AMBIENTE ESPORTIVO E CUIDADO: REPERCUSSÕES NO AMADURECIMENTO PESSOAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33451@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33451@2 |
Resumo: | O trabalho Ambiente esportivo e cuidado: repercussões no amadurecimento pessoal trata da facilitação ambiental ao processo de desenvolvimento do ser humano, proveniente de ações de cuidados advindas de fora do núcleo familiar. Tendo por base a teoria do amadurecimento pessoal de Winnicott, com ênfase em seus conceitos de ambiente facilitador e cuidado, buscou-se evidenciar as possibilidades que um ambiente esportivo tem de contribuir positivamente para a vida de crianças e adolescentes. Para tanto, elegeu-se um projeto social esportivo cuja filosofia preza pela formação de cidadãs, e não de atletas. Foram, então, selecionadas dez ex-participantes de suas atividades esportivo-educativas que tenham passado, no mínimo, cinco anos frequentando o projeto, e que tenham seguido carreiras diversas da esportiva. Realizou- se, então, uma entrevista com roteiro oculto semiestruturado, abordando os temas: histórico no projeto social, motivos de entrada, de permanência e de saída, aprendizados e o ambiente esportivo-educacional. Constatou-se, em seus discursos, que apesar de valorizadas, as questões esportivas são menos enfatizadas do que aquelas concernentes ao ambiente relacional do projeto. Estas, por sua vez, motivaram sua permanência e são responsabilizadas pelos aprendizados que as entrevistadas relatam terem tido. São também enfatizadas as repercussões da participação no projeto fora das quadras, em sua autoestima e sentimento de empoderamento perante a vida, no relacionamento interpessoal (em casa, no trabalho, na faculdade) e em seu senso ético. Para fins de análise dos dados das entrevistas, utilizou-se a análise de conteúdo, conforme proposto por Laurence Bardin. |
id |
PUC_RIO-1_65a61b377f0e2a0d63f5332e5c2a2c32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:33451 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAMBIENTE ESPORTIVO E CUIDADO: REPERCUSSÕES NO AMADURECIMENTO PESSOALSPORTS ENVIRONMENT AND CARE: EFFECTS ON MATURATIONAL PROCESS2016-03-18MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURT26147190725lattes.cnpq.br/0749826934720409MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURTMARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORAMARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORACARLOS EDUARDO VEIGA DA SILVA10723322724lattes.cnpq.br/2188885075723945RENATA PARENTE GARCIAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA)PUC-RioBRO trabalho Ambiente esportivo e cuidado: repercussões no amadurecimento pessoal trata da facilitação ambiental ao processo de desenvolvimento do ser humano, proveniente de ações de cuidados advindas de fora do núcleo familiar. Tendo por base a teoria do amadurecimento pessoal de Winnicott, com ênfase em seus conceitos de ambiente facilitador e cuidado, buscou-se evidenciar as possibilidades que um ambiente esportivo tem de contribuir positivamente para a vida de crianças e adolescentes. Para tanto, elegeu-se um projeto social esportivo cuja filosofia preza pela formação de cidadãs, e não de atletas. Foram, então, selecionadas dez ex-participantes de suas atividades esportivo-educativas que tenham passado, no mínimo, cinco anos frequentando o projeto, e que tenham seguido carreiras diversas da esportiva. Realizou- se, então, uma entrevista com roteiro oculto semiestruturado, abordando os temas: histórico no projeto social, motivos de entrada, de permanência e de saída, aprendizados e o ambiente esportivo-educacional. Constatou-se, em seus discursos, que apesar de valorizadas, as questões esportivas são menos enfatizadas do que aquelas concernentes ao ambiente relacional do projeto. Estas, por sua vez, motivaram sua permanência e são responsabilizadas pelos aprendizados que as entrevistadas relatam terem tido. São também enfatizadas as repercussões da participação no projeto fora das quadras, em sua autoestima e sentimento de empoderamento perante a vida, no relacionamento interpessoal (em casa, no trabalho, na faculdade) e em seu senso ético. Para fins de análise dos dados das entrevistas, utilizou-se a análise de conteúdo, conforme proposto por Laurence Bardin.The work Sports environment and care: effects on maturational process deals with environmental facilitation: from care actions arising outside of the family environment, to the human development process itself. Based on Winnicott s theory of personal maturation, with emphasis on the concepts of facilitating environment and care, it sought to highlight the possibilities through which a sporting environment can positively contribute to the lives of children and adolescents. To achieve this goal, a specific sports social project whose philosophy values the formation of citizens, not athletes, was analyzed. Then, ten former participants of the social project s sporting and educational activities, who have spent at least five years attending the project, and who have followed different careers rather than becoming professional athletes, were selected and submitted to a semi-structured interview, with hidden script, on the following themes: personal records and history within the social project; input on reasons for enrolling, staying and leaving the project; personal growth and learning; and the sports-educational environment. It was found in their answers that, although cherished, the sports issues are less stressed than those concerning the relational aspects of attending a sports-educational environment. Such relational aspects, in fact, led to the respondents permanence in the project and were, according to them, responsible for the learning that they report having had. The impact of participation in the project off-court is also emphasized, especially concerning their self-esteem and sense of empowerment towards life, interpersonal relationships (at home, at work, in college) and in their sense of ethics. To analyze the interview data, content analysis, as proposed by Laurence Bardin, was used.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33451@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33451@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:39:44Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:33451Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-05T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
AMBIENTE ESPORTIVO E CUIDADO: REPERCUSSÕES NO AMADURECIMENTO PESSOAL |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
SPORTS ENVIRONMENT AND CARE: EFFECTS ON MATURATIONAL PROCESS |
title |
AMBIENTE ESPORTIVO E CUIDADO: REPERCUSSÕES NO AMADURECIMENTO PESSOAL |
spellingShingle |
AMBIENTE ESPORTIVO E CUIDADO: REPERCUSSÕES NO AMADURECIMENTO PESSOAL RENATA PARENTE GARCIA |
title_short |
AMBIENTE ESPORTIVO E CUIDADO: REPERCUSSÕES NO AMADURECIMENTO PESSOAL |
title_full |
AMBIENTE ESPORTIVO E CUIDADO: REPERCUSSÕES NO AMADURECIMENTO PESSOAL |
title_fullStr |
AMBIENTE ESPORTIVO E CUIDADO: REPERCUSSÕES NO AMADURECIMENTO PESSOAL |
title_full_unstemmed |
AMBIENTE ESPORTIVO E CUIDADO: REPERCUSSÕES NO AMADURECIMENTO PESSOAL |
title_sort |
AMBIENTE ESPORTIVO E CUIDADO: REPERCUSSÕES NO AMADURECIMENTO PESSOAL |
author |
RENATA PARENTE GARCIA |
author_facet |
RENATA PARENTE GARCIA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURT |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
26147190725 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/0749826934720409 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURT |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
CARLOS EDUARDO VEIGA DA SILVA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
10723322724 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/2188885075723945 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RENATA PARENTE GARCIA |
contributor_str_mv |
MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURT MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURT MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA CARLOS EDUARDO VEIGA DA SILVA |
description |
O trabalho Ambiente esportivo e cuidado: repercussões no amadurecimento pessoal trata da facilitação ambiental ao processo de desenvolvimento do ser humano, proveniente de ações de cuidados advindas de fora do núcleo familiar. Tendo por base a teoria do amadurecimento pessoal de Winnicott, com ênfase em seus conceitos de ambiente facilitador e cuidado, buscou-se evidenciar as possibilidades que um ambiente esportivo tem de contribuir positivamente para a vida de crianças e adolescentes. Para tanto, elegeu-se um projeto social esportivo cuja filosofia preza pela formação de cidadãs, e não de atletas. Foram, então, selecionadas dez ex-participantes de suas atividades esportivo-educativas que tenham passado, no mínimo, cinco anos frequentando o projeto, e que tenham seguido carreiras diversas da esportiva. Realizou- se, então, uma entrevista com roteiro oculto semiestruturado, abordando os temas: histórico no projeto social, motivos de entrada, de permanência e de saída, aprendizados e o ambiente esportivo-educacional. Constatou-se, em seus discursos, que apesar de valorizadas, as questões esportivas são menos enfatizadas do que aquelas concernentes ao ambiente relacional do projeto. Estas, por sua vez, motivaram sua permanência e são responsabilizadas pelos aprendizados que as entrevistadas relatam terem tido. São também enfatizadas as repercussões da participação no projeto fora das quadras, em sua autoestima e sentimento de empoderamento perante a vida, no relacionamento interpessoal (em casa, no trabalho, na faculdade) e em seu senso ético. Para fins de análise dos dados das entrevistas, utilizou-se a análise de conteúdo, conforme proposto por Laurence Bardin. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-03-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33451@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33451@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33451@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33451@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324936921907200 |