[en] DEMAND PROJECTION IN THE OMNICHANNEL CHANNEL OF A RETAILER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBARA SEQUEIROS HUE LESSA
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65361&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65361&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65361
Resumo: [pt] Tendo em vista mudanças significativas no varejo causadas pelo crescimento de compras online no Brasil, este estudo tem como objetivo facilitar um relevante lead time e um forte grau de assertividade na previsão de demanda do Omnichannel de uma empresa do setor. Com a crescente relevância do Omnichannel, é importante compreender as necessidades dos consumidores tradicionais e digitais, integrar suas experiências e oferecer múltiplos canais de compra. Nesse contexto, a previsão de demanda é crucial para apoiar as decisões estratégicas, táticas e operacionais da organização. A utilização de séries temporais hierárquicas auxilia na precisão das previsões e, portanto, na tomada de decisões, permitindo gerar estimativas coerentes ao longo dos múltiplos níveis hierárquicos. Dessa forma, neste estudo, combinando as metodologias de previsão de séries temporais ETS, ARIMA e SARIMAX, com métodos de reconciliação Bottom-up, Top-down, MinTrace Combinação Ótima (OLS) e MinTrace WLS Struct, doze modelos foram gerados. Baseado nas principais abordagens de séries temporais hierárquicas, com uma sequência de sete passos, os modelos foram comparados, por meio de métricas de avaliação de desempenho, para identificar qual deles melhor se encaixa na série trabalhada. Ao final do estudo, o modelo SARIMAX com Bottom-up se mostrou a combinação mais adequada para a série em análise. A abordagem alcançou um MAPE de 22 por cento no nível mais agregado da hierarquia, reduzindo em cinco pontos percentuais o MAPE original da empresa, além de apresentar a melhor colocação na combinação das métricas comparativamente.
id PUC_RIO-1_6efa4db46cb85630ae46b37bb9790eea
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:65361
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] DEMAND PROJECTION IN THE OMNICHANNEL CHANNEL OF A RETAILER [pt] PROJEÇÃO DE DEMANDA NO CANAL OMNICHANNEL DE UMA VAREJISTA [pt] DEMANDA[pt] SARIMAX[pt] OMNICHANNEL[pt] METODOS DE RECONCILIACAO[pt] ETS[pt] PREVISAO HIERARQUICA[pt] SERIES TEMPORAIS HIERARQUICAS[pt] ARIMA[en] DEMAND[en] SARIMAX[en] OMNICHANNEL[en] RECONCILIATION METHODS[en] ETS[en] HIERARCHICAL FORECASTING[en] HIERARCHICAL TIME SERIES[en] ARIMA[pt] Tendo em vista mudanças significativas no varejo causadas pelo crescimento de compras online no Brasil, este estudo tem como objetivo facilitar um relevante lead time e um forte grau de assertividade na previsão de demanda do Omnichannel de uma empresa do setor. Com a crescente relevância do Omnichannel, é importante compreender as necessidades dos consumidores tradicionais e digitais, integrar suas experiências e oferecer múltiplos canais de compra. Nesse contexto, a previsão de demanda é crucial para apoiar as decisões estratégicas, táticas e operacionais da organização. A utilização de séries temporais hierárquicas auxilia na precisão das previsões e, portanto, na tomada de decisões, permitindo gerar estimativas coerentes ao longo dos múltiplos níveis hierárquicos. Dessa forma, neste estudo, combinando as metodologias de previsão de séries temporais ETS, ARIMA e SARIMAX, com métodos de reconciliação Bottom-up, Top-down, MinTrace Combinação Ótima (OLS) e MinTrace WLS Struct, doze modelos foram gerados. Baseado nas principais abordagens de séries temporais hierárquicas, com uma sequência de sete passos, os modelos foram comparados, por meio de métricas de avaliação de desempenho, para identificar qual deles melhor se encaixa na série trabalhada. Ao final do estudo, o modelo SARIMAX com Bottom-up se mostrou a combinação mais adequada para a série em análise. A abordagem alcançou um MAPE de 22 por cento no nível mais agregado da hierarquia, reduzindo em cinco pontos percentuais o MAPE original da empresa, além de apresentar a melhor colocação na combinação das métricas comparativamente. [en] In light of recent changes in retail caused by the growth of online shopping in Brazil, this study aims to enable a substantial lead time and a high degree of accuracy of the Omnichannel demand forecast for a retail company. As Omnichannel success continues to expand, it becomes increasingly important tounderstand the needs of both traditional and digital consumers, integrate their experiences and offer multiple purchase channels. In this context, demand forecasting is crucial for identifying market trends, growth opportunities, potentialstrategies and supporting strategic, tactical and operational decisions. The use of Hierarchical Time Series improves forecasts accuracy and, therefore, assists in decision-making, allowing the development of consistent estimations acrossmultiple hierarchical levels. Thus, this study combines the time series forecast generation methodologies ETS, ARIMA and SARIMAX, with Bottom-up, Top-down, MinTrace Optimal Combination (OLS) and MinTrace WLS Struct reconciliation methods, resulting in the generation of twelve models. Based on the main theories of Hierarchical Time Series and following a 7-steps sequence, the models were compared using performance evaluation metrics to identify the best fit for the investigated series. The research concludes that the SARIMAX model,together with the Bottom-up strategy, proves to be the most appropriate composition for the Hierarchical Time Series under analysis, as it demonstrates the best performance across the evaluation metrics, reaching a MAPE of 22 percent at the most aggregated level of the hierarchy and reducing the original company forecasting MAPE by five percentage points.MAXWELLPAULA MEDINA MACAIRA LOUROPAULA MEDINA MACAIRA LOUROBARBARA SEQUEIROS HUE LESSA2023-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65361&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65361&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65361porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-11-06T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:65361Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-11-06T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] DEMAND PROJECTION IN THE OMNICHANNEL CHANNEL OF A RETAILER
[pt] PROJEÇÃO DE DEMANDA NO CANAL OMNICHANNEL DE UMA VAREJISTA
title [en] DEMAND PROJECTION IN THE OMNICHANNEL CHANNEL OF A RETAILER
spellingShingle [en] DEMAND PROJECTION IN THE OMNICHANNEL CHANNEL OF A RETAILER
BARBARA SEQUEIROS HUE LESSA
[pt] DEMANDA
[pt] SARIMAX
[pt] OMNICHANNEL
[pt] METODOS DE RECONCILIACAO
[pt] ETS
[pt] PREVISAO HIERARQUICA
[pt] SERIES TEMPORAIS HIERARQUICAS
[pt] ARIMA
[en] DEMAND
[en] SARIMAX
[en] OMNICHANNEL
[en] RECONCILIATION METHODS
[en] ETS
[en] HIERARCHICAL FORECASTING
[en] HIERARCHICAL TIME SERIES
[en] ARIMA
title_short [en] DEMAND PROJECTION IN THE OMNICHANNEL CHANNEL OF A RETAILER
title_full [en] DEMAND PROJECTION IN THE OMNICHANNEL CHANNEL OF A RETAILER
title_fullStr [en] DEMAND PROJECTION IN THE OMNICHANNEL CHANNEL OF A RETAILER
title_full_unstemmed [en] DEMAND PROJECTION IN THE OMNICHANNEL CHANNEL OF A RETAILER
title_sort [en] DEMAND PROJECTION IN THE OMNICHANNEL CHANNEL OF A RETAILER
author BARBARA SEQUEIROS HUE LESSA
author_facet BARBARA SEQUEIROS HUE LESSA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PAULA MEDINA MACAIRA LOURO
PAULA MEDINA MACAIRA LOURO
dc.contributor.author.fl_str_mv BARBARA SEQUEIROS HUE LESSA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] DEMANDA
[pt] SARIMAX
[pt] OMNICHANNEL
[pt] METODOS DE RECONCILIACAO
[pt] ETS
[pt] PREVISAO HIERARQUICA
[pt] SERIES TEMPORAIS HIERARQUICAS
[pt] ARIMA
[en] DEMAND
[en] SARIMAX
[en] OMNICHANNEL
[en] RECONCILIATION METHODS
[en] ETS
[en] HIERARCHICAL FORECASTING
[en] HIERARCHICAL TIME SERIES
[en] ARIMA
topic [pt] DEMANDA
[pt] SARIMAX
[pt] OMNICHANNEL
[pt] METODOS DE RECONCILIACAO
[pt] ETS
[pt] PREVISAO HIERARQUICA
[pt] SERIES TEMPORAIS HIERARQUICAS
[pt] ARIMA
[en] DEMAND
[en] SARIMAX
[en] OMNICHANNEL
[en] RECONCILIATION METHODS
[en] ETS
[en] HIERARCHICAL FORECASTING
[en] HIERARCHICAL TIME SERIES
[en] ARIMA
description [pt] Tendo em vista mudanças significativas no varejo causadas pelo crescimento de compras online no Brasil, este estudo tem como objetivo facilitar um relevante lead time e um forte grau de assertividade na previsão de demanda do Omnichannel de uma empresa do setor. Com a crescente relevância do Omnichannel, é importante compreender as necessidades dos consumidores tradicionais e digitais, integrar suas experiências e oferecer múltiplos canais de compra. Nesse contexto, a previsão de demanda é crucial para apoiar as decisões estratégicas, táticas e operacionais da organização. A utilização de séries temporais hierárquicas auxilia na precisão das previsões e, portanto, na tomada de decisões, permitindo gerar estimativas coerentes ao longo dos múltiplos níveis hierárquicos. Dessa forma, neste estudo, combinando as metodologias de previsão de séries temporais ETS, ARIMA e SARIMAX, com métodos de reconciliação Bottom-up, Top-down, MinTrace Combinação Ótima (OLS) e MinTrace WLS Struct, doze modelos foram gerados. Baseado nas principais abordagens de séries temporais hierárquicas, com uma sequência de sete passos, os modelos foram comparados, por meio de métricas de avaliação de desempenho, para identificar qual deles melhor se encaixa na série trabalhada. Ao final do estudo, o modelo SARIMAX com Bottom-up se mostrou a combinação mais adequada para a série em análise. A abordagem alcançou um MAPE de 22 por cento no nível mais agregado da hierarquia, reduzindo em cinco pontos percentuais o MAPE original da empresa, além de apresentar a melhor colocação na combinação das métricas comparativamente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65361&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65361&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65361
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65361&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65361&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1821790200907431936