ESCREVER SEM ESCREVER: A LITERATURA DE APROPRIAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26038@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26038@2 |
Resumo: | Em 2011, Kenneth Goldsmith, poeta, artista e professor da Universidade da Pensilvânia, lançou o livro Uncreative Writing, que poderíamos traduzir como escrita não-criativa ou escrita recriativa , para designar o processo de trabalho que resulta em obras textuais cujos textos, porém, não foram originalmente escritos por seus autores, mas sim reescritos ou transcritos a partir de fontes – sem mudanças no texto original – ou editadas e rearranjadas por meio da descontextualização e recontextualização desses textos pré-existentes. A dissertação utiliza-se desse conceito, assim como o de gênio não-original , de Marjorie Perloff, e o de pós-produção , de Nicolas Bourriaud, para analisar a figura do escritor-apropriador e as consequências, na atualidade, dos procedimentos de seleção e deslocamento no que diz respeito à questão da autoria: trata-se de verificar como tais práticas operam a quebra de fronteiras entre as posições de leitor e autor. Pretende-se investigar também de que maneira as obras selecionadas como corpus propõe formas não tradicionais de construir escrita e leitura, e suas relações com as artes plásticas e as novas ferramentas tecnológicas. |
id |
PUC_RIO-1_6a8c5072aaf35db698992bc493658b64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:26038 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisESCREVER SEM ESCREVER: A LITERATURA DE APROPRIAÇÃOWRITINT WITHOUT WRITING: LITERATURE MADE THROUGH APPROPRIATION2015-03-27VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO22799699715lattes.cnpq.br/4888469107863020VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDOFREDERICO OLIVEIRA COELHOFREDERICO OLIVEIRA COELHOSTEFANIA ROTA CHIARELLIFREDERICO OLIVEIRA COELHO10102851735lattes.cnpq.br/1449325102902345LEONARDO NABUCO VILLA FORTEPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADEPUC-RioBREm 2011, Kenneth Goldsmith, poeta, artista e professor da Universidade da Pensilvânia, lançou o livro Uncreative Writing, que poderíamos traduzir como escrita não-criativa ou escrita recriativa , para designar o processo de trabalho que resulta em obras textuais cujos textos, porém, não foram originalmente escritos por seus autores, mas sim reescritos ou transcritos a partir de fontes – sem mudanças no texto original – ou editadas e rearranjadas por meio da descontextualização e recontextualização desses textos pré-existentes. A dissertação utiliza-se desse conceito, assim como o de gênio não-original , de Marjorie Perloff, e o de pós-produção , de Nicolas Bourriaud, para analisar a figura do escritor-apropriador e as consequências, na atualidade, dos procedimentos de seleção e deslocamento no que diz respeito à questão da autoria: trata-se de verificar como tais práticas operam a quebra de fronteiras entre as posições de leitor e autor. Pretende-se investigar também de que maneira as obras selecionadas como corpus propõe formas não tradicionais de construir escrita e leitura, e suas relações com as artes plásticas e as novas ferramentas tecnológicas.In 2011, the poet, artist and University of Pennsylvania teacher Kenneth Goldmisth launched the book Uncreative Writing, in which he designates the processes that leads to literary works where the text is not originally written by the author, but rewritten or transcript from pre-existant fonts – with no change in the original text – or edited and rearranged by descontextualization and recontextualization of these found texts. The dissertation makes use of this concept, as well as of unoriginal genius , by Marjorie Perloff, and post- -production , by Nicolas Bourriaud, to analyze the figure of the writerappropriator and the consequences, today, of the procedures of selection and displacement in relation to the ideia of authorship. The work verifies how those practices operate a fracture in the borders between the reader and the author positions. Also, the dissertation intends to investigate how the literary works on the selected corpus propose non-traditional ways of reading and writing, and how they relate to the plastic arts and the new technological tools.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26038@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26038@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:26:13Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:26038Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-31T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
ESCREVER SEM ESCREVER: A LITERATURA DE APROPRIAÇÃO |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
WRITINT WITHOUT WRITING: LITERATURE MADE THROUGH APPROPRIATION |
title |
ESCREVER SEM ESCREVER: A LITERATURA DE APROPRIAÇÃO |
spellingShingle |
ESCREVER SEM ESCREVER: A LITERATURA DE APROPRIAÇÃO LEONARDO NABUCO VILLA FORTE |
title_short |
ESCREVER SEM ESCREVER: A LITERATURA DE APROPRIAÇÃO |
title_full |
ESCREVER SEM ESCREVER: A LITERATURA DE APROPRIAÇÃO |
title_fullStr |
ESCREVER SEM ESCREVER: A LITERATURA DE APROPRIAÇÃO |
title_full_unstemmed |
ESCREVER SEM ESCREVER: A LITERATURA DE APROPRIAÇÃO |
title_sort |
ESCREVER SEM ESCREVER: A LITERATURA DE APROPRIAÇÃO |
author |
LEONARDO NABUCO VILLA FORTE |
author_facet |
LEONARDO NABUCO VILLA FORTE |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
22799699715 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4888469107863020 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
FREDERICO OLIVEIRA COELHO |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
FREDERICO OLIVEIRA COELHO |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
STEFANIA ROTA CHIARELLI |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
FREDERICO OLIVEIRA COELHO |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
10102851735 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/1449325102902345 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LEONARDO NABUCO VILLA FORTE |
contributor_str_mv |
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO FREDERICO OLIVEIRA COELHO FREDERICO OLIVEIRA COELHO STEFANIA ROTA CHIARELLI FREDERICO OLIVEIRA COELHO |
description |
Em 2011, Kenneth Goldsmith, poeta, artista e professor da Universidade da Pensilvânia, lançou o livro Uncreative Writing, que poderíamos traduzir como escrita não-criativa ou escrita recriativa , para designar o processo de trabalho que resulta em obras textuais cujos textos, porém, não foram originalmente escritos por seus autores, mas sim reescritos ou transcritos a partir de fontes – sem mudanças no texto original – ou editadas e rearranjadas por meio da descontextualização e recontextualização desses textos pré-existentes. A dissertação utiliza-se desse conceito, assim como o de gênio não-original , de Marjorie Perloff, e o de pós-produção , de Nicolas Bourriaud, para analisar a figura do escritor-apropriador e as consequências, na atualidade, dos procedimentos de seleção e deslocamento no que diz respeito à questão da autoria: trata-se de verificar como tais práticas operam a quebra de fronteiras entre as posições de leitor e autor. Pretende-se investigar também de que maneira as obras selecionadas como corpus propõe formas não tradicionais de construir escrita e leitura, e suas relações com as artes plásticas e as novas ferramentas tecnológicas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26038@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26038@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26038@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26038@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324923906981888 |