CANVAS APPLIED TO SERVICE DESIGN: NEW KNOWLEDGE FOR THE TRAINING OF DESIGNERS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GILBERTO MENDES CORREIA JUNIOR
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53871@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53871@2
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar a formação de designers à luz das ferramentas CANVAS na prática do Design de Serviço. A pesquisa buscou as origens dos CANVAS e do Design de Serviço, além de categorizar os principais CANVAS por área mercadológica de aplicação. Realizou-se uma pesquisa quantitativa que para identificar os principais CANVAS utilizados por designers e não designers, os benefícios e as dificuldades que estes encontram no uso desta ferramenta em projetos de Design de Serviço. Num segundo momento, entrevistas semiestruturadas, com profissionais atuantes no segmento de Design de Serviço e usuários de CANVAS, foram analisadas para encontrar as habilidades que designers e não designers necessitam possuir para manejar esta ferramenta em projetos colaborativos. Os resultados destes dois momentos foram consolidados, apontando para três habilidades importantes que designers precisam dominar: a identificar o grau de complexidade do projeto, a entender a forma como o grupo se organiza em sua arquitetura social e ter atenção aos conflitos intragrupais, certos de ocorrerem, pois estes quando tratados de maneira hábil, podem trazer muitas contribuições para processos de criação coletiva.
id PUC_RIO-1_6bc0fb89665926cda58b7fe3526ace36
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:53871
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCANVAS APPLIED TO SERVICE DESIGN: NEW KNOWLEDGE FOR THE TRAINING OF DESIGNERSOS CANVAS APLICADOS AO DESIGN DE SERVIÇO: NOVOS CONHECIMENTOS PARA A FORMAÇÃO DE DESIGNERS2021-01-15RITA MARIA DE SOUZA COUTO00498488706lattes.cnpq.br/5874218092323774LUIZ ANTONIO FERNANDEZ BRAGARITA MARIA DE SOUZA COUTOMARIA ISABEL PEIXOTO GUIMARAESMARIA ISABEL PEIXOTO GUIMARAESELIANE JORDY IUNGELIANE JORDY IUNGGILBERTO MENDES CORREIA JUNIORPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBREsta dissertação tem como objetivo analisar a formação de designers à luz das ferramentas CANVAS na prática do Design de Serviço. A pesquisa buscou as origens dos CANVAS e do Design de Serviço, além de categorizar os principais CANVAS por área mercadológica de aplicação. Realizou-se uma pesquisa quantitativa que para identificar os principais CANVAS utilizados por designers e não designers, os benefícios e as dificuldades que estes encontram no uso desta ferramenta em projetos de Design de Serviço. Num segundo momento, entrevistas semiestruturadas, com profissionais atuantes no segmento de Design de Serviço e usuários de CANVAS, foram analisadas para encontrar as habilidades que designers e não designers necessitam possuir para manejar esta ferramenta em projetos colaborativos. Os resultados destes dois momentos foram consolidados, apontando para três habilidades importantes que designers precisam dominar: a identificar o grau de complexidade do projeto, a entender a forma como o grupo se organiza em sua arquitetura social e ter atenção aos conflitos intragrupais, certos de ocorrerem, pois estes quando tratados de maneira hábil, podem trazer muitas contribuições para processos de criação coletiva.This dissertation aims to analyze the training of designers in the light of the CANVAS tools in the practice of Service Design. The research sought the origins of CANVAS and Service Design, in addition to categorizing the main CANVAS by market area of application. A quantitative research was carried out to identify the main CANVAS used by designers and non-designers, the benefits and difficulties they encounter in using this tool in Service Design projects. Secondly, semi-structured interviews, with professionals working in the Service Design segment and CANVAS users, were analyzed to find the skills that designers and non-designers need to have to manage this tool in collaborative projects. The results of these two moments were consolidated, pointing to three important skills that designers need to master: to identify the degree of complexity of the project, to understand the way the group is organized in its social architecture and to pay attention to intragroup conflicts, certain to occur because these, when handled in a skillful way, can bring many contributions to collective creation processes.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53871@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53871@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:00:37Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:53871Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-17T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv CANVAS APPLIED TO SERVICE DESIGN: NEW KNOWLEDGE FOR THE TRAINING OF DESIGNERS
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv OS CANVAS APLICADOS AO DESIGN DE SERVIÇO: NOVOS CONHECIMENTOS PARA A FORMAÇÃO DE DESIGNERS
title CANVAS APPLIED TO SERVICE DESIGN: NEW KNOWLEDGE FOR THE TRAINING OF DESIGNERS
spellingShingle CANVAS APPLIED TO SERVICE DESIGN: NEW KNOWLEDGE FOR THE TRAINING OF DESIGNERS
GILBERTO MENDES CORREIA JUNIOR
title_short CANVAS APPLIED TO SERVICE DESIGN: NEW KNOWLEDGE FOR THE TRAINING OF DESIGNERS
title_full CANVAS APPLIED TO SERVICE DESIGN: NEW KNOWLEDGE FOR THE TRAINING OF DESIGNERS
title_fullStr CANVAS APPLIED TO SERVICE DESIGN: NEW KNOWLEDGE FOR THE TRAINING OF DESIGNERS
title_full_unstemmed CANVAS APPLIED TO SERVICE DESIGN: NEW KNOWLEDGE FOR THE TRAINING OF DESIGNERS
title_sort CANVAS APPLIED TO SERVICE DESIGN: NEW KNOWLEDGE FOR THE TRAINING OF DESIGNERS
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author GILBERTO MENDES CORREIA JUNIOR
author_facet GILBERTO MENDES CORREIA JUNIOR
author_role author
dc.contributor.advisor-co1ID.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1Lattes.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv RITA MARIA DE SOUZA COUTO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00498488706
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5874218092323774
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv LUIZ ANTONIO FERNANDEZ BRAGA
dc.contributor.referee1.fl_str_mv RITA MARIA DE SOUZA COUTO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARIA ISABEL PEIXOTO GUIMARAES
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARIA ISABEL PEIXOTO GUIMARAES
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ELIANE JORDY IUNG
dc.contributor.referee5.fl_str_mv ELIANE JORDY IUNG
dc.contributor.author.fl_str_mv GILBERTO MENDES CORREIA JUNIOR
contributor_str_mv RITA MARIA DE SOUZA COUTO
LUIZ ANTONIO FERNANDEZ BRAGA
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
MARIA ISABEL PEIXOTO GUIMARAES
MARIA ISABEL PEIXOTO GUIMARAES
ELIANE JORDY IUNG
ELIANE JORDY IUNG
description Esta dissertação tem como objetivo analisar a formação de designers à luz das ferramentas CANVAS na prática do Design de Serviço. A pesquisa buscou as origens dos CANVAS e do Design de Serviço, além de categorizar os principais CANVAS por área mercadológica de aplicação. Realizou-se uma pesquisa quantitativa que para identificar os principais CANVAS utilizados por designers e não designers, os benefícios e as dificuldades que estes encontram no uso desta ferramenta em projetos de Design de Serviço. Num segundo momento, entrevistas semiestruturadas, com profissionais atuantes no segmento de Design de Serviço e usuários de CANVAS, foram analisadas para encontrar as habilidades que designers e não designers necessitam possuir para manejar esta ferramenta em projetos colaborativos. Os resultados destes dois momentos foram consolidados, apontando para três habilidades importantes que designers precisam dominar: a identificar o grau de complexidade do projeto, a entender a forma como o grupo se organiza em sua arquitetura social e ter atenção aos conflitos intragrupais, certos de ocorrerem, pois estes quando tratados de maneira hábil, podem trazer muitas contribuições para processos de criação coletiva.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-01-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53871@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53871@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53871@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53871@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324958092656640