TEOLOGIA DA ESCUTA: PALAVRA E RITO NA EXPERIÊNCIA LITÚRGICO-CRISTÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ADEMILSON TADEU QUIRINO
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58111@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58111@2
Resumo: A presente pesquisa sobre a escuta na experiência litúrgico-cristã é um diálogo entre a ciência teológica e outras áreas das ciências humanas, perfazendo um caminho interdisciplinar. O texto foi construído a partir do binômio Palavrarito e intuído com base na celebração do culto cristão. A questão levantada como hipótese para este trabalho é: se a Escritura tem seu primado no culto cristão, por que se constatam tantos obstáculos em escutá-la e compreendê-la nas celebrações litúrgicas? E quais são as consequências disso para o processo de iniciação e amadurecimento dos cristãos, no que se refere à experiência de fé e, por conseguinte, ao seu testemunho? Indagações e inquietações como estas marcaram profundamente o percurso desta pesquisa de reflexão teológico-litúrgica e pastoral. O cenário apresentado a partir das questões elencadas revela como a Igreja do século anterior se viu provocada pelos movimentos de renovação bíblica e litúrgica, os quais desaguaram no Concílio Ecumênico Vaticano II e, particularmente, nas constituições Sacrosanctum Concilium e Dei Verbum, marcadamente por propostas teológico-pastorais. Nelas percebemos como os Padres conciliares viram a urgência de considerar a excelência da escuta e da resposta da Escritura na liturgia e na vida cristã. Portanto, a Igreja, provocada a educar-se à escuta, é incentivada a um permanente e constante processo de conversão pastoral, pois esse novo cenário requer dela novos métodos. Um deles é o processo de iniciação à Escritura e à liturgia, em vista do itinerário à vida cristã. Esse caminho tão urgente e necessário para a Igreja hoje potencializa a via possível para a pessoa chegar ao encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo. Esse encontro é vivenciado mediante uma consistente experiência de fé conduzida pelo itinerário catequético, o qual orienta e conduz o iniciante a testemunhar Cristo no seu cotidiano. Assim, a pesquisa parte da fundamentação antropológica e bíblica da escuta, com o objetivo de preparar o alicerce para a compreensão da escuta litúrgica da Escritura, à luz da Sacrosanctum Concilium, para depois trabalhar as perspectivas pastorais em vista de uma renovada expressão da escuta litúrgica da Escritura.
id PUC_RIO-1_72605894c11c6ba3936edadcdba0e3fb
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:58111
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisTEOLOGIA DA ESCUTA: PALAVRA E RITO NA EXPERIÊNCIA LITÚRGICO-CRISTÃTHEOLOGY OF LISTENING: WORD AND RITE IN THE LITURGICAL-CHRISTIAN EXPERIENCE2022-02-23LUIZ FERNANDO RIBEIRO SANTANA01645159760lattes.cnpq.br/9158821686918422LUIZ FERNANDO RIBEIRO SANTANA01645159760lattes.cnpq.br/9158821686918422LUIZ FERNANDO RIBEIRO SANTANAABIMAR OLIVEIRA DE MORAESMARIA TERESA DE FREITAS CARDOSOMARIA TERESA DE FREITAS CARDOSOLUIZ FERNANDO RIBEIRO SANTANA00979305632lattes.cnpq.br/2990916939160716ADEMILSON TADEU QUIRINOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM TEOLOGIAPUC-RioBRA presente pesquisa sobre a escuta na experiência litúrgico-cristã é um diálogo entre a ciência teológica e outras áreas das ciências humanas, perfazendo um caminho interdisciplinar. O texto foi construído a partir do binômio Palavrarito e intuído com base na celebração do culto cristão. A questão levantada como hipótese para este trabalho é: se a Escritura tem seu primado no culto cristão, por que se constatam tantos obstáculos em escutá-la e compreendê-la nas celebrações litúrgicas? E quais são as consequências disso para o processo de iniciação e amadurecimento dos cristãos, no que se refere à experiência de fé e, por conseguinte, ao seu testemunho? Indagações e inquietações como estas marcaram profundamente o percurso desta pesquisa de reflexão teológico-litúrgica e pastoral. O cenário apresentado a partir das questões elencadas revela como a Igreja do século anterior se viu provocada pelos movimentos de renovação bíblica e litúrgica, os quais desaguaram no Concílio Ecumênico Vaticano II e, particularmente, nas constituições Sacrosanctum Concilium e Dei Verbum, marcadamente por propostas teológico-pastorais. Nelas percebemos como os Padres conciliares viram a urgência de considerar a excelência da escuta e da resposta da Escritura na liturgia e na vida cristã. Portanto, a Igreja, provocada a educar-se à escuta, é incentivada a um permanente e constante processo de conversão pastoral, pois esse novo cenário requer dela novos métodos. Um deles é o processo de iniciação à Escritura e à liturgia, em vista do itinerário à vida cristã. Esse caminho tão urgente e necessário para a Igreja hoje potencializa a via possível para a pessoa chegar ao encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo. Esse encontro é vivenciado mediante uma consistente experiência de fé conduzida pelo itinerário catequético, o qual orienta e conduz o iniciante a testemunhar Cristo no seu cotidiano. Assim, a pesquisa parte da fundamentação antropológica e bíblica da escuta, com o objetivo de preparar o alicerce para a compreensão da escuta litúrgica da Escritura, à luz da Sacrosanctum Concilium, para depois trabalhar as perspectivas pastorais em vista de uma renovada expressão da escuta litúrgica da Escritura.The present research on listening in the liturgical-Christian experience is a dialogue between theological science and other areas of the human sciences, making an interdisciplinary path. The text was constructed from the binomial Spirit-Word and intituded on the basis of the celebration of Christian worship. The question raised as a hypothesis for this work is: if Scripture has its primacy in Christian worship, why are there so many obstacles in listening to it and understanding it in liturgical celebrations? And what are the consequences of this for the process of initiation and maturation of Christians, with regard to the experience of faith and, therefore, their witness? Questions and concerns such as these have deeply marked the course of this research of theological-liturgical and pastoral reflection. The scenario presented from the questions listed reveals how the Church of the previous century was provoked by the movements of biblical and liturgical renewal, which came at the Second Vatican Ecumenical Council and, particularly, in the constitutions Sacrosanctum Concilium and Dei Verbum, marked by theological-pastoral proposals. In them we perceive how the Council Fathers saw the urgency of considering the excellence of listening and the response of Scripture in the liturgy and in Christian life. Therefore, the Church, provoked to educate oneself to listen, is encouraged to a permanent and constant process of pastoral conversion, because this new scenario requires new methods from her. One of them is the process of initiation into Scripture and the liturgy, in view of the journey to Christian life. This urgent and necessary path for the Church today enhances the possible way for the person to reach a personal and community encounter with Jesus Christ. This encounter is experienced through a consistent experience of faith conducted by the catechetical itinerary, which guides and leads the beginner to witness to Christ in his daily life. Thus, the research is based on the anthropological and biblical foundation of listening, with the aim of laying the foundation for the understanding of the liturgical listening of Scripture, in the light of the Sacrosanctum Concilium, and then working on pastoral perspectives in view of a renewed expression of the liturgical listening of Scripture.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58111@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58111@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:07:21Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:58111Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-16T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv TEOLOGIA DA ESCUTA: PALAVRA E RITO NA EXPERIÊNCIA LITÚRGICO-CRISTÃ
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THEOLOGY OF LISTENING: WORD AND RITE IN THE LITURGICAL-CHRISTIAN EXPERIENCE
title TEOLOGIA DA ESCUTA: PALAVRA E RITO NA EXPERIÊNCIA LITÚRGICO-CRISTÃ
spellingShingle TEOLOGIA DA ESCUTA: PALAVRA E RITO NA EXPERIÊNCIA LITÚRGICO-CRISTÃ
ADEMILSON TADEU QUIRINO
title_short TEOLOGIA DA ESCUTA: PALAVRA E RITO NA EXPERIÊNCIA LITÚRGICO-CRISTÃ
title_full TEOLOGIA DA ESCUTA: PALAVRA E RITO NA EXPERIÊNCIA LITÚRGICO-CRISTÃ
title_fullStr TEOLOGIA DA ESCUTA: PALAVRA E RITO NA EXPERIÊNCIA LITÚRGICO-CRISTÃ
title_full_unstemmed TEOLOGIA DA ESCUTA: PALAVRA E RITO NA EXPERIÊNCIA LITÚRGICO-CRISTÃ
title_sort TEOLOGIA DA ESCUTA: PALAVRA E RITO NA EXPERIÊNCIA LITÚRGICO-CRISTÃ
author ADEMILSON TADEU QUIRINO
author_facet ADEMILSON TADEU QUIRINO
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 01645159760
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LUIZ FERNANDO RIBEIRO SANTANA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01645159760
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9158821686918422
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv LUIZ FERNANDO RIBEIRO SANTANA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9158821686918422
dc.contributor.referee1.fl_str_mv LUIZ FERNANDO RIBEIRO SANTANA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ABIMAR OLIVEIRA DE MORAES
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARIA TERESA DE FREITAS CARDOSO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MARIA TERESA DE FREITAS CARDOSO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv LUIZ FERNANDO RIBEIRO SANTANA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00979305632
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/2990916939160716
dc.contributor.author.fl_str_mv ADEMILSON TADEU QUIRINO
contributor_str_mv LUIZ FERNANDO RIBEIRO SANTANA
LUIZ FERNANDO RIBEIRO SANTANA
LUIZ FERNANDO RIBEIRO SANTANA
ABIMAR OLIVEIRA DE MORAES
MARIA TERESA DE FREITAS CARDOSO
MARIA TERESA DE FREITAS CARDOSO
LUIZ FERNANDO RIBEIRO SANTANA
description A presente pesquisa sobre a escuta na experiência litúrgico-cristã é um diálogo entre a ciência teológica e outras áreas das ciências humanas, perfazendo um caminho interdisciplinar. O texto foi construído a partir do binômio Palavrarito e intuído com base na celebração do culto cristão. A questão levantada como hipótese para este trabalho é: se a Escritura tem seu primado no culto cristão, por que se constatam tantos obstáculos em escutá-la e compreendê-la nas celebrações litúrgicas? E quais são as consequências disso para o processo de iniciação e amadurecimento dos cristãos, no que se refere à experiência de fé e, por conseguinte, ao seu testemunho? Indagações e inquietações como estas marcaram profundamente o percurso desta pesquisa de reflexão teológico-litúrgica e pastoral. O cenário apresentado a partir das questões elencadas revela como a Igreja do século anterior se viu provocada pelos movimentos de renovação bíblica e litúrgica, os quais desaguaram no Concílio Ecumênico Vaticano II e, particularmente, nas constituições Sacrosanctum Concilium e Dei Verbum, marcadamente por propostas teológico-pastorais. Nelas percebemos como os Padres conciliares viram a urgência de considerar a excelência da escuta e da resposta da Escritura na liturgia e na vida cristã. Portanto, a Igreja, provocada a educar-se à escuta, é incentivada a um permanente e constante processo de conversão pastoral, pois esse novo cenário requer dela novos métodos. Um deles é o processo de iniciação à Escritura e à liturgia, em vista do itinerário à vida cristã. Esse caminho tão urgente e necessário para a Igreja hoje potencializa a via possível para a pessoa chegar ao encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo. Esse encontro é vivenciado mediante uma consistente experiência de fé conduzida pelo itinerário catequético, o qual orienta e conduz o iniciante a testemunhar Cristo no seu cotidiano. Assim, a pesquisa parte da fundamentação antropológica e bíblica da escuta, com o objetivo de preparar o alicerce para a compreensão da escuta litúrgica da Escritura, à luz da Sacrosanctum Concilium, para depois trabalhar as perspectivas pastorais em vista de uma renovada expressão da escuta litúrgica da Escritura.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58111@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58111@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58111@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58111@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM TEOLOGIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324962891988992