[pt] A APLICABILIDADE DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM POSSÍVEL RISCO AUTÍSTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVIA BALSTER FIORE-CORREIA
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7825@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7825@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7825
Resumo: [pt] Crianças que, a partir dos 3 anos de idade, recebem o diagnóstico de transtorno autista, apresentam falhas nos comportamentos comunicativos nãoverbais, já no primeiro ano de vida. Isto as impede de engajar-se em trocas sociais recíprocas com os seus cuidadores, ocasionando prejuízos severos em todo o seu desenvolvimento. Intervenções precoces com base na abordagem desenvolvimentista focalizam estas dificuldades iniciais, de modo a impedir ou amenizar os prejuízos secundários causados pelas mesmas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a aplicabilidade de um programa de intervenção precoce, de abordagem desenvolvimentista, baseado no programa norte-americano de Klinger e Dawson (1992), atualizado por estudos de vídeos familiares de Osterling e Dawson (1994) e de pesquisas de atenção compartilhada de Carpenter, Nagell e Tomasello (1998). Os participantes foram duas crianças, de 2 anos e 09 meses, que apresentavam dificuldades iniciais características do transtorno do espectro autista e suas respectivas cuidadoras. O programa consistiu em desenvolver 16 comportamentos pré-verbais nestas crianças. Mostrou-se aplicável e eficaz, desenvolvendo 9 comportamentos em uma criança e 6 em outra.
id PUC_RIO-1_6d5e7232851c0ae1dd730228e9cd3ce6
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:7825
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] A APLICABILIDADE DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM POSSÍVEL RISCO AUTÍSTICO [en] THE APPLICABILITY OF AN EARLY INTERVENTION PROGRAM IN CHILDREN AT RISK OF AUTISM [pt] TRANSTORNO AUTISTA[pt] INTERVENCAO PRECOCE[pt] ABORDAGEM DESENVOLVIMENTISTA[en] AUTISM SPECTRUM DISORDER[en] EARLY INTERVENTION[en] DEVELOPMENTAL APPROACH[pt] Crianças que, a partir dos 3 anos de idade, recebem o diagnóstico de transtorno autista, apresentam falhas nos comportamentos comunicativos nãoverbais, já no primeiro ano de vida. Isto as impede de engajar-se em trocas sociais recíprocas com os seus cuidadores, ocasionando prejuízos severos em todo o seu desenvolvimento. Intervenções precoces com base na abordagem desenvolvimentista focalizam estas dificuldades iniciais, de modo a impedir ou amenizar os prejuízos secundários causados pelas mesmas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a aplicabilidade de um programa de intervenção precoce, de abordagem desenvolvimentista, baseado no programa norte-americano de Klinger e Dawson (1992), atualizado por estudos de vídeos familiares de Osterling e Dawson (1994) e de pesquisas de atenção compartilhada de Carpenter, Nagell e Tomasello (1998). Os participantes foram duas crianças, de 2 anos e 09 meses, que apresentavam dificuldades iniciais características do transtorno do espectro autista e suas respectivas cuidadoras. O programa consistiu em desenvolver 16 comportamentos pré-verbais nestas crianças. Mostrou-se aplicável e eficaz, desenvolvendo 9 comportamentos em uma criança e 6 em outra.[en] Children diagnosed with autism spectrum disorder around their third year usually present deficits in non-verbal communicative behaviors at one year of age. Such deficits keep them from engaging in reciprocal social exchanges with their caregivers, which causes severe impairments in their development. Early intervention based on a developmental approach focuses on these inicial deficits in order to minimize late impairments caused by them. The present study aims at assessing an early intervention program, which was based on the Klinger & Dawson (1992) program, modified according to the results from a homevideo study by Osterling & Dawson (1994) and a joint attention research by Carpenter, Nagell & Tomasello (1998). The participants were two 33- month-old children diagnosed with autism spectrum disorder and their respective caregivers. The intervention program consisted in facilitating the development of sixteen preverbal behaviors by these children. It was effective: one of the children developed nine behaviors while the other one developed six.MAXWELLCAROLINA LAMPREIAOLIVIA BALSTER FIORE-CORREIA2006-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7825@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7825@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7825porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:7825Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] A APLICABILIDADE DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM POSSÍVEL RISCO AUTÍSTICO
[en] THE APPLICABILITY OF AN EARLY INTERVENTION PROGRAM IN CHILDREN AT RISK OF AUTISM
title [pt] A APLICABILIDADE DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM POSSÍVEL RISCO AUTÍSTICO
spellingShingle [pt] A APLICABILIDADE DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM POSSÍVEL RISCO AUTÍSTICO
OLIVIA BALSTER FIORE-CORREIA
[pt] TRANSTORNO AUTISTA
[pt] INTERVENCAO PRECOCE
[pt] ABORDAGEM DESENVOLVIMENTISTA
[en] AUTISM SPECTRUM DISORDER
[en] EARLY INTERVENTION
[en] DEVELOPMENTAL APPROACH
title_short [pt] A APLICABILIDADE DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM POSSÍVEL RISCO AUTÍSTICO
title_full [pt] A APLICABILIDADE DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM POSSÍVEL RISCO AUTÍSTICO
title_fullStr [pt] A APLICABILIDADE DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM POSSÍVEL RISCO AUTÍSTICO
title_full_unstemmed [pt] A APLICABILIDADE DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM POSSÍVEL RISCO AUTÍSTICO
title_sort [pt] A APLICABILIDADE DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM POSSÍVEL RISCO AUTÍSTICO
author OLIVIA BALSTER FIORE-CORREIA
author_facet OLIVIA BALSTER FIORE-CORREIA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAROLINA LAMPREIA
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVIA BALSTER FIORE-CORREIA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] TRANSTORNO AUTISTA
[pt] INTERVENCAO PRECOCE
[pt] ABORDAGEM DESENVOLVIMENTISTA
[en] AUTISM SPECTRUM DISORDER
[en] EARLY INTERVENTION
[en] DEVELOPMENTAL APPROACH
topic [pt] TRANSTORNO AUTISTA
[pt] INTERVENCAO PRECOCE
[pt] ABORDAGEM DESENVOLVIMENTISTA
[en] AUTISM SPECTRUM DISORDER
[en] EARLY INTERVENTION
[en] DEVELOPMENTAL APPROACH
description [pt] Crianças que, a partir dos 3 anos de idade, recebem o diagnóstico de transtorno autista, apresentam falhas nos comportamentos comunicativos nãoverbais, já no primeiro ano de vida. Isto as impede de engajar-se em trocas sociais recíprocas com os seus cuidadores, ocasionando prejuízos severos em todo o seu desenvolvimento. Intervenções precoces com base na abordagem desenvolvimentista focalizam estas dificuldades iniciais, de modo a impedir ou amenizar os prejuízos secundários causados pelas mesmas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a aplicabilidade de um programa de intervenção precoce, de abordagem desenvolvimentista, baseado no programa norte-americano de Klinger e Dawson (1992), atualizado por estudos de vídeos familiares de Osterling e Dawson (1994) e de pesquisas de atenção compartilhada de Carpenter, Nagell e Tomasello (1998). Os participantes foram duas crianças, de 2 anos e 09 meses, que apresentavam dificuldades iniciais características do transtorno do espectro autista e suas respectivas cuidadoras. O programa consistiu em desenvolver 16 comportamentos pré-verbais nestas crianças. Mostrou-se aplicável e eficaz, desenvolvendo 9 comportamentos em uma criança e 6 em outra.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7825@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7825@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7825
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7825@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7825@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822556447801344