ESCREVER SEM ESCREVER: A LITERATURA DE APROPRIAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEONARDO NABUCO VILLA FORTE
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26038@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26038@2
Resumo: Em 2011, Kenneth Goldsmith, poeta, artista e professor da Universidade da Pensilvânia, lançou o livro Uncreative Writing, que poderíamos traduzir como escrita não-criativa ou escrita recriativa , para designar o processo de trabalho que resulta em obras textuais cujos textos, porém, não foram originalmente escritos por seus autores, mas sim reescritos ou transcritos a partir de fontes – sem mudanças no texto original – ou editadas e rearranjadas por meio da descontextualização e recontextualização desses textos pré-existentes. A dissertação utiliza-se desse conceito, assim como o de gênio não-original , de Marjorie Perloff, e o de pós-produção , de Nicolas Bourriaud, para analisar a figura do escritor-apropriador e as consequências, na atualidade, dos procedimentos de seleção e deslocamento no que diz respeito à questão da autoria: trata-se de verificar como tais práticas operam a quebra de fronteiras entre as posições de leitor e autor. Pretende-se investigar também de que maneira as obras selecionadas como corpus propõe formas não tradicionais de construir escrita e leitura, e suas relações com as artes plásticas e as novas ferramentas tecnológicas.
id PUC_RIO-1_6a8c5072aaf35db698992bc493658b64
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:26038
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisESCREVER SEM ESCREVER: A LITERATURA DE APROPRIAÇÃOWRITINT WITHOUT WRITING: LITERATURE MADE THROUGH APPROPRIATION2015-03-27VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO22799699715lattes.cnpq.br/4888469107863020VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDOFREDERICO OLIVEIRA COELHOFREDERICO OLIVEIRA COELHOSTEFANIA ROTA CHIARELLIFREDERICO OLIVEIRA COELHO10102851735lattes.cnpq.br/1449325102902345LEONARDO NABUCO VILLA FORTEPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADEPUC-RioBREm 2011, Kenneth Goldsmith, poeta, artista e professor da Universidade da Pensilvânia, lançou o livro Uncreative Writing, que poderíamos traduzir como escrita não-criativa ou escrita recriativa , para designar o processo de trabalho que resulta em obras textuais cujos textos, porém, não foram originalmente escritos por seus autores, mas sim reescritos ou transcritos a partir de fontes – sem mudanças no texto original – ou editadas e rearranjadas por meio da descontextualização e recontextualização desses textos pré-existentes. A dissertação utiliza-se desse conceito, assim como o de gênio não-original , de Marjorie Perloff, e o de pós-produção , de Nicolas Bourriaud, para analisar a figura do escritor-apropriador e as consequências, na atualidade, dos procedimentos de seleção e deslocamento no que diz respeito à questão da autoria: trata-se de verificar como tais práticas operam a quebra de fronteiras entre as posições de leitor e autor. Pretende-se investigar também de que maneira as obras selecionadas como corpus propõe formas não tradicionais de construir escrita e leitura, e suas relações com as artes plásticas e as novas ferramentas tecnológicas.In 2011, the poet, artist and University of Pennsylvania teacher Kenneth Goldmisth launched the book Uncreative Writing, in which he designates the processes that leads to literary works where the text is not originally written by the author, but rewritten or transcript from pre-existant fonts – with no change in the original text – or edited and rearranged by descontextualization and recontextualization of these found texts. The dissertation makes use of this concept, as well as of unoriginal genius , by Marjorie Perloff, and post- -production , by Nicolas Bourriaud, to analyze the figure of the writerappropriator and the consequences, today, of the procedures of selection and displacement in relation to the ideia of authorship. The work verifies how those practices operate a fracture in the borders between the reader and the author positions. Also, the dissertation intends to investigate how the literary works on the selected corpus propose non-traditional ways of reading and writing, and how they relate to the plastic arts and the new technological tools.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26038@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26038@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:26:13Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:26038Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-31T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv ESCREVER SEM ESCREVER: A LITERATURA DE APROPRIAÇÃO
dc.title.alternative.en.fl_str_mv WRITINT WITHOUT WRITING: LITERATURE MADE THROUGH APPROPRIATION
title ESCREVER SEM ESCREVER: A LITERATURA DE APROPRIAÇÃO
spellingShingle ESCREVER SEM ESCREVER: A LITERATURA DE APROPRIAÇÃO
LEONARDO NABUCO VILLA FORTE
title_short ESCREVER SEM ESCREVER: A LITERATURA DE APROPRIAÇÃO
title_full ESCREVER SEM ESCREVER: A LITERATURA DE APROPRIAÇÃO
title_fullStr ESCREVER SEM ESCREVER: A LITERATURA DE APROPRIAÇÃO
title_full_unstemmed ESCREVER SEM ESCREVER: A LITERATURA DE APROPRIAÇÃO
title_sort ESCREVER SEM ESCREVER: A LITERATURA DE APROPRIAÇÃO
author LEONARDO NABUCO VILLA FORTE
author_facet LEONARDO NABUCO VILLA FORTE
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 22799699715
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4888469107863020
dc.contributor.referee1.fl_str_mv VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv FREDERICO OLIVEIRA COELHO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv FREDERICO OLIVEIRA COELHO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv STEFANIA ROTA CHIARELLI
dc.contributor.referee5.fl_str_mv FREDERICO OLIVEIRA COELHO
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 10102851735
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1449325102902345
dc.contributor.author.fl_str_mv LEONARDO NABUCO VILLA FORTE
contributor_str_mv VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO
FREDERICO OLIVEIRA COELHO
FREDERICO OLIVEIRA COELHO
STEFANIA ROTA CHIARELLI
FREDERICO OLIVEIRA COELHO
description Em 2011, Kenneth Goldsmith, poeta, artista e professor da Universidade da Pensilvânia, lançou o livro Uncreative Writing, que poderíamos traduzir como escrita não-criativa ou escrita recriativa , para designar o processo de trabalho que resulta em obras textuais cujos textos, porém, não foram originalmente escritos por seus autores, mas sim reescritos ou transcritos a partir de fontes – sem mudanças no texto original – ou editadas e rearranjadas por meio da descontextualização e recontextualização desses textos pré-existentes. A dissertação utiliza-se desse conceito, assim como o de gênio não-original , de Marjorie Perloff, e o de pós-produção , de Nicolas Bourriaud, para analisar a figura do escritor-apropriador e as consequências, na atualidade, dos procedimentos de seleção e deslocamento no que diz respeito à questão da autoria: trata-se de verificar como tais práticas operam a quebra de fronteiras entre as posições de leitor e autor. Pretende-se investigar também de que maneira as obras selecionadas como corpus propõe formas não tradicionais de construir escrita e leitura, e suas relações com as artes plásticas e as novas ferramentas tecnológicas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26038@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26038@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26038@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26038@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADE
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324923906981888