[pt] A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA AS AUDITORIAS INTERNAS DAS AGÊNCIAS REGULADORAS FEDERAIS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56590@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56590@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56590 |
Resumo: | [pt] Diante de uma sociedade cada vez mais exigente e consciente dos seus direitos, os governos têm sido pressionados a apresentar resultados de qualidade, éticos e transparentes, por meio de bons serviços públicos prestados à população. Nesse contexto, o papel do controle interno ganhou importância por constituir-se em um instrumento fundamental para corrigir rumos, reduzir a ineficiência e os desperdícios na Administração Pública. As Auditorias Internas das Agências Reguladoras Federais, inseridas no sistema de controle interno, para exercer suas funções precípuas, devem utilizar amplamente os recursos de tecnologia da informação, bem como fazer uso de práticas de gestão do conhecimento, como forma de suplantar as dificuldades de lidar com o vasto universo de informações, identificando aquilo que é realmente útil para a decisão. Assim, este trabalho buscou desvendar quais são os fatores facilitadores e inibidores de Gestão do Conhecimento nas atividades das Auditorias Internas das Agências Reguladoras Federais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, em um estudo de caso múltiplo, por meio de entrevistas semiestruturadas com oito Auditores-Chefe das Agências Reguladoras Federais, realizadas em Brasília e no Rio de Janeiro, de um total de dez Agências. Como resultados, o trabalho verificou que a Gestão do Conhecimento é praticada em diferentes estágios nas Agências Reguladoras, e que possuem diferentes estruturas de recursos humanos e de tecnologia da informação. Além disso, constatou-se que esses órgãos de controles contribuem para a conversão do conhecimento tácito para explícito, ou externalização, assim como de explícito para explícito, ou combinação. Outra constatação foi que as Auditorias Internas fomentam o Aprendizado Organizacional nas áreas auditadas, tanto em laço simples quanto no laço duplo, em perfeita harmonia com os postulados teóricos de Argyris e Schön (1996). |
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[pt] A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA AS AUDITORIAS INTERNAS DAS AGÊNCIAS REGULADORAS FEDERAIS [en] THE CONTRIBUTION OF KNOWLEDGE MANAGEMENT TO INTERNAL AUDITS OF FEDERAL REGULATORY AGENCIES [pt] GESTAO DO CONHECIMENTO[pt] CONVERSAO DO CONHECIMENTO[pt] AUDITORIAS INTERNAS[en] KNOWLEDGE MANAGEMENT[en] KNOWLEDGE CONVERSION[en] INTERNAL AUDITS[pt] Diante de uma sociedade cada vez mais exigente e consciente dos seus direitos, os governos têm sido pressionados a apresentar resultados de qualidade, éticos e transparentes, por meio de bons serviços públicos prestados à população. Nesse contexto, o papel do controle interno ganhou importância por constituir-se em um instrumento fundamental para corrigir rumos, reduzir a ineficiência e os desperdícios na Administração Pública. As Auditorias Internas das Agências Reguladoras Federais, inseridas no sistema de controle interno, para exercer suas funções precípuas, devem utilizar amplamente os recursos de tecnologia da informação, bem como fazer uso de práticas de gestão do conhecimento, como forma de suplantar as dificuldades de lidar com o vasto universo de informações, identificando aquilo que é realmente útil para a decisão. Assim, este trabalho buscou desvendar quais são os fatores facilitadores e inibidores de Gestão do Conhecimento nas atividades das Auditorias Internas das Agências Reguladoras Federais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, em um estudo de caso múltiplo, por meio de entrevistas semiestruturadas com oito Auditores-Chefe das Agências Reguladoras Federais, realizadas em Brasília e no Rio de Janeiro, de um total de dez Agências. Como resultados, o trabalho verificou que a Gestão do Conhecimento é praticada em diferentes estágios nas Agências Reguladoras, e que possuem diferentes estruturas de recursos humanos e de tecnologia da informação. Além disso, constatou-se que esses órgãos de controles contribuem para a conversão do conhecimento tácito para explícito, ou externalização, assim como de explícito para explícito, ou combinação. Outra constatação foi que as Auditorias Internas fomentam o Aprendizado Organizacional nas áreas auditadas, tanto em laço simples quanto no laço duplo, em perfeita harmonia com os postulados teóricos de Argyris e Schön (1996).[en] Faced with an increasingly more demanding and aware of their rights, governments have been pressured to deliver results with quality, ethically and transparently, through good public services rendered to the population. In this context, the role of internal controls has gained importance because it represents a fundamental instrument to correct course, reduce inefficiency and waste in public administration. Internal Audit of Federal Regulatory Agencies, inserted in the internal control system to perform its primary functions, should make wide use of information technology resources, and make practical use of knowledge management as a way to overcome difficulties of dealing with the vast universe of information, identifying what is really useful for the decision. Thus, this study sought to uncover what factors are facilitators and inhibitors of Knowledge Management activities of Internal Audit of Federal Regulatory Agencies. To this end, we conducted a qualitative study in a multiple case study, using semistructured interviews with eight Chief Auditors of Federal Regulatory Agencies, held in Brasilia and Rio de Janeiro, a total of ten agencies. As a result, the study found that knowledge management is practiced at different stages in the regulatory agencies, which have different structures and human resources and information technology. Furthermore, it was found that these bodies contribute to control the conversion of tacit to explicit or externalization as well as explicit to explicit or combination thereof. Another finding was that the foster Audits Organizational Learning in the areas audited, both in the simple loop and double loop, in perfect harmony with the theoretical postulates of Argyris and Schon (1996).MAXWELLSANDRA REGINA DA ROCHA PINTOCARLOS FALCAO MARANHAO2021-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56590@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56590@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56590porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-27T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:56590Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-27T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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