[en] CHINA AND REALISM: THE SILK ROAD AS A PROJECT OF POWER CONSOLIDATION AND PROJECTION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: EDUARDO PALMA DE SEIXAS
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34054&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34054&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34054
Resumo: [pt] O vertiginoso crescimento econômico da China das últimas décadas estabeleceu o país como uma das grandes potências de primeira grandeza do sistema internacional. Mesmo com a redução do ritmo do crescimento, estima-se que a China em breve se tornará a maior economia do mundo. O registro histórico indica que a ascensão econômica da China será acompanhada por sua ascensão política e militar. Conforme a teoria do realismo ofensivo, a China buscará ampliar sua esfera de influência sobre seu entorno geográfico com o intuito de estabelecer uma hegemonia regional. Essa dissertação irá argumentar que a iniciativa One Belt, One Road (OBOR) é a principal ferramenta das autoridades em Pequim para estabelecer uma hegemonia chinesa sobre a Eurásia. Por meio do investimento em infraestrutura no grande continente, a China irá criar uma rede de transporte terrestre e marítima que garantirá ao país acesso às principais rotas comerciais e energéticas da Eurásia, reduzindo sua vulnerabilidade no que diz respeito ao escoamento de suas exportações e ao acesso às importações de matérias primas. Argumenta-se que a OBOR é uma estratégia de duas frentes, simultaneamente baseada nas teorias de poder terrestre e poder naval, conforme os ensinamentos de Halford J. Mackinder e Alfred T. Mahan, respectivamente. Por fim, a posição dos Estados Unidos - os principais defensores da manutenção da atual distribuição de poder -, e das grandes potências vizinhas à China serão analisadas, pois a contínua expansão dos interesses internacionais da China está criando atritos ainda longe de serem resolvidos, particularmente na Ásia Central, no mar da China Meridional e no mar da China Oriental.
id PUC_RIO-1_731ad881ae0f6d559528c6a62aaa5492
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:34054
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] CHINA AND REALISM: THE SILK ROAD AS A PROJECT OF POWER CONSOLIDATION AND PROJECTION[pt] CHINA E O REALISMO: A ROTA DA SEDA COMO PROJETO DE CONSOLIDAÇÃO E PROJEÇÃO DE PODER[pt] CHINA[pt] ROTA DA SEDA[pt] GEOPOLITICA[pt] ECONOMIA POLITICA INTERNACIONAL[pt] SEGURANCA[en] CHINA[en] SILK ROAD[en] GEOPOLITICS[en] INTERNATIONAL POLITICAL ECONOMY[en] SECURITY[pt] O vertiginoso crescimento econômico da China das últimas décadas estabeleceu o país como uma das grandes potências de primeira grandeza do sistema internacional. Mesmo com a redução do ritmo do crescimento, estima-se que a China em breve se tornará a maior economia do mundo. O registro histórico indica que a ascensão econômica da China será acompanhada por sua ascensão política e militar. Conforme a teoria do realismo ofensivo, a China buscará ampliar sua esfera de influência sobre seu entorno geográfico com o intuito de estabelecer uma hegemonia regional. Essa dissertação irá argumentar que a iniciativa One Belt, One Road (OBOR) é a principal ferramenta das autoridades em Pequim para estabelecer uma hegemonia chinesa sobre a Eurásia. Por meio do investimento em infraestrutura no grande continente, a China irá criar uma rede de transporte terrestre e marítima que garantirá ao país acesso às principais rotas comerciais e energéticas da Eurásia, reduzindo sua vulnerabilidade no que diz respeito ao escoamento de suas exportações e ao acesso às importações de matérias primas. Argumenta-se que a OBOR é uma estratégia de duas frentes, simultaneamente baseada nas teorias de poder terrestre e poder naval, conforme os ensinamentos de Halford J. Mackinder e Alfred T. Mahan, respectivamente. Por fim, a posição dos Estados Unidos - os principais defensores da manutenção da atual distribuição de poder -, e das grandes potências vizinhas à China serão analisadas, pois a contínua expansão dos interesses internacionais da China está criando atritos ainda longe de serem resolvidos, particularmente na Ásia Central, no mar da China Meridional e no mar da China Oriental.[en] China s breakneck economic growth in the last decades has established the country as a great power of the first rank in the international system. Even with a slowdown in the rate of growth, it is widely believed that China will soon become the largest economy in the world. History suggests that China s economic rise will be followed by its political and military rise as well. According to the theory of offensive realism, China will seek to broaden its sphere of influence as it tries to establish a regional hegemony. This dissertation will defend that the One Belt, One Road initiative (OBOR) is the main tool at Beijing s disposal for the establishment of Chinese hegemony over Eurasia. By investing in infrastructure throughout the great landmass, China will create a land and sea transport network that will guarantee the country access to Eurasia s main trade and energy routes, reducing China s vulnerability with regards to the outflow of its exports and to the inflow of raw materials. The argument here presented is that the OBOR is a two-pronged strategy, simultaneously based on the theories of land power and sea power, according to the teachings of Halford J. Mackinder and Alfred T. Mahan, respectively. Lastly, the position of the United States, the main defenders of the present-day distribution of power, and those of the great powers that neighbor China will be analyzed, given that the continued expansion of China s international interests is creating tensions still far from being resolved, particularly in Central Asia, the South China Sea and the East China Sea. MAXWELLLUIS MANUEL REBELO FERNANDESEDUARDO PALMA DE SEIXAS2018-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34054&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34054&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34054porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-29T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:34054Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-05-29T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] CHINA AND REALISM: THE SILK ROAD AS A PROJECT OF POWER CONSOLIDATION AND PROJECTION
[pt] CHINA E O REALISMO: A ROTA DA SEDA COMO PROJETO DE CONSOLIDAÇÃO E PROJEÇÃO DE PODER
title [en] CHINA AND REALISM: THE SILK ROAD AS A PROJECT OF POWER CONSOLIDATION AND PROJECTION
spellingShingle [en] CHINA AND REALISM: THE SILK ROAD AS A PROJECT OF POWER CONSOLIDATION AND PROJECTION
EDUARDO PALMA DE SEIXAS
[pt] CHINA
[pt] ROTA DA SEDA
[pt] GEOPOLITICA
[pt] ECONOMIA POLITICA INTERNACIONAL
[pt] SEGURANCA
[en] CHINA
[en] SILK ROAD
[en] GEOPOLITICS
[en] INTERNATIONAL POLITICAL ECONOMY
[en] SECURITY
title_short [en] CHINA AND REALISM: THE SILK ROAD AS A PROJECT OF POWER CONSOLIDATION AND PROJECTION
title_full [en] CHINA AND REALISM: THE SILK ROAD AS A PROJECT OF POWER CONSOLIDATION AND PROJECTION
title_fullStr [en] CHINA AND REALISM: THE SILK ROAD AS A PROJECT OF POWER CONSOLIDATION AND PROJECTION
title_full_unstemmed [en] CHINA AND REALISM: THE SILK ROAD AS A PROJECT OF POWER CONSOLIDATION AND PROJECTION
title_sort [en] CHINA AND REALISM: THE SILK ROAD AS A PROJECT OF POWER CONSOLIDATION AND PROJECTION
author EDUARDO PALMA DE SEIXAS
author_facet EDUARDO PALMA DE SEIXAS
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUIS MANUEL REBELO FERNANDES
dc.contributor.author.fl_str_mv EDUARDO PALMA DE SEIXAS
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] CHINA
[pt] ROTA DA SEDA
[pt] GEOPOLITICA
[pt] ECONOMIA POLITICA INTERNACIONAL
[pt] SEGURANCA
[en] CHINA
[en] SILK ROAD
[en] GEOPOLITICS
[en] INTERNATIONAL POLITICAL ECONOMY
[en] SECURITY
topic [pt] CHINA
[pt] ROTA DA SEDA
[pt] GEOPOLITICA
[pt] ECONOMIA POLITICA INTERNACIONAL
[pt] SEGURANCA
[en] CHINA
[en] SILK ROAD
[en] GEOPOLITICS
[en] INTERNATIONAL POLITICAL ECONOMY
[en] SECURITY
description [pt] O vertiginoso crescimento econômico da China das últimas décadas estabeleceu o país como uma das grandes potências de primeira grandeza do sistema internacional. Mesmo com a redução do ritmo do crescimento, estima-se que a China em breve se tornará a maior economia do mundo. O registro histórico indica que a ascensão econômica da China será acompanhada por sua ascensão política e militar. Conforme a teoria do realismo ofensivo, a China buscará ampliar sua esfera de influência sobre seu entorno geográfico com o intuito de estabelecer uma hegemonia regional. Essa dissertação irá argumentar que a iniciativa One Belt, One Road (OBOR) é a principal ferramenta das autoridades em Pequim para estabelecer uma hegemonia chinesa sobre a Eurásia. Por meio do investimento em infraestrutura no grande continente, a China irá criar uma rede de transporte terrestre e marítima que garantirá ao país acesso às principais rotas comerciais e energéticas da Eurásia, reduzindo sua vulnerabilidade no que diz respeito ao escoamento de suas exportações e ao acesso às importações de matérias primas. Argumenta-se que a OBOR é uma estratégia de duas frentes, simultaneamente baseada nas teorias de poder terrestre e poder naval, conforme os ensinamentos de Halford J. Mackinder e Alfred T. Mahan, respectivamente. Por fim, a posição dos Estados Unidos - os principais defensores da manutenção da atual distribuição de poder -, e das grandes potências vizinhas à China serão analisadas, pois a contínua expansão dos interesses internacionais da China está criando atritos ainda longe de serem resolvidos, particularmente na Ásia Central, no mar da China Meridional e no mar da China Oriental.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34054&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34054&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34054
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34054&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34054&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1821790158953906176