ONTOLOGIES USE IN B2C DOMAIN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANCISCO JOSE ZAMITH GUIMARAES
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
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Resumo: A principal dificuldade dentro do domínio B2C está em aumentar a utilidade da WWW para o comércio eletrônico através da melhoria das possibilidades oferecidas ao consumidor. Apesar de a WWW permitir ao comprador ter acesso a uma grande quantidade de informação, obter a informação do fornecedor certo que venda o produto desejado a um preço razoável, pode ser uma tarefa muito custosa. Uma das formas de melhorar essa situação é através do uso de agentes inteligentes de busca de informação, isto é, agentes de compra, que auxiliam os compradores a encontrar produtos de seu interesse. Para que isso ocorra esbarra-se em uma dificuldade inerente à própria WWW: a mistura da linguagem natural, imagens e informação de layout de HTML são uma das maiores barreiras para a automatização do comércio eletrônico, pois a semântica da informação é somente compreensível por seres humanos. Desta forma espera- se conseguir agentes de compra mais eficientes quando associados ao uso de ontologias, e lojas virtuais que tenham anotações especiais que sigam uma ontologia. Nessa dissertação fazemos um estudo sobre as principais tecnologias envolvidas no desenvolvimento de ontologias em Ciência da Computação. Fazemos também um estudo de caso sobre a aplicação de ontologias dentro do domínio de B2C, visando assim avaliar o potencial e as dificuldades existentes para o desenvolvimento desse tipo de aplicação.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisONTOLOGIES USE IN B2C DOMAIN UTILIZAÇÃO DE ONTOLOGIAS NO DOMÍNIO B2C 2002-12-19CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA04169212720lattes.cnpq.br/2491891766759477CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA04169212720lattes.cnpq.br/2491891766759477SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSAARNDT VON STAACARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENACARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENAHUGO FUKS05145843780FRANCISCO JOSE ZAMITH GUIMARAESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM INFORMÁTICAPUC-RioBRA principal dificuldade dentro do domínio B2C está em aumentar a utilidade da WWW para o comércio eletrônico através da melhoria das possibilidades oferecidas ao consumidor. Apesar de a WWW permitir ao comprador ter acesso a uma grande quantidade de informação, obter a informação do fornecedor certo que venda o produto desejado a um preço razoável, pode ser uma tarefa muito custosa. Uma das formas de melhorar essa situação é através do uso de agentes inteligentes de busca de informação, isto é, agentes de compra, que auxiliam os compradores a encontrar produtos de seu interesse. Para que isso ocorra esbarra-se em uma dificuldade inerente à própria WWW: a mistura da linguagem natural, imagens e informação de layout de HTML são uma das maiores barreiras para a automatização do comércio eletrônico, pois a semântica da informação é somente compreensível por seres humanos. Desta forma espera- se conseguir agentes de compra mais eficientes quando associados ao uso de ontologias, e lojas virtuais que tenham anotações especiais que sigam uma ontologia. Nessa dissertação fazemos um estudo sobre as principais tecnologias envolvidas no desenvolvimento de ontologias em Ciência da Computação. Fazemos também um estudo de caso sobre a aplicação de ontologias dentro do domínio de B2C, visando assim avaliar o potencial e as dificuldades existentes para o desenvolvimento desse tipo de aplicação.The main difficulty associated with the B2C domain is increasing the usefulness of WWW for the electronic trade through the improvement of the services provided to the consumer. Even though the WWW allows the buyer to have access to a great amount of information, to obtain the information from the right supplier that sells the desired product by a reasonable price can be a very expensive task. One of the ways of improving the web functionality is through the use of intelligent agents for search of information, that is, the introduction of purchase agents that aid the buyers to find products of their interest. For that to happen we need to overcome an inherent difficulty of the WWW: the mixture of natural language, images and layout information in HTML is one of the greatest barriers for the automation of the electronic trade, because the semantics of the information is only comprehensible for human beings. To solve this problem we hope to produce more efficient purchase agents by associating them to the use of ontologies, and virtual stores that have special annotations that follow ontologies. In the present dissertation we make a study of the main technologies related to ontologies development in computer science. We also develop a case study about the ontologies application to the B2C domain, seeking in this way to evaluate potential and existing difficulties for the development of this type of application.CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3897@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3897@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:37:15Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:3897Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-02-15T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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