[en] EFFECTIVENESS AND EQUITY IN A PHILANTHROPIC EDUCATIONAL INSTITUTION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCUS VITOI SILVA
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53671@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53671@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53671
Resumo: [pt] Esta tese tem como objetivo investigar a eficácia e a equidade em uma instituição privada de natureza filantrópica e de reconhecido prestígio acadêmico, localizada na cidade de Juiz de Fora – MG. O referencial teórico foi elaborado a partir dos conceitos de equidade de Rawls (2003) e Dubet (2004, 2008) e de justiça escolar e de discriminação positiva propostos, respectivamente, por Crahay (2000) e Dubet (2008). De maneira complementar, recorreu-se a estudos que abordam o tema da eficácia e da equidade escolar no contexto brasileiro. A pesquisa apresenta desenho longitudinal e faz uso de dados de perfil e dos resultados dos estudantes nas três medidas de desempenho do Programa de Ingresso Seletivo Misto da Universidade Federal de Juiz de Fora – PISM-UFJF, avaliação aplicada ao final de cada ano letivo do Ensino Médio. Os resultados dos estudantes foram organizados em cinco grupos de comparação: o grupo de interesse, composto por estudantes de baixo nível socioeconômico que recebem bolsas integrais para cursar o Ensino Médio na escola filantrópica, e outros quatro grupos de comparação, um formado pelos estudantes pagantes da escola filantrópica e três constituídos por estudantes de escolas públicas. No tratamento dos dados foram utilizados métodos mistos: quantitativos e qualitativos. Os primeiros envolveram modelos de regressão para estimação dos efeitos do nível socioeconômico sobre o desempenho dos alunos no PISM e sobre as escolhas de carreiras. Complementarmente, análises qualitativas foram produzidas a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com bolsistas e gestores da escola filantrópica, cujos roteiros foram elaborados em diálogo com as características de escolas eficazes verificadas para o Brasil por Alves & Franco (2008). Os resultados da pesquisa confirmam a significativa correlação entre o nível socioeconômico e a proficiência dos estudantes verificada em outras pesquisas e apontam para evidências de eficácia escolar e de equidade promovidas pela escola filantrópica. As análises quantitativas mostraram que os alunos bolsistas obtiveram maiores proficiências que os estudantes de características semelhantes dos grupos de comparação matriculados nas outras quatro escolas. Os resultados também foram interpretados com base em análises qualitativas e, em linha com as pesquisas brasileiras em eficácia escolar, identificaram condições intraescolares que atuam como fatores importantes de eficácia, notadamente a infraestrutura escolar, o clima acadêmico, a gestão, a ênfase pedagógica e a atuação dos professores. O estudo também aponta para uma questão que merece ser melhor investigada: o peso da origem social na escolha dos bolsistas de carreiras universitárias de menor prestígio acadêmico, mesmo em se tratando de estudantes que frequentaram o Ensino Médio em uma escola eficaz, promotora de equidade e reconhecida socialmente como uma escola de excelência.
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A pesquisa apresenta desenho longitudinal e faz uso de dados de perfil e dos resultados dos estudantes nas três medidas de desempenho do Programa de Ingresso Seletivo Misto da Universidade Federal de Juiz de Fora – PISM-UFJF, avaliação aplicada ao final de cada ano letivo do Ensino Médio. Os resultados dos estudantes foram organizados em cinco grupos de comparação: o grupo de interesse, composto por estudantes de baixo nível socioeconômico que recebem bolsas integrais para cursar o Ensino Médio na escola filantrópica, e outros quatro grupos de comparação, um formado pelos estudantes pagantes da escola filantrópica e três constituídos por estudantes de escolas públicas. No tratamento dos dados foram utilizados métodos mistos: quantitativos e qualitativos. Os primeiros envolveram modelos de regressão para estimação dos efeitos do nível socioeconômico sobre o desempenho dos alunos no PISM e sobre as escolhas de carreiras. Complementarmente, análises qualitativas foram produzidas a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com bolsistas e gestores da escola filantrópica, cujos roteiros foram elaborados em diálogo com as características de escolas eficazes verificadas para o Brasil por Alves & Franco (2008). Os resultados da pesquisa confirmam a significativa correlação entre o nível socioeconômico e a proficiência dos estudantes verificada em outras pesquisas e apontam para evidências de eficácia escolar e de equidade promovidas pela escola filantrópica. As análises quantitativas mostraram que os alunos bolsistas obtiveram maiores proficiências que os estudantes de características semelhantes dos grupos de comparação matriculados nas outras quatro escolas. Os resultados também foram interpretados com base em análises qualitativas e, em linha com as pesquisas brasileiras em eficácia escolar, identificaram condições intraescolares que atuam como fatores importantes de eficácia, notadamente a infraestrutura escolar, o clima acadêmico, a gestão, a ênfase pedagógica e a atuação dos professores. O estudo também aponta para uma questão que merece ser melhor investigada: o peso da origem social na escolha dos bolsistas de carreiras universitárias de menor prestígio acadêmico, mesmo em se tratando de estudantes que frequentaram o Ensino Médio em uma escola eficaz, promotora de equidade e reconhecida socialmente como uma escola de excelência.[en] The present study aims to investigate effectiveness and equity in a private institution with a philanthropic nature and recognized academic prestige, located in the city of Juiz de Fora – MG. The theoretical framework was drawn up based on the concepts of equity by Rawls (2003) and Dubet (2004, 2008) and of school justice and positive discrimination proposed by Crahay (2000) and Dubet (2008), respectively. In a complementary manner, studies that approach the issues of effectiveness and school equity in the Brazilian context were also implemented. The research resorts to a longitudinal drawing and uses profile and results data from students in the three measures of development of Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF s Programa de Ingresso Seletivo Misto - PISM-UFJF, an exam that is applied at the end of each academic year of High School. The students results were organized in five comparison groups: the interest group, composed by students with a low socio-economic status that receive a scholarship to attend the philanthropic school, and other four comparison groups, one consisting of paying students of the philanthropic school and three consisting of students from public schools. In the data analysis, mixed methods were used: quantitative and qualitative. The first ones involved regression models to measure the effects of the socio-economic status on the students development on PISM and on career choices. Furthermore, qualitative analysis were developed from semi-structured interviews with scholarship-holding students and the philanthropic school s managers, the scripts of which were elaborated in relation with the characteristics of effective schools identified for Brazil by Alves and Franco (2008). The research findings confirm the significant correlation between socioeconomic status and the students proficiency identified in other research and points to the evidence of educational effectiveness and equity promoted by the philanthropic school. The quantitative analysis showed that scholarship-holding students achieved higher proficiency than students with similar characteristics from the comparison group enrolled in the other four schools. The results were also interpreted according to qualitative analysis and, in accordance with the Brazilian studies about school effectiveness, identified that internal school conditions such as infrastructure, academic environment, management, pedagogic emphasis and teacher performance are important effectiveness factors. The study also points to an issue that deserves a better investigation: the weight of the social origin on the scholarship-holding students choices of lower academic prestige careers, even if they attended an effective equity promoter and socially acknowledged excellence school during High School.MAXWELLALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINOMARCUS VITOI SILVA2021-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53671@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53671@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53671porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-19T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:53671Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-19T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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