AMBIENTE ESPORTIVO E CUIDADO: REPERCUSSÕES NO AMADURECIMENTO PESSOAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RENATA PARENTE GARCIA
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33451@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33451@2
Resumo: O trabalho Ambiente esportivo e cuidado: repercussões no amadurecimento pessoal trata da facilitação ambiental ao processo de desenvolvimento do ser humano, proveniente de ações de cuidados advindas de fora do núcleo familiar. Tendo por base a teoria do amadurecimento pessoal de Winnicott, com ênfase em seus conceitos de ambiente facilitador e cuidado, buscou-se evidenciar as possibilidades que um ambiente esportivo tem de contribuir positivamente para a vida de crianças e adolescentes. Para tanto, elegeu-se um projeto social esportivo cuja filosofia preza pela formação de cidadãs, e não de atletas. Foram, então, selecionadas dez ex-participantes de suas atividades esportivo-educativas que tenham passado, no mínimo, cinco anos frequentando o projeto, e que tenham seguido carreiras diversas da esportiva. Realizou- se, então, uma entrevista com roteiro oculto semiestruturado, abordando os temas: histórico no projeto social, motivos de entrada, de permanência e de saída, aprendizados e o ambiente esportivo-educacional. Constatou-se, em seus discursos, que apesar de valorizadas, as questões esportivas são menos enfatizadas do que aquelas concernentes ao ambiente relacional do projeto. Estas, por sua vez, motivaram sua permanência e são responsabilizadas pelos aprendizados que as entrevistadas relatam terem tido. São também enfatizadas as repercussões da participação no projeto fora das quadras, em sua autoestima e sentimento de empoderamento perante a vida, no relacionamento interpessoal (em casa, no trabalho, na faculdade) e em seu senso ético. Para fins de análise dos dados das entrevistas, utilizou-se a análise de conteúdo, conforme proposto por Laurence Bardin.
id PUC_RIO-1_65a61b377f0e2a0d63f5332e5c2a2c32
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:33451
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAMBIENTE ESPORTIVO E CUIDADO: REPERCUSSÕES NO AMADURECIMENTO PESSOALSPORTS ENVIRONMENT AND CARE: EFFECTS ON MATURATIONAL PROCESS2016-03-18MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURT26147190725lattes.cnpq.br/0749826934720409MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURTMARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORAMARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORACARLOS EDUARDO VEIGA DA SILVA10723322724lattes.cnpq.br/2188885075723945RENATA PARENTE GARCIAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA)PUC-RioBRO trabalho Ambiente esportivo e cuidado: repercussões no amadurecimento pessoal trata da facilitação ambiental ao processo de desenvolvimento do ser humano, proveniente de ações de cuidados advindas de fora do núcleo familiar. Tendo por base a teoria do amadurecimento pessoal de Winnicott, com ênfase em seus conceitos de ambiente facilitador e cuidado, buscou-se evidenciar as possibilidades que um ambiente esportivo tem de contribuir positivamente para a vida de crianças e adolescentes. Para tanto, elegeu-se um projeto social esportivo cuja filosofia preza pela formação de cidadãs, e não de atletas. Foram, então, selecionadas dez ex-participantes de suas atividades esportivo-educativas que tenham passado, no mínimo, cinco anos frequentando o projeto, e que tenham seguido carreiras diversas da esportiva. Realizou- se, então, uma entrevista com roteiro oculto semiestruturado, abordando os temas: histórico no projeto social, motivos de entrada, de permanência e de saída, aprendizados e o ambiente esportivo-educacional. Constatou-se, em seus discursos, que apesar de valorizadas, as questões esportivas são menos enfatizadas do que aquelas concernentes ao ambiente relacional do projeto. Estas, por sua vez, motivaram sua permanência e são responsabilizadas pelos aprendizados que as entrevistadas relatam terem tido. São também enfatizadas as repercussões da participação no projeto fora das quadras, em sua autoestima e sentimento de empoderamento perante a vida, no relacionamento interpessoal (em casa, no trabalho, na faculdade) e em seu senso ético. Para fins de análise dos dados das entrevistas, utilizou-se a análise de conteúdo, conforme proposto por Laurence Bardin.The work Sports environment and care: effects on maturational process deals with environmental facilitation: from care actions arising outside of the family environment, to the human development process itself. Based on Winnicott s theory of personal maturation, with emphasis on the concepts of facilitating environment and care, it sought to highlight the possibilities through which a sporting environment can positively contribute to the lives of children and adolescents. To achieve this goal, a specific sports social project whose philosophy values the formation of citizens, not athletes, was analyzed. Then, ten former participants of the social project s sporting and educational activities, who have spent at least five years attending the project, and who have followed different careers rather than becoming professional athletes, were selected and submitted to a semi-structured interview, with hidden script, on the following themes: personal records and history within the social project; input on reasons for enrolling, staying and leaving the project; personal growth and learning; and the sports-educational environment. It was found in their answers that, although cherished, the sports issues are less stressed than those concerning the relational aspects of attending a sports-educational environment. Such relational aspects, in fact, led to the respondents permanence in the project and were, according to them, responsible for the learning that they report having had. The impact of participation in the project off-court is also emphasized, especially concerning their self-esteem and sense of empowerment towards life, interpersonal relationships (at home, at work, in college) and in their sense of ethics. To analyze the interview data, content analysis, as proposed by Laurence Bardin, was used.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33451@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33451@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:39:44Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:33451Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-05T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv AMBIENTE ESPORTIVO E CUIDADO: REPERCUSSÕES NO AMADURECIMENTO PESSOAL
dc.title.alternative.en.fl_str_mv SPORTS ENVIRONMENT AND CARE: EFFECTS ON MATURATIONAL PROCESS
title AMBIENTE ESPORTIVO E CUIDADO: REPERCUSSÕES NO AMADURECIMENTO PESSOAL
spellingShingle AMBIENTE ESPORTIVO E CUIDADO: REPERCUSSÕES NO AMADURECIMENTO PESSOAL
RENATA PARENTE GARCIA
title_short AMBIENTE ESPORTIVO E CUIDADO: REPERCUSSÕES NO AMADURECIMENTO PESSOAL
title_full AMBIENTE ESPORTIVO E CUIDADO: REPERCUSSÕES NO AMADURECIMENTO PESSOAL
title_fullStr AMBIENTE ESPORTIVO E CUIDADO: REPERCUSSÕES NO AMADURECIMENTO PESSOAL
title_full_unstemmed AMBIENTE ESPORTIVO E CUIDADO: REPERCUSSÕES NO AMADURECIMENTO PESSOAL
title_sort AMBIENTE ESPORTIVO E CUIDADO: REPERCUSSÕES NO AMADURECIMENTO PESSOAL
author RENATA PARENTE GARCIA
author_facet RENATA PARENTE GARCIA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURT
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26147190725
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0749826934720409
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURT
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv CARLOS EDUARDO VEIGA DA SILVA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 10723322724
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/2188885075723945
dc.contributor.author.fl_str_mv RENATA PARENTE GARCIA
contributor_str_mv MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURT
MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURT
MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA
MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA
CARLOS EDUARDO VEIGA DA SILVA
description O trabalho Ambiente esportivo e cuidado: repercussões no amadurecimento pessoal trata da facilitação ambiental ao processo de desenvolvimento do ser humano, proveniente de ações de cuidados advindas de fora do núcleo familiar. Tendo por base a teoria do amadurecimento pessoal de Winnicott, com ênfase em seus conceitos de ambiente facilitador e cuidado, buscou-se evidenciar as possibilidades que um ambiente esportivo tem de contribuir positivamente para a vida de crianças e adolescentes. Para tanto, elegeu-se um projeto social esportivo cuja filosofia preza pela formação de cidadãs, e não de atletas. Foram, então, selecionadas dez ex-participantes de suas atividades esportivo-educativas que tenham passado, no mínimo, cinco anos frequentando o projeto, e que tenham seguido carreiras diversas da esportiva. Realizou- se, então, uma entrevista com roteiro oculto semiestruturado, abordando os temas: histórico no projeto social, motivos de entrada, de permanência e de saída, aprendizados e o ambiente esportivo-educacional. Constatou-se, em seus discursos, que apesar de valorizadas, as questões esportivas são menos enfatizadas do que aquelas concernentes ao ambiente relacional do projeto. Estas, por sua vez, motivaram sua permanência e são responsabilizadas pelos aprendizados que as entrevistadas relatam terem tido. São também enfatizadas as repercussões da participação no projeto fora das quadras, em sua autoestima e sentimento de empoderamento perante a vida, no relacionamento interpessoal (em casa, no trabalho, na faculdade) e em seu senso ético. Para fins de análise dos dados das entrevistas, utilizou-se a análise de conteúdo, conforme proposto por Laurence Bardin.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33451@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33451@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33451@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33451@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324936921907200