SALES AND OPERATIONS PLANNING (S AND OP): BRAZILIAN RETAIL COMPANY CASE STUDY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JOAO PAULO GELMINI MARTINS
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33680@1
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Resumo: O processo de S e OP (Planejamento de Vendas e Operações) é um importante processo para ampliar a competitividade de uma empresa em sua área de atuação, utilizada pela maioria das empresas brasileiras. Esse processo tem como finalidade o alinhamento vertical (estratégias e objetivos, planos de ação) e horizontal (entre as áreas funcionais) da empresa, contribuindo para que os gestores tenham uma visão ampla de todas as áreas. O principal benefício do processo é a integração das áreas funcionais da empresa, proporcionando o equilíbrio da cadeia logística através do balanço entre a oferta e a demanda entre as áreas, desde o cliente final até o fornecedor. A tese apresentada tem como objetivo analisar a prática do processo de sales and operations planning (S e OP), em uma empresa de varejo brasileira. A dissertação baseou-se em estudo de caso, aonde foi realizada uma revisão de literatura dos conceitos, frameworks e modelos de maturidades. Seguido por coleta de dados em campo através de entrevistas, observação das práticas, análise de documentos e ferramentas com os gestores que participaram do S e OP da empresa em 2015. Por fim, análise do conteúdo que permitiu apresentar o processo de S e OP da empresa, as recomendações importantes para evolução do mesmo e também identificar pontos inicialmente subestimados pelo estudo.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSALES AND OPERATIONS PLANNING (S AND OP): BRAZILIAN RETAIL COMPANY CASE STUDYSALES AND OPERATIONS PLANNING (S E OP): ESTUDO DE CASO NUMA EMPRESA DE VAREJO BRASILEIRA2017-07-26ANTONIO MARCIO TAVARES THOME46515070772lattes.cnpq.br/1568432165307483ANTONIO MARCIO TAVARES THOME46515070772lattes.cnpq.br/1568432165307483LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMOANTONIO MARCIO TAVARES THOMEANTONIO MARCIO TAVARES THOMEANTONIO MARCIO TAVARES THOMEMARINA GUIMARAES MATTOS07896412756lattes.cnpq.br/1855829388721623JOAO PAULO GELMINI MARTINSPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOPUC-RioBRO processo de S e OP (Planejamento de Vendas e Operações) é um importante processo para ampliar a competitividade de uma empresa em sua área de atuação, utilizada pela maioria das empresas brasileiras. Esse processo tem como finalidade o alinhamento vertical (estratégias e objetivos, planos de ação) e horizontal (entre as áreas funcionais) da empresa, contribuindo para que os gestores tenham uma visão ampla de todas as áreas. O principal benefício do processo é a integração das áreas funcionais da empresa, proporcionando o equilíbrio da cadeia logística através do balanço entre a oferta e a demanda entre as áreas, desde o cliente final até o fornecedor. A tese apresentada tem como objetivo analisar a prática do processo de sales and operations planning (S e OP), em uma empresa de varejo brasileira. A dissertação baseou-se em estudo de caso, aonde foi realizada uma revisão de literatura dos conceitos, frameworks e modelos de maturidades. Seguido por coleta de dados em campo através de entrevistas, observação das práticas, análise de documentos e ferramentas com os gestores que participaram do S e OP da empresa em 2015. Por fim, análise do conteúdo que permitiu apresentar o processo de S e OP da empresa, as recomendações importantes para evolução do mesmo e também identificar pontos inicialmente subestimados pelo estudo.The S and OP (Sales and Operations Planning) process is an important process used in leading Brazilian companies with the objective of increasing their competitiveness in their markets. This process has the purpose of vertical (Strategies and objectives, action plans) and horizontal (among functional areas) alignment of the company, allowing managers to have a broad vision of all áreas. The main benefits of process is the integration of the functional áreas of the company, providing a balance in the logistics chain, and balancing the supply and demand between areas from the end customer to the vendor. The thesis presented aims to analyse the practice of the sales and operations planning (S and OP), in a Brazilian retail company. The dissertation was based on a case study in which a literature review of concepts, frameworks and maturity models was carried out. It followed data collection in the field through interviews, observation of practices, analysis of documents and tools with managers who participated in the S and OP of the company in 2015. Finally, content analysis presented the company s S and OP process and recommendations and also identified points initially underestimated by the study.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33680@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33680@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:39:46Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:33680Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-27T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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