[pt] VJING: A COMUNICAÇÃO DAS IMAGENS E A INTERAÇÃO HOMEM-IMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANCISCO TAUNAY COSTA RIBEIRO
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10407@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10407@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10407
Resumo: [pt] Este trabalho investiga a ação do Vj, o Vjing e seus desdobramentos e relações com a evolução da produção e recepção das imagens cinéticas. O Vjing, que ocorre geralmente em festas e eventos de música eletrônica, se caracteriza pela manipulação de imagens no ato da apresentação, acompanhando a música do Dj, e serve como paradigma para pensar a interação (influência recíproca) entre homem e imagem, bem como a relação entre música e imagem. A imagem cinética, pensada sob a perspectiva de sua plástica- rítmica, evanescente, que atua no eixo espaço-temporal tal qual a música, é característica do Vjing, com sua narrativa fragmentária e sua desconstrução e manipulação do movimento e do tempo nas imagens projetadas. A partir dessa ação, a forma de comunicar das imagens em movimento pode ser investigada, desviando-se daquela narrativa dramática encontrada no cinema clássico. O aparecimento de novas tecnologias de criação e manipulação de imagens e sons possibilita uma explosão de criatividade e da expressão das subjetividades através do meio audiovisual, com o surgimento e o resgate de diferentes formas narrativas.
id PUC_RIO-1_711fd859155d7853f24fec53e0cf4e8a
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:10407
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] VJING: A COMUNICAÇÃO DAS IMAGENS E A INTERAÇÃO HOMEM-IMAGEM[en] VJING: THE IMAGES COMMUNICATION AND THE INTERACTION MAN-IMAGE[pt] MUSICA[pt] DIGITAL[pt] CINEMA[pt] CINETICA[pt] VIDEO[pt] IMAGEM[en] MUSIC[en] DIGITAL[en] MOVIE[en] KINETICS[en] VIDEO[en] IMAGE[pt] Este trabalho investiga a ação do Vj, o Vjing e seus desdobramentos e relações com a evolução da produção e recepção das imagens cinéticas. O Vjing, que ocorre geralmente em festas e eventos de música eletrônica, se caracteriza pela manipulação de imagens no ato da apresentação, acompanhando a música do Dj, e serve como paradigma para pensar a interação (influência recíproca) entre homem e imagem, bem como a relação entre música e imagem. A imagem cinética, pensada sob a perspectiva de sua plástica- rítmica, evanescente, que atua no eixo espaço-temporal tal qual a música, é característica do Vjing, com sua narrativa fragmentária e sua desconstrução e manipulação do movimento e do tempo nas imagens projetadas. A partir dessa ação, a forma de comunicar das imagens em movimento pode ser investigada, desviando-se daquela narrativa dramática encontrada no cinema clássico. O aparecimento de novas tecnologias de criação e manipulação de imagens e sons possibilita uma explosão de criatividade e da expressão das subjetividades através do meio audiovisual, com o surgimento e o resgate de diferentes formas narrativas.[en] This work investigates the Vj s performance, the Vjing and its derivatives, in relation with the evolution of production and reception of moving pictures. The Vjing, which generally happens in parties and electronic music events, is characterized by manipulation of images in the act of presentation, matching the Dj s music. And it also works as a paradigm to explore the interaction (mutual influence) between image and man, as well as the relation between music and image. The moving picture, seen under the perspective of its evanescent plastic and rhythmics, acting in the spacetime axis just like music, is part of Vjing, with its fragmentary narrative and its deconstruction and manipulation of movement and time in the projected images. From this action, the way images communicate can be researched, deviating from the dramatic narrative of classical cinema. The rise of new Technologies of image and sound creation and manipulation enables an explosion of creativity and expression of personal subjectivity through the audiovisual media, with the emergence and the rescue of different narrative forms. MAXWELLMIGUEL SERPA PEREIRAFRANCISCO TAUNAY COSTA RIBEIRO2007-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10407@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10407@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10407porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:10407Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-02T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] VJING: A COMUNICAÇÃO DAS IMAGENS E A INTERAÇÃO HOMEM-IMAGEM
[en] VJING: THE IMAGES COMMUNICATION AND THE INTERACTION MAN-IMAGE
title [pt] VJING: A COMUNICAÇÃO DAS IMAGENS E A INTERAÇÃO HOMEM-IMAGEM
spellingShingle [pt] VJING: A COMUNICAÇÃO DAS IMAGENS E A INTERAÇÃO HOMEM-IMAGEM
FRANCISCO TAUNAY COSTA RIBEIRO
[pt] MUSICA
[pt] DIGITAL
[pt] CINEMA
[pt] CINETICA
[pt] VIDEO
[pt] IMAGEM
[en] MUSIC
[en] DIGITAL
[en] MOVIE
[en] KINETICS
[en] VIDEO
[en] IMAGE
title_short [pt] VJING: A COMUNICAÇÃO DAS IMAGENS E A INTERAÇÃO HOMEM-IMAGEM
title_full [pt] VJING: A COMUNICAÇÃO DAS IMAGENS E A INTERAÇÃO HOMEM-IMAGEM
title_fullStr [pt] VJING: A COMUNICAÇÃO DAS IMAGENS E A INTERAÇÃO HOMEM-IMAGEM
title_full_unstemmed [pt] VJING: A COMUNICAÇÃO DAS IMAGENS E A INTERAÇÃO HOMEM-IMAGEM
title_sort [pt] VJING: A COMUNICAÇÃO DAS IMAGENS E A INTERAÇÃO HOMEM-IMAGEM
author FRANCISCO TAUNAY COSTA RIBEIRO
author_facet FRANCISCO TAUNAY COSTA RIBEIRO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MIGUEL SERPA PEREIRA
dc.contributor.author.fl_str_mv FRANCISCO TAUNAY COSTA RIBEIRO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] MUSICA
[pt] DIGITAL
[pt] CINEMA
[pt] CINETICA
[pt] VIDEO
[pt] IMAGEM
[en] MUSIC
[en] DIGITAL
[en] MOVIE
[en] KINETICS
[en] VIDEO
[en] IMAGE
topic [pt] MUSICA
[pt] DIGITAL
[pt] CINEMA
[pt] CINETICA
[pt] VIDEO
[pt] IMAGEM
[en] MUSIC
[en] DIGITAL
[en] MOVIE
[en] KINETICS
[en] VIDEO
[en] IMAGE
description [pt] Este trabalho investiga a ação do Vj, o Vjing e seus desdobramentos e relações com a evolução da produção e recepção das imagens cinéticas. O Vjing, que ocorre geralmente em festas e eventos de música eletrônica, se caracteriza pela manipulação de imagens no ato da apresentação, acompanhando a música do Dj, e serve como paradigma para pensar a interação (influência recíproca) entre homem e imagem, bem como a relação entre música e imagem. A imagem cinética, pensada sob a perspectiva de sua plástica- rítmica, evanescente, que atua no eixo espaço-temporal tal qual a música, é característica do Vjing, com sua narrativa fragmentária e sua desconstrução e manipulação do movimento e do tempo nas imagens projetadas. A partir dessa ação, a forma de comunicar das imagens em movimento pode ser investigada, desviando-se daquela narrativa dramática encontrada no cinema clássico. O aparecimento de novas tecnologias de criação e manipulação de imagens e sons possibilita uma explosão de criatividade e da expressão das subjetividades através do meio audiovisual, com o surgimento e o resgate de diferentes formas narrativas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10407@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10407@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10407
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10407@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10407@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822564523933696