[pt] HÁBITOS DE CONSUMO DE VINHO: UMA PESQUISA SOBRE OCASIÕES, LOCAIS, MOTIVAÇÕES E FREQÜÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCIO PEZZELLA FERREIRA
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9873@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9873@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9873
Resumo: [pt] O Brasil é hoje um mercado potencial para os vinhos da América Latina. Ao contrário de tradicionais produtores como França, Itália, Argentina e Chile, onde a tendência de consumo da bebida é de queda, no Brasil há significativo potencial de crescimento. O consumo anual per capita de vinho no Brasil é de aproximadamente 2 litros per capta ao ano, enquanto em outros países da Europa esse consumo pode alcançar a casa das dezenas de litros. Este trabalho tem como objetivo explorar os fatores motivadores e/ou inibidores do consumo do vinho no Brasil, em especial no Rio de Janeiro. Tem como base a experiência do consumo nas ocasiões em que o pesquisado pode exercer seu poder de escolha na compra dos vinhos a serem consumidos. Essa abordagem visa identificar e compreender hábitos capazes de influenciar na escolha e consumo de vinhos, procurando identificar ocasiões, locais, motivações e freqüência de seu consumo. A pesquisa visa também conhecer associações feitas com o vinho, conhecendo as principais variáveis que influenciam no seu consumo, identificando ainda locais habituais de compra e fontes de informação relacionadas a esta bebida.
id PUC_RIO-1_723a52ab3ffe986a330d55e4acf17d1d
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:9873
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] HÁBITOS DE CONSUMO DE VINHO: UMA PESQUISA SOBRE OCASIÕES, LOCAIS, MOTIVAÇÕES E FREQÜÊNCIA[en] WINE CONSUMPTION HABITS: A RESEARCH ABOUT OCCASIONS, PLACES, MOTIVATIONS AND FREQUENCY[pt] VINHO[pt] GRUPOS DE FOCO[pt] HABITOS DE CONSUMO[en] WINE[en] FOCUS GROUP[en] CONSUMPTION HABITS[pt] O Brasil é hoje um mercado potencial para os vinhos da América Latina. Ao contrário de tradicionais produtores como França, Itália, Argentina e Chile, onde a tendência de consumo da bebida é de queda, no Brasil há significativo potencial de crescimento. O consumo anual per capita de vinho no Brasil é de aproximadamente 2 litros per capta ao ano, enquanto em outros países da Europa esse consumo pode alcançar a casa das dezenas de litros. Este trabalho tem como objetivo explorar os fatores motivadores e/ou inibidores do consumo do vinho no Brasil, em especial no Rio de Janeiro. Tem como base a experiência do consumo nas ocasiões em que o pesquisado pode exercer seu poder de escolha na compra dos vinhos a serem consumidos. Essa abordagem visa identificar e compreender hábitos capazes de influenciar na escolha e consumo de vinhos, procurando identificar ocasiões, locais, motivações e freqüência de seu consumo. A pesquisa visa também conhecer associações feitas com o vinho, conhecendo as principais variáveis que influenciam no seu consumo, identificando ainda locais habituais de compra e fontes de informação relacionadas a esta bebida.[en] Nowadays Brazil is a potential market to Latin American wines. Different from traditional producers like France, Italy, Argentina and Chile, where the wine consumption is decreasing, in Brazil exists a significant potential of growth. The annual Brazilian wine consumption per capita is approximately 2 liters. In some European countries this consumption can be up to thirty times higher. The objective of this work is to explore the factors that can motivate or inhibit the wine consumption in Brazil, especially in Rio de Janeiro. It is based on occasions that the consumer can chose the wine that will be tasted. This approach intends to identify and better understand the habits that can influence the wine selection, trying to map consumption occasions, places, motivations and frequency. This research also intends to better understand mental links about wine and identify common purchasing places and information sources used by consumers.MAXWELLHELENE BERTRANDMARCIO PEZZELLA FERREIRA2007-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9873@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9873@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9873porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:9873Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] HÁBITOS DE CONSUMO DE VINHO: UMA PESQUISA SOBRE OCASIÕES, LOCAIS, MOTIVAÇÕES E FREQÜÊNCIA
[en] WINE CONSUMPTION HABITS: A RESEARCH ABOUT OCCASIONS, PLACES, MOTIVATIONS AND FREQUENCY
title [pt] HÁBITOS DE CONSUMO DE VINHO: UMA PESQUISA SOBRE OCASIÕES, LOCAIS, MOTIVAÇÕES E FREQÜÊNCIA
spellingShingle [pt] HÁBITOS DE CONSUMO DE VINHO: UMA PESQUISA SOBRE OCASIÕES, LOCAIS, MOTIVAÇÕES E FREQÜÊNCIA
MARCIO PEZZELLA FERREIRA
[pt] VINHO
[pt] GRUPOS DE FOCO
[pt] HABITOS DE CONSUMO
[en] WINE
[en] FOCUS GROUP
[en] CONSUMPTION HABITS
title_short [pt] HÁBITOS DE CONSUMO DE VINHO: UMA PESQUISA SOBRE OCASIÕES, LOCAIS, MOTIVAÇÕES E FREQÜÊNCIA
title_full [pt] HÁBITOS DE CONSUMO DE VINHO: UMA PESQUISA SOBRE OCASIÕES, LOCAIS, MOTIVAÇÕES E FREQÜÊNCIA
title_fullStr [pt] HÁBITOS DE CONSUMO DE VINHO: UMA PESQUISA SOBRE OCASIÕES, LOCAIS, MOTIVAÇÕES E FREQÜÊNCIA
title_full_unstemmed [pt] HÁBITOS DE CONSUMO DE VINHO: UMA PESQUISA SOBRE OCASIÕES, LOCAIS, MOTIVAÇÕES E FREQÜÊNCIA
title_sort [pt] HÁBITOS DE CONSUMO DE VINHO: UMA PESQUISA SOBRE OCASIÕES, LOCAIS, MOTIVAÇÕES E FREQÜÊNCIA
author MARCIO PEZZELLA FERREIRA
author_facet MARCIO PEZZELLA FERREIRA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv HELENE BERTRAND
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCIO PEZZELLA FERREIRA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] VINHO
[pt] GRUPOS DE FOCO
[pt] HABITOS DE CONSUMO
[en] WINE
[en] FOCUS GROUP
[en] CONSUMPTION HABITS
topic [pt] VINHO
[pt] GRUPOS DE FOCO
[pt] HABITOS DE CONSUMO
[en] WINE
[en] FOCUS GROUP
[en] CONSUMPTION HABITS
description [pt] O Brasil é hoje um mercado potencial para os vinhos da América Latina. Ao contrário de tradicionais produtores como França, Itália, Argentina e Chile, onde a tendência de consumo da bebida é de queda, no Brasil há significativo potencial de crescimento. O consumo anual per capita de vinho no Brasil é de aproximadamente 2 litros per capta ao ano, enquanto em outros países da Europa esse consumo pode alcançar a casa das dezenas de litros. Este trabalho tem como objetivo explorar os fatores motivadores e/ou inibidores do consumo do vinho no Brasil, em especial no Rio de Janeiro. Tem como base a experiência do consumo nas ocasiões em que o pesquisado pode exercer seu poder de escolha na compra dos vinhos a serem consumidos. Essa abordagem visa identificar e compreender hábitos capazes de influenciar na escolha e consumo de vinhos, procurando identificar ocasiões, locais, motivações e freqüência de seu consumo. A pesquisa visa também conhecer associações feitas com o vinho, conhecendo as principais variáveis que influenciam no seu consumo, identificando ainda locais habituais de compra e fontes de informação relacionadas a esta bebida.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9873@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9873@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9873
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9873@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9873@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822563156590592