[pt] A EXPERIMENTAÇÃO OCASIONAL DE TUNGA: A INSTAURAÇÃO DA OBRA DE ARTE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4026@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4026@3 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4026 |
Resumo: | [pt] A dissertação tem como objetivo investigar o uso do termo instauração na obra de Tunga e a singularidade de sua experimentação. Pensar a instauração em Tunga leva a repensar noções como autoria, espaço e imersão. O primeiro capítulo focalizará a presença do corpo como lugar da experimentação na obra de Tunga, e possíveis conexões com as obras de Lygia Clark, Hélio Oiticica e Artur Barrio, que surgem a partir da produção poética desses artistas. O segundo capítulo é dedicado a instauração na obra de Tunga e às ressonâncias desse procedimento na obra de artistas da cena contemporânea do Rio de Janeiro. |
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[pt] A EXPERIMENTAÇÃO OCASIONAL DE TUNGA: A INSTAURAÇÃO DA OBRA DE ARTE[fr] L ÉXPERIMENTATION OCCASIONNELLE DE TUNGA: L INSTAURATION DE L OEUVRE D ART[pt] ARTE CONTEMPORANEA[pt] INSTAURACAO[pt] TUNGA[fr] ART CONTEMPORAIN BRESILIEN[fr] INSTAURATION[fr] TUNGA [pt] A dissertação tem como objetivo investigar o uso do termo instauração na obra de Tunga e a singularidade de sua experimentação. Pensar a instauração em Tunga leva a repensar noções como autoria, espaço e imersão. O primeiro capítulo focalizará a presença do corpo como lugar da experimentação na obra de Tunga, e possíveis conexões com as obras de Lygia Clark, Hélio Oiticica e Artur Barrio, que surgem a partir da produção poética desses artistas. O segundo capítulo é dedicado a instauração na obra de Tunga e às ressonâncias desse procedimento na obra de artistas da cena contemporânea do Rio de Janeiro.[fr] Cette étude a l objectif d interroger l usage du terme instauration dans l oeuvre de Tunga ainsi que la singularité de son experimentation. Penser l instauration chez Tunga nous conduit a réfléchir sur les notions d auteur, d espace et d immersion. Le premier chapitre est dedié a la presence du corps comme lieux de l experimentation dans l oeuvre de Tunga, et les conections possibles avec les oeuvres de Lygia Clark, Hélio Oiticica et Artur Barrio, qui emergent de la production poétique de ces artistes. Le deuxième chapitre est dedié à l instauration dans l oeuvre de Tunga et les ressonances de cette estrategie dans l oeuvre des artistes de la scène contemporaine à Rio.MAXWELLCECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO IVANA MARIA DO REGO MONTEIRO2003-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4026@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4026@3http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4026porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-18T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:4026Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-02-18T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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