-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26089@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26089@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26089porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-24T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:26089Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-06-24T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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[pt] A palavra grega logos é fundamental no desenvolvimento do pensamento ocidental. Através do logos, da palavra, Deus cria o mundo nas tradições religiosas judaico-cristãs. Dentro da filosofia moderna ocidental, o logos é entendido principalmente no sentido da razão e da racionalidade. A presente pesquisa apresenta a hipótese de que o pensamento de Walter Benjamin interpreta o logos como linguagem, unificando campos que, de outra forma, estariam cindidos no pensamento. A interpretação do teórico alemão permite, aqui se defende, transformar as bases da filosofia ocidental pela ressignificação de temas reprimidos, tais como o mito, a arte e a história. A linguagem se mostra nessa interpretação estruturante da própria realidade. A essência das coisas é de natureza linguística; cabe ao homem traduzir e interpretar o mundo. Essa reflexão retoma a noção pré-moderna de leitura do mundo, suplantada pela ascensão da análise matemática das coisas, posta em cena pela revolução científica. A retomada da centralidade da linguagem propicia, em suma, o desenvolvimento de uma concepção alternativa dos conceitos de verdade e de experiência. Pois os conceitos não se fundamentam mais em valores eternos e universais, mas inseridos de modo pleno na precariedade da história e da linguagem humana. É o que este trabalho se ocupa de trazer à luz. |
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