O SARAH: ENTRE MEMÓRIAS DE UMA INSTITUIÇÃO E A INSTITUIÇÃO DESTAS MEMÓRIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUCIANA FELIPPE CARDOSO
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29494@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29494@2
Resumo: Situada no campo da História da Educação a presente pesquisa adotou como objetivo geral analisar aspectos ligados à elaboração da Identidade Social do atual Instituto de Educação Sarah Kubitscheck (IESK) procurando também se debruçar sobre o processo de construção de uma memória coletiva acerca da mesma principalmente na região na qual a instituição se encontra a Zona Oeste Carioca. A escolha do recorte temporal adotado: os anos compreendidos entre 1957 e 1978, foi orientada pela concepção de que naquele período o atual IESK viveu 6 (seis) momentos fulcrais, citados a seguir: A criação da Escola Normal Sarah Kubitscheck (1957?) e sua instalação na escola municipal Venezuela, a transferência para sua primeira sede própria (1960), a mudança para o prédio no qual ainda se encontra (1970), sua transformação em colégio estadual (1973), a criação do Instituto de Educação de Campo Grande (1974) e 1978 quando passa a se chamar Instituto de Educação Sarah Kubitscheck. Adotei como principais referenciais teóricos as noções de estratégia identitária de Dubar (1997) e memória coletiva (Halbwachs). O fio condutor da metodologia deste trabalho foi a análise do Histórico do Instituto de Educação Sarah Kubitscheck documento elaborado pela Secretaria Estadual de Educação e que foi orientando a busca e consequente análise de outras fontes: leis publicadas pelo Diário Oficial do antigo Estado da Guanabara, artigos de jornal e entrevistas. Acredito que as análises realizadas ao longo desta pesquisa permitiram evidenciar que a história do Sarah foi permeada por questões que contribuíram para consagrar uma imagem bastante específica acerca da mesma: a de uma instituição com longa tradição, notoriedade e excelência e que por isso teria contribuído para o reconhecimento e progresso de uma região que por décadas foi conhecida pelo significativo nome de Sertão Carioca.
id PUC_RIO-1_68a94d11618df9c6f64119ffc8b003a5
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:29494
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO SARAH: ENTRE MEMÓRIAS DE UMA INSTITUIÇÃO E A INSTITUIÇÃO DESTAS MEMÓRIASSARAH: BETWEEN MEMORIES OF AN INSTITUTION AND THE INSTITUTION OF THOSE MEMORIES (1957-1978)2015-04-17ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA09019502700lattes.cnpq.br/6792773314323108ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELISPATRICIA COELHO DA COSTAANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCALIBANIA NACIF XAVIERLIA CIOMAR MACEDO DE FARIA03531788701lattes.cnpq.br/6151657019076646LUCIANA FELIPPE CARDOSOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRSituada no campo da História da Educação a presente pesquisa adotou como objetivo geral analisar aspectos ligados à elaboração da Identidade Social do atual Instituto de Educação Sarah Kubitscheck (IESK) procurando também se debruçar sobre o processo de construção de uma memória coletiva acerca da mesma principalmente na região na qual a instituição se encontra a Zona Oeste Carioca. A escolha do recorte temporal adotado: os anos compreendidos entre 1957 e 1978, foi orientada pela concepção de que naquele período o atual IESK viveu 6 (seis) momentos fulcrais, citados a seguir: A criação da Escola Normal Sarah Kubitscheck (1957?) e sua instalação na escola municipal Venezuela, a transferência para sua primeira sede própria (1960), a mudança para o prédio no qual ainda se encontra (1970), sua transformação em colégio estadual (1973), a criação do Instituto de Educação de Campo Grande (1974) e 1978 quando passa a se chamar Instituto de Educação Sarah Kubitscheck. Adotei como principais referenciais teóricos as noções de estratégia identitária de Dubar (1997) e memória coletiva (Halbwachs). O fio condutor da metodologia deste trabalho foi a análise do Histórico do Instituto de Educação Sarah Kubitscheck documento elaborado pela Secretaria Estadual de Educação e que foi orientando a busca e consequente análise de outras fontes: leis publicadas pelo Diário Oficial do antigo Estado da Guanabara, artigos de jornal e entrevistas. Acredito que as análises realizadas ao longo desta pesquisa permitiram evidenciar que a história do Sarah foi permeada por questões que contribuíram para consagrar uma imagem bastante específica acerca da mesma: a de uma instituição com longa tradição, notoriedade e excelência e que por isso teria contribuído para o reconhecimento e progresso de uma região que por décadas foi conhecida pelo significativo nome de Sertão Carioca.Inserted in the field of History of Education this research adopted as a general objective to analyze aspects related to the preparation of the Social Identity of the current Institute of Education Sarah Kubitschek (IESK) also trying to take a look into the process of building a Collective Memory about the same institution especially in region in which the institution is located the West Zone Carioca. The choice of the adopted time frame: the years between 1957 and 1978 was driven by the view that in that period the current IESK lived six (6) key moments, mentioned below: The creation of Normal Sarah Kubitschek School (?1957) and its installation in the municipal school Venezuela, transfer to your first own place (1960), the move to the building in which is still (1970), its transformation into a state college (1973), the creation of Campo Grande Institute of Education (1974) and 1978 when passes to be called the Institute of Education Sarah Kubitschek. Adopted as its main theoretical references the identity strategy notions of Dubar (1997) and collective memory (Halbwachs). The thread of the methodology of this study was the analysis of the History of the Institute of Education Sarah Kubitschek document prepared by the State Department of Education and has been guiding the search and subsequent analysis of other sources laws published by the Official Gazette of the former state of Guanabara, newspaper articles and interviews. I believe that the analyzes carried out during this research tried to highlighted the story Sarah was permeated by issues that contributed to consecrate a very specific image about the same: that of an institution with a long tradition, notoriety and excellence and for this would have contributed to the recognition and progress of a region that for decades has been known by the significant name of Sertão Carioca.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOPROGRAMA DE EXCELENCIA ACADEMICAhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29494@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29494@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:32:55Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:29494Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv O SARAH: ENTRE MEMÓRIAS DE UMA INSTITUIÇÃO E A INSTITUIÇÃO DESTAS MEMÓRIAS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv SARAH: BETWEEN MEMORIES OF AN INSTITUTION AND THE INSTITUTION OF THOSE MEMORIES (1957-1978)
title O SARAH: ENTRE MEMÓRIAS DE UMA INSTITUIÇÃO E A INSTITUIÇÃO DESTAS MEMÓRIAS
spellingShingle O SARAH: ENTRE MEMÓRIAS DE UMA INSTITUIÇÃO E A INSTITUIÇÃO DESTAS MEMÓRIAS
LUCIANA FELIPPE CARDOSO
title_short O SARAH: ENTRE MEMÓRIAS DE UMA INSTITUIÇÃO E A INSTITUIÇÃO DESTAS MEMÓRIAS
title_full O SARAH: ENTRE MEMÓRIAS DE UMA INSTITUIÇÃO E A INSTITUIÇÃO DESTAS MEMÓRIAS
title_fullStr O SARAH: ENTRE MEMÓRIAS DE UMA INSTITUIÇÃO E A INSTITUIÇÃO DESTAS MEMÓRIAS
title_full_unstemmed O SARAH: ENTRE MEMÓRIAS DE UMA INSTITUIÇÃO E A INSTITUIÇÃO DESTAS MEMÓRIAS
title_sort O SARAH: ENTRE MEMÓRIAS DE UMA INSTITUIÇÃO E A INSTITUIÇÃO DESTAS MEMÓRIAS
author LUCIANA FELIPPE CARDOSO
author_facet LUCIANA FELIPPE CARDOSO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 09019502700
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6792773314323108
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS
dc.contributor.referee2.fl_str_mv PATRICIA COELHO DA COSTA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv LIBANIA NACIF XAVIER
dc.contributor.referee5.fl_str_mv LIA CIOMAR MACEDO DE FARIA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 03531788701
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6151657019076646
dc.contributor.author.fl_str_mv LUCIANA FELIPPE CARDOSO
contributor_str_mv ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS
PATRICIA COELHO DA COSTA
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA
LIBANIA NACIF XAVIER
LIA CIOMAR MACEDO DE FARIA
description Situada no campo da História da Educação a presente pesquisa adotou como objetivo geral analisar aspectos ligados à elaboração da Identidade Social do atual Instituto de Educação Sarah Kubitscheck (IESK) procurando também se debruçar sobre o processo de construção de uma memória coletiva acerca da mesma principalmente na região na qual a instituição se encontra a Zona Oeste Carioca. A escolha do recorte temporal adotado: os anos compreendidos entre 1957 e 1978, foi orientada pela concepção de que naquele período o atual IESK viveu 6 (seis) momentos fulcrais, citados a seguir: A criação da Escola Normal Sarah Kubitscheck (1957?) e sua instalação na escola municipal Venezuela, a transferência para sua primeira sede própria (1960), a mudança para o prédio no qual ainda se encontra (1970), sua transformação em colégio estadual (1973), a criação do Instituto de Educação de Campo Grande (1974) e 1978 quando passa a se chamar Instituto de Educação Sarah Kubitscheck. Adotei como principais referenciais teóricos as noções de estratégia identitária de Dubar (1997) e memória coletiva (Halbwachs). O fio condutor da metodologia deste trabalho foi a análise do Histórico do Instituto de Educação Sarah Kubitscheck documento elaborado pela Secretaria Estadual de Educação e que foi orientando a busca e consequente análise de outras fontes: leis publicadas pelo Diário Oficial do antigo Estado da Guanabara, artigos de jornal e entrevistas. Acredito que as análises realizadas ao longo desta pesquisa permitiram evidenciar que a história do Sarah foi permeada por questões que contribuíram para consagrar uma imagem bastante específica acerca da mesma: a de uma instituição com longa tradição, notoriedade e excelência e que por isso teria contribuído para o reconhecimento e progresso de uma região que por décadas foi conhecida pelo significativo nome de Sertão Carioca.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29494@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29494@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29494@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29494@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324930483650560